-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Buscando um roteiro perfeito de 3 dias em Roma? Encontrou! Roma é uma cidade única no mundo. É muita história, uma mistura de cores, edifícios antigos, monumentos espetaculares e sabores típicos que serão encontrados somente ali.
Sabendo que tem tantas opções incríveis para fazer na cidade, montamos este roteiro de 3 dias em Roma passando pelo essencial. Este é o roteiro ideal para a primeira vez em Roma, onde você vai ver o mais importante da cidade! Então vem comigo conhecer esse roteiro de 3 dias em Roma para aproveitar o melhor da cidade. 🙂
Leia também: Rota de outono na Europa: Quinze dias na Espanha e Itália
Mapa da Rota
Para facilitar, aqui eu criei um mapa com todos os pontos turísticos da nossa rota de 3 dias em Roma. Recomendo vestir roupas e calçados confortáveis para caminhar bastante e use o transporte público para chegar até o ponto inicial de cada dia.
No primeiro dia do seu roteiro de 3 dias em Roma, visite a Roma Imperial e finalize com um descanso merecido no bairro Trastevere.
Roma Imperial são as ruínas de onde tudo começou. Aqui você vai reviver as aulas de história do colégio e entender melhor a potência do império romano. Trata-se do Coliseu, Fórum Romano, monte Palatino, Colina Capitolina e algumas outras coisinhas nas proximidades do bairro. Dá pra fazer tudo isso numa manhã longa, se começar a visita cedinho. Pela tarde, almoce em Trastevere e desfrute de uma tarde típica romana.
1. Coliseu
Chegando de metrô, a parada mais próxima é o “Colosseo“. Ele te deixa exatamente em frente ao Coliseu, onde você pode começar o seu passeio bem cedo. Recomendo chegar na hora de abertura, às 8h30 da manhã. As filas para visitá-lo costumam ser grandes mesmo nesta hora. Uma forma de evitá-las é comprando o seu ingresso antecipado.
Aqui vai um post completo com dicas essenciais para visitar o Coliseu.
Depois, faça a visita ao Fórum Romano e ao monte Palatino. A entrada desses monumentos são conjuntas e você pode circular entre eles.
Perto do Fórum está a Colina Capitolina (ou Monte Capitolino), que você pode ir após as visitas. Na Piazza del Campidoglio está a famosa estátua de Rômulo e Remo sendo amamentados pela loba Luperca.
Essa estátua é a representação da lenda do surgimento de Roma. Diz a lenda que Rômulo e Remo foram adotados por essa loba que os encontrou na beira do rio Tibre. Rômulo foi o que fundou Roma e acabou se tornando o seu primeiro rei, após matar o seu irmão Remo.
Estátua de Rômulo e Remo em Roma. Imagem: Jramosmi | Istock
4. Santa Maria in Cosmedin
Ali próximo à praça, descendo as suas escadas, indo pela Via del Teatro Marcello à esquerda, você chegará à igreja de Santa Maria in Cosmedin. Dentro dessa igreja está a Boca da Verdade. Reza a lenda que ela é capaz de identificar mentiras e morder a mão dos mentirosos. Talvez tenha alguma fila ali, mas é uma visita interessante.
5. Bairro Trastevere
Depois de visitar a Roma Imperial, continue o primeiro dia da sua viagem até o bairro Trastevere. Este é um dos bairros mais gostosos de Roma. Bem característico romano, com suas lindas casas e prédios cor de barro, com floreiras nas janelas. Caminhar por esse bairro num dia de sol é simplesmente delicioso. Ele fica próximo ao Coliseu e ao Fórum, mas para chegar ali você precisa caminhar um pouquinho, cruzando o Rio Tibre.
Trastevere pede um pouco de tempo para caminhar e se perder por suas ruelas. Ali têm restaurantes muito bons, então é uma boa pedida para um almoço. Estando em Roma, não deixe de provar uma pasta à carbonara ou amatriciana, as típicas de Roma.
Nossa recomendação é o restaurante Taverna Trilussa, um típico restaurante italiano, com uma área externa ideal para dias de bonitos e com uma massa maravilhosa. Daquelas de pedir bis. Peça o vinho da casa, você vai economizar e não se arrependerá!
Restaurante Taverna TrilussaVia Politeama, 23+39 06 581 8918
Funcionamento: segunda à sábado das 6h às 24h
Depois do almoço, uma boa pedida é também tomar um sorvete na praça da Basílica de Santa Maria in Trastevere. Hora de se deliciar com os sorvetes artesanais maravilhosos que só os italianos sabem fazer!
Recomendo passar a tarde descansando neste bairro e recuperando as energias para o dia seguinte que será bem cansativo!
Dia 2: Praças e Monumentos Históricos | Roteiro de 3 dias em Roma
No nosso roteiro de 3 dias em Roma, recomendamos aproveitar este dia para caminhar entre as praças e monumentos famosos de Roma. Você pode fazer tudo a pé, mas é bom vestir calçados bem confortáveis!
Você vai conhecer a Piazza Venezia, Piazza Navona, Fontana di Trevi, Panteão, Campo dei Fiori, Piazza di Spagna e Piazza del Popolo. Para ver tudo, comece o dia cedinho novamente!
6. Piazza Venezia
Comece o dia pela Piazza Venezia, cedinho. Nela está o Palácio Veneza, que foi o primeiro edifício construído em estilo renascentista em Roma, e já serviu de palácio papal entre os anos de 1564 e 1797. Ali também era onde Mussolini fazia seus discursos desde uma de suas varandas. Hoje funciona como Museu com um lindo acervo de cerâmicas, tapeçarias e estátuas do começo da era Cristã até o Renascimento.
Piazza Venezia em Roma
Ali também está o Monumento Nazionale Vittorio Emanuele II, que foi inaugurado em 1911 para homenagear o primeiro rei da Itália depois da unificação. Faça infinitas fotos deste lugar e siga a caminhada!
7. Campo dei Fiori
O Campo dei Fiori não é apenas uma praça com feirinha de flores e artesanato. Além de ter inúmeros restaurantes e vendas de produtos típicos italianos ao redor, como o limoncello (o licor de limão siciliano), ela carrega também muita história.
Foi construída em 1456 por ordem do Papa Calixto III, num local onde havia um campo de flores, por isso o seu nome. Depois veio a construção de vários edifícios importantes, transformando o local num espaço muito próspero, com diversas oficinas artesanais e albergues. Ali também havia um mercado de cavalos duas vezes por semana.
Não podemos esquecer que apesar de tudo, o Campo dei Fiori também foi palco de execuções públicas e a imponente estátua de Giordano Bruno está no local justamente para nos lembrar disso. Giordano Bruno, um importante filósofo, foi queimado nesta praça no ano de 1600, acusado de heresia. Em 1889 este monumento foi construído em sua homenagem. É um marco na sua viagem de 3 dias em Roma.
Hoje em dia o Campo dei Fiori é um local muito tradicional e popular em Roma. Desde 1869, todas as manhãs, de Segunda a Sábado, um mercado é montado no centro da praça, onde é vendido de tudo: alimentos, produtos variados e flores, muitas flores. Inclusive eu achava que o nome era proveniente daí, antes de saber da verdadeira história do local.
À noite é um local muito agradável para passear e jantar, pois conta com diversos restaurantes típicos deliciosos.
A Piazza Navona é uma das praças mais bonitas de Roma, na minha opinião. Ela possui um estilo barroco e ocupa o lugar onde antes situava o estádio de Domiciano no ano 86, onde os romanos assistiam aos jogos atléticos gregos, com capacidade para aproximadamente 30.000 pessoas.
Piazza Navona em Roma. Imagem: Givaga | Istock
A sua atração atual são as três lindas fontes que estão no centro da praça e que vale tirar um tempo para apreciação. São elas:
- a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), construída por Bernini em 1651, representando os quatro rios mais importantes da época: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata;
- A Fontana del Moro, criada por Giacomo della Porta e finalizada por Bernini. Antigamente conhecida por Fonte do Caracol;
- Fontana del Nettuno, também criada por Giacomo della Porta e finalizada em 1873 por Zappalà e Della Bitta.
9. Panteão
Ali perto Piazza Navona está o Panteão, uma obra prima da arquitetura romana e um dos edifícios mais bem conservados da Roma antiga.
Sua construção data dos tempos de Adriano, no ano 126 d.C. No século VII ele foi doado ao Papa Bonifácio IV, que o transformou numa igreja e essa é uma das razões pelas quais ele se mantém tão bem conservado.
Dentro do Panteão estão diversas obras de arte, além das tumbas de vários reis da Itália. Também ali está a tumba de Rafael, o famoso pintor e arquiteto renascentista italiano.
10. Fontana di Trevi
Outra fonte que eu amo de paixão é a Fontana di Trevi. Você está ali, andando por aquelas ruelinhas antigas, quando, de repente, vira a esquina e dá de cara com essa coisa magnífica que é a Fontana di Trevi. Sem dúvida um dos pontos mais famosos do seu roteiro de 3 dias em Roma.
Ela é a maior e mais bonita fonte de Roma, com 26 metros de altura e 20 de largura. O nome trevi deriva de Tre Vie (três vias), uma vez que ela era o ponto de encontro de três ruas.
A primeira vez que fui à Fontana di Trevi estava com um amigo romano que me contou da lenda das moedas, tão famosa ali. Essa lenda surgiu com o filme “A Fonte dos Desejos”, de 1954 e diz que se você jogar uma moeda na fonte, você voltará à Roma. Se jogar duas moedas, você encontrará o amor num italiano ou italiana. E se jogar três moedas, você se casará com esse amor. Mas não é de qualquer jeito que essas moedas devem ser jogadas não! Para que funcione, você deverá jogá-las com a mão direita e sobre o ombro esquerdo. Não custa nada tentar a sorte, né?
11. Piazza di Spagna
Quando você chegar à Piazza di Spagna , vai sentir como se já tivesse visto esse lugar antes. E certamente você já a terá visto em algum filme, pois ela foi cenário de inúmeros filmes famosos. Ela é uma das praças mais conhecidas de Roma e seu nome foi devido à localização da Embaixada da Espanha ali, no início do século XVII. É um lugar mágico para a sua rota de 3 dias em Roma.
A sua localização é excelente, está entre a Via dei Condotti, uma rua famosa para fazer compras, a Via Frattina e Via del Babuino, onde você encontrará vários palácios dos séculos XVII e XVIII.
Sente na escadaria, tome um sorvete com calma e observe o movimento dessa linda praça romana!
12. Piazza del Popolo
Saindo da Piazza di Spagna, seguindo pela Via Del Babuíno, você chegará na Piazza del Popolo, uma praça também muito especial do seu roteiro em Roma. Ali era uma das entradas da cidade nos tempos de Império Romano. Lá se encontra o Obelisco Flamínio, um obelisco de 24 metros de altura que antes pertencia ao Circo Maximo desde o ano 10 a.C. e que foi transladado à praça em 1589.
A Piazza del Popolo é também conhecida por abrigar a Igreja de Santa Maria del Popolo, onde se pode ver duas lindas obras de Caravaggio e algumas obras renascentistas.
Subindo as escadarias a leste da praça, você pode ir até os Jardins de Pincio e admirar uma bela vista do alto da Piazza del Popolo e de Roma.
Dia 3: Vaticano |Roteiro de 3 dias em Roma
Finalize o seu Roteiro de 3 dias em Roma visitando os espetaculares Vaticano e o Castelo de Sant’Angelo.
13. Vaticano
Para quem não sabe, o Vaticano está dentro de Roma, mas não faz parte da cidade. O Vaticano é um pais próprio, acredite se quiser. E é um local que merece ser visitado, uma vez que você está em Roma.
Vista do Vaticano
O meu alerta é: evite ir aos domingos, pois o Museu Vaticano é fechado (com excessão do último domingo de cada mês). Se cair no domingo, troque pelo dia anterior! 🙂
Acorde cedo novamente, pegue o metrô até a parada “Ottaviano” e ao sair da estação siga a rua com o mesmo nome, que te levará à estonteante Praça São Pedro.
Ali adiante você verá a Basílica que é de tirar o fôlego. Esse é o templo mais importante para o catolicismo e dali de dentro você pode subir as suas escadarias e admirar a cidade desde o alto de seus 136 metros de altura.
Ao descer da cúpula, você pode sair novamente na Praça São Pedro e seguir as indicações até os Museu Vaticano. Ali é um local que você poderia estar horas e até dias. E ao final é onde se encontra a famosa obra-prima de Michelangelo: a Capela Sistina.
Se você quer aproveitar bem o Vaticano, recomendo que tire um dia inteiro só para ele. Você irá caminhar muito e ver muita, mas muita coisa nos museus.
Ingressos para o Vaticano
Novamente, recomendo a compra da entrada de forma antecipada, pois você pode correr o risco de pegar muitas filas ou até mesmo de não encontrar ingresso no momento em que estiver lá. Os ingressos são por hora marcada, então você consegue se programar para ver o restante do Vaticano.
Também há a opção de conhecer os jardins do Vaticano, que vale muito a pena se você estiver com tempo sobrando. Só fique atento, pois são ingressos diferentes.
14. Castelo de Sant’Angelo
Terminada a visita no Museu Vaticano, você pode seguir pela Via della Conciliazione e por esta rua você irá chegar ao Castelo de Sant’Angelo e à ponte que possui o mesmo nome. Essa é, sem dúvida, uma das pontes mais bonitas de Roma. E o castelo também pode ser visitado!
Castelo de Sant’Angelo em Roma. Imagem: alxpin | Istock
Onde se hospedar em Roma?
O local mais econômico e central para se hospedar na sua rota de 3 dias em Roma é no entorno da Estação de trens Termini. Ali existem vários Hotéis e Airbnbs com preço mais em conta, ou seja, é uma região bem comunicada por transportes público.
Mas é bom saber que esta não é uma zona muito bonita, segura ou charmosa… Se você vai ficar ali, é importante estar atento quando caminhar pelas ruas, principalmente à noite. Não se trata de uma zona violenta, mas por ter muita concentração de gente e, principalmente, de turistas, requer uma atenção mais redobrada.
O Vaticano também é bem localizado e oferece algumas boas opções de hospedagem, como o Alloggio Quiriti.
Mas o meu lugar preferido mesmo para um roteiro de 3 dias em Roma é o bairro Trastevere. Apesar de não ter metrô perto, este bairro tem várias linhas de ônibus conectando. Além disso, ele está bem cêntrico e dali você pode fazer quase tudo à pé.
Aqui eu fiz um post completo com os melhores hotéis para se hospedar em Trastevere.
Hotel YHR Suite 51. Imagem: Divulgação
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: vwalakte