-
Posted By admin
-
-
Comments 0
O Santo Sudário se encontra na Catedral de Turim e está aberto a visitação. Ele não fica completamente exposto ao público, por se tratar de um tecido muito antigo e sensível. Mas você pode ter contato com o seu relicário, um espaço de prece, além de um museu dedicado apenas a ele. É uma visita que vale muito a pena.
Foto: zm_photo stock.adobe.com
O Santo Sudário é um tecido de 4,41m X 1,13m, que contém uma dupla imagem unida desde a cabeça, do corpo de um homem morto após sofrer torturas após a crucificação. Segundo a tradição, se trata do sudário citado nos evangelhos, que cobriu o corpo de Jesus no seu sepultamento.
Os primeiros testemunhos seguros sobre a sua origem são do século XIV, quando o cavaleiro Geoffroy de Charny depositou o sudário na igreja por ele fundada em 1353, em Lirey, França. Durante a Guerra dos Cem Anos, Marguerite de Charny a levou em sua peregrinação pela Europa, até que os Duques de Saboya, em Chambéry, a acolheram. Eles se tornaram proprietários do Santo Sudário em 1453 e a conservaram na Saint-Chapele Du Saint-Suarie. Mas no dia 4 de dezembro de 1532 houve um incêndio nesta capela, provocando grandes estragos, inclusive no Santo Sudário. As Monjas Clarissas, da cidade, o repararam e em 1578 ela foi enviada a Turim por Manuel Filiberto. A idéia era presenteá-la a Carlo Borromeo, Arcebispo de Milão, e desde então ela se encontra em Turim.
Hoje ele se conserva em posição estendida e horizontal num relicário hermético, na Catedral de Turim. Esse relicário, sem ar e com a presença de gás inerte, foi concebido com tecnologia de ponta do setor aeroespacial, para melhor conservação do tecido. E a superfície superior está também constituída por um vidro com várias lâminas.
Foto: Paolo Gallo stock.adobe.com
O relicário está protegido por um sarcófago com várias “capas”, o que proporciona uma importante resistência mecânica e uma extra proteção em caso de incêndios.
No subsolo da Catedral de Torino se encontra o museu do Santo Sudário, onde você pode visitar objetos, livros, documentos, estampas e pinturas e toda a história do Santo Sudário desde a sua existência até hoje. A visita à catedral é gratuita, mas existe um custo caso você queira visitar o museu.
Quando fui para Turim, eu comprei um cartão de turismo válido por 3 dias. Ele também me dava direito a entrar em TODOS os museus da cidade + usar o transporte público por um preço único. Sinceramente, esse foi o melhor custo benefício da viagem! Eu fiz uma mega maratona de museus e gastei quase nada, incluindo esse museu da catedral.
A entrada de cada museu custa por volta de 10 euros. Esse cartão te dá a opção de 2 ou 3 dias inteiros de visitas aos museus da cidade, de forma ilimitada. Ele é de fácil uso e o preço é muito econômico. É uma super dica pra você aproveitar o máximo da cidade, pagando o mínimo.
www.sindone.it
Horário de abertura: diariamente 09h às 12h e das 15h às 19h+39 011 4365832Via San Domenico, 28