-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Minha experiência com a ONG All Hands & Hearts inaugurou a coluna Viagens de Impacto no Eu Ando Pelo Mundo. Nesta coluna, falaremos sobre um turismo novo, que deixa um impacto positivo nas cidades, nas comunidades locais e nos ecossistemas ao redor do mundo.
Estamos falando do turismo sustentável. Mas afinal, o que é isso? Quais os diferenciais de uma viagem como esta? Como gerar impacto local positivo ao viajar?
Comecemos pelo básico: desejamos intensamente viver experiências enriquecedoras, não é mesmo? Seja lendo um livro que nos envolva, conversando com pessoas interessantes que nos façam perder a noção do tempo, ou viajando e conhecendo as particularidades da cultura de um local de uma forma única e especial.
Aproximar o viajante a experiências autênticas e locais, longe das atrações turísticas massivas e providenciando oportunidades de balanço social é o que definimos por turismo sustentável. E esta é uma tendência no universo do turismo atualmente. Tanto que há várias empresas apostando nesta nova forma de aliar o turismo à experiência de impacto local, e aqui listamos 6 empresas que estão fazendo a diferença no mundo do turismo.
A Medji Tours (veja o TED talk dele aqui) é talvez uma das primeiras empresas a explorar esse segmento de turismo diferente, com bastante seriedade. Seus tours são diferenciados e fortalecem as comunidades de interesse, oferecendo experiências completas de imersão intercultural e reflexão social. Seus tours incluem trajetos entre Israel e Palestina, tours sobre o judaísmo na Macedônia, tours de paz em países com conflitos passados, entre outros. Saiba mais aqui.
Uma das primeiras pilotos da Força Aérea Israelense e engenheira de ciência da computação, Michal Alter uniu suas paixões por tecnologia e desenvolvimento social e fundou a plataforma de viagens de impacto social Visit.Org. Você escolhe o tour por categoria de causa social e voilá, hora de transformar o mundo!
A Volunteer Vacations foi idealizada pela Mariana Serra (Forbes 30 abaixo de 30) em 2016. A empresa realiza uma curadoria de ONGs pelo mundo, fechando parcerias para voluntariado em viagens de férias. Com projetos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, você agenda sua semana e contribui para um mundo melhor. Mais informações pelo link Volunteer Vacations.
Um grupo de quatro jovens empreendedores-viajantes-loucos por tecnologia uniram suas experiências e expertises e fundaram o LokalTravel. A proposta deles é oferecer aventuras de imersão com cultura e consciência local com doses de adrenalina e muito aprendizado.
Com o lema viagens que transformam, o Vivejar mostra a essência do brasileiro em suas viagens. Os roteiros priorizam os protagonistas locais, que participam e dão as diretrizes do turismo diferente e inovador em seus ambientes. Vale do Jequitinhonha e Amazônia são apenas algumas das opções oferecidas.
Uma publicação compartilhada por Vivejar (@vivejarexperiencias) em 19 de Set, 2017 às 2:28 PDT
Viare Travel tem o objetivo de empoderar residentes por meio de um turismo diferente e responsável. São oferecidos tours em locais inesperados e viagens personalizadas para aproximar o turista à realidade brasileira, com todas as suas belezas inexploradas.
Esses são somente alguns exemplos de como é possível aliar turismo ao desenvolvimento social. Se você curtiu ou já teve uma experiência de turismo diferente, deixe um comentário por aqui!
[fdp_sc]