-
Posted By admin
-
-
Comments 0
e você vai passear em Barcelona, uma das visitas mais interessantes é passear pela Sagrada Família Barcelona. A Basílica da Sagrada Família Barcelona é um dos edifícios mais importantes da cidade. Obra do arquiteto Antonio Gaudí, a Igreja Sagrada Família Barcelona é o grande triunfo do arquiteto, prevista para ser finalizada em 2026. Falta pouco, se pensarmos que a obra começou em 1882.
Mesmo que a sua visita em Barcelona seja curtinha, vale a pena incluir algumas horas para visitar o interior da Sagada Família Barcelona e seu magnífico projeto externo.
Imagem: Thiago Martinho
A história da Sagrada Família Barcelona
A Basílica da Sagrada Família Barcelona começou a ser construída em 1882, com um projeto bem diferente do atual. Em 1883, o projeto foi parar nas mãos de Gaudí, que alterou toda a concepção do projeto transformando-o em uma obra completamente inovadora e suntuosa.
Gaudí dedicou 40 anos da sua vida para a obra, porém ele morreu antes de ver o projeto finalizado, em 1926. Dez anos mais tarde a obra foi paralisada em função da Guerra Civil Espanhola, e só foi retomada em 1944, com muitos problemas. Isso porque boa parte dos croquis da Sagrada Família Barcelona projetados por Gaudí foram destruídos durante a guerra. O projeto se retomou com financiamento privado e está a poucos anos de ser concluído.
Imagem: Thiago Martinho
Como é a visita na Sagrada Família Barcelona?
Bom, para começar a sua visita na Sagrada Família Barcelona é importante comprar o ingresso com antecedência. Assim você evita a fila para comprar ingresso na bilheteria, que dependendo da época pode ser enorme.
Como a Sagrada Família Barcelona é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, está sempre cheio de gente. Mas o interior da igreja Sagrada Família é bastante amplo, ou seja, não fica aquela muvuca. Por dentro, a Sagrada Família Barcelona é tão imponente como por fora.
Já na entrada você se depara com os inúmeros detalhes, como por exemplo, os vitrais maravilhosos e as colunas que imitam troncos de árvores. É uma adoração à natureza. As cores marcantes, tão características de Gaudí, deixam o ambiente cheio de vida. Aliás, é à vida que Gaudí brinda com a Sagrada Família Barcelona, portanto, os detalhes que imitam frutas, plantas, folhas não são coincidência.
Pontos fortes do interior da Sagrada Família Barcelona
Ao entrar na Sagrada Família Barcelona, olhe para o alto. Você verá uma difusão de cores e formas que irão te deixar completamente embasbacado. Observe a textura das paredes, que imita de alguma forma a natureza.
Imagem: Thiago Martinho
Imagem: Thiago Martinho
Imagem: Thiago Martinho
Imagem: Thiago Martinho
A planta da Sagrada Família Barcelona tem a forma de uma cruz latina, com cinco naves centrais e três naves secundárias gigantescas. Ela abre para sete capelas e duas escadas espirais que levam ao coro. Quando pronta, a Sagrada Família Barcelona contará com 36 colunas entre 11m e 22m de altura. A nave central, 45m de altura e a parte mais alta da igreja terá 60 metros de altura. Ao total, há espaço para 14.000 pessoas na Sagrada Família Barcelona.
O exterior da Sagrada Família Barcelona
Do lado de fora, é possível passar horas observando os detalhes e ainda assim, vai faltar tempo. Recomendo que você dê a volta na igreja por fora, para observar todas as referências religiosas e arquitetônicas no exterior do edifício.
São três fachadas exteriores, a fachada da natividade, a fachada da paixão e a fachada da Glória. A primeira simboliza o nascimento de Jesus Cristo. É a única fachada que foi praticamente finalizada antes da morte de Gaudí. É a fachada mais decorada e ornamentada, com vários símbolos e representações religiosas.
Imagem: Thiago Martinho
A segunda, dedicada à Paixão de Cristo, revela os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Trata-se de uma fachada escura, com muita sombra e pouca decoração, que remonta à crueldade do sacrifício, segundo o arquiteto.
Imagem: Thiago Martinho
A terceira é a fachada da Glória, a maior e mais importante das três fachadas da Sagrada Família Barcelona. Representa a ascensão de Cristo. Há imagens que simbolizam a Morte, Julgamento Final e Ascensão, assim como o Inferno. É a fachada mais moderna, cujos trabalhos começaram em 2002.
Imagem: Thiago Martinho