-
Posted By admin
-
-
Comments 0
A Holanda é definitivamente um país que merece nossa atenção especial. Eu acabei vindo morar aqui sem nunca nem ter pisado no país antes e confesso que fui logo pega de surpresa por tudo o que fui encontrando. E uma das recentes boas surpresas que tive, foi conhecer o Museu Kröller-Müller. Eu ouso chamá-lo da versão Inhotim Holandesa, de tão encantada que fiquei com ele.
Esse museu fica escondido numa reserva natural a aproximadamente 1 hora de Rotterdam ou Amsterdã. Possui um dos maiores jardins de escultura da Europa. Sem falar que ele também abriga a segunda maior coleção de obras de Van Gogh no mundo. Só isso já deu pra te convencer que vale a pena a visita, né?
Chegar no Kröller-Müller não é muito simples. Você até consegue ir de transporte público, mas é demorado e dá muito trabalho. A forma mais simples, nesse caso, é pegar o ônibus 108 da estação NS de Alpeldoorn ou Ede-Wageningen. O o ônibus 105, em direção a Berneveld, desde a estação de trem de Arnhem. Para ambas as rotas, você precisa parar em Otterlo e pegar o ônibus 106 para o museu.
Caso você vá de carro, é bem mais simples. Das estradas A1, A50 e A12, basta seguir as placas para o Parque Hoge Veluwe / Kröller-Müller. O museu pode ser acessado por três entradas: Otterlo, Hoenderloo e Schaarsbergen. A entrada por Otterlo costuma ser a mais cheia. Eu fui de carro e, confesso, vale a pena alugar um carro para fazer esse passeio.
Chegando no Kröller-Müller, você já vai se impressionar com o tamanho dele. Você tem a opção de estacionar o seu carro na entrada principal e ir à pé ou de bike pelo parque ou, então, deixar o carro mais próximo à entrada do museu. Eu deixei o carro mais afastada e como o dia estava bonito, fui caminhando. A caminhada é tranquila e bonita, por entre as árvores e dura cerca de uns 20 minutos. Como o sol na Holanda quase nunca é escaldante, esse trajeto é bem tranquilo. Mas você pode também optar por alugar bicicletas e fazer esse trajeto. O bom de alugar bicicleta é que você pode ficar com ela durante o dia e aproveitar o parque, além do museu.
O museu em si não é tão grande, mas a área ao redor é. O jardim é lindo, cheio de esculturas entre a natureza. Algo que faz a caminhada ser deliciosa. Eles possuem também um restaurante em um dos jardins, então compensa almoçar por lá. Eu diria que é um programa de um dia todo, principalmente se o dia tiver ensolarado e bonito. O próprio restaurante oferece uma espécie de toalha impermeável para você forrar no gramado e fazer picnic. Não é demais?
Dentro do museu você verá a coleção permanente, que conta com o segundo maior acervo de Van Gogh do mundo. Suas obras vão desde o início da sua carreira até a sua morte.
É bem interessante para se ter uma ideia da trajetória do pintor e como sua arte foi evoluindo. Eles também possuem obras de outros artistas famosos holandeses, além de contar com exposições temporárias.
Programe-se com tempo e faça esse passei caso estiver de passagem pela Holanda e for apreciador de arte e natureza.
Horário de funcionamento:De terça a domingo e feriados, das 10h às 17hPara aqueles que curtem tranquilidade, sexta costuma ser o melhor dia.
Fechado às segundas-feiras e 01 de janeiro.