-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Hoje vou falar sobre um pedacinho do céu na Espanha, a região das Astúrias e as cidades de Gijón e Oviedo. São duas cidades encantadoras e completamente fora da rota na Espanha. Eu conheci há algum tempo e quero voltar em breve para contemplar a natureza, a história e a cultura: três características apaixonantes que você vai conhecer agora neste post!
Antes, vou começar com um pouco de história! O Reino das Astúrias tem seu início no século VIII, época de resistência ao poder dos Mouros que tinham se estabelecido na região. Protegidos por uma imponente cadeia montanhosa, os cristãos que escaparam refugiaram-se naquele pequeno território do norte da península, dando origem ao Reino. Do Reino das Astúrias surgiram três entidades políticas diferenciadas: Os reinos de Leão, Castela e Portugal.
O território do Principado ficou constituído pela comarca de Astúrias de Oviedo. Em 1983, a Província de Oviedo foi renomeada para Província das Astúrias, tornando-se a única província da Comunidade Autónoma do Principado das Astúrias. A bandeira e o brasão do atual Principado das Astúrias inclui a imagem da Cruz da Vitória.
Existem muitos vestígios de arte pré-românicos e por isso foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Fica no norte da Espanha, pertinho da região da Galícia e de Portugal. Uma rota interessante pode ser Portugal, passando pelo Porto e Lisboa e Astúrias, principalmente as cidades de Oviedo e Gijón, tema de hoje aqui neste post! Sem dúvida será uma viagem inesquecível!
O Aeroporto de Astúrias (OVD) está localizado a 47 quilômetros de Oviedo. De lá saem vôos para várias cidades espanholas e cidades europeias, como Porto, por exemplo. O trajeto entre o centro de Oviedo e o aerporto é feito por uma linha de ônibus que sai a cada hora (entre 7h e 23h). A região também está bem conectada por trens e ônibus que fazem a rota entre as principais cidades espanholas e os povoados asturianos.
A bebida típica das Astúrias é a Sidra, feita de maçã. Eles tem um modo muito peculiar de servir a Sidra: quanto mais distante do copo mais ar recebe e dizem que fica mais saborosa. Anualmente acontecem concursos e festivais onde celebram e fazem degustações da bebida e comidas típicas da região.
A região das Astúrias possui também festas o ano inteiro! São festas religiosas, folclóricas, de colheitas, de mudança de estação, de esportes, todas muito animadas e regadas a Sidra! Nós tivemos a sorte de chegar na época da festa da maçã, onde conseguimos degustar a Sidra diretamente nos barris de Carvalho! Além da Sidra, a região também possui vinhos de excelente qualidade. Fora isso, tem as cidades de Gijón e Oviedo, tema deste post!
Oviedo é a capital do principado, cidade que apresenta várias atrações, entre elas a catedral gótica, o centro medieval com seus palácios, monastérios e variados museus. Todos estes pontos merecem uma atenção especial, mas se você não quiser ou não tiver tempo para visitar estas atrações, somente passear pelas ruas do centro já será suficiente para se apaixonar por este lugar.
Durante nosso passeio, fomos conhecer o teatro Campoamor (onde se entrega o prêmio Príncipe das Astúrias). E tivemos a oportunidade de conhecer os quartos do hotel destinados aos príncipes, que por sinal no dia anterior estiveram hospedados para a entrega do prêmio. Os príncipes normalmente vivem em Madri, mas sempre participam das festividades oficiais da região.
Outro ponto legal de conhecer e apreciar a vista da cidade é o Monte Naranco, ele tem uma estátua do Cristo. No caminho para o monte tem alguns restaurantes com vistas espetaculares, vale apreciar um almoço típico da região.
Fora isso, há parques cuidados e ruas limpíssimas, muitas esculturas de bronze que remetem a vida simples dos seus antepassados. Há vários cafés e restaurantes charmosos, além da obra do famoso arquiteto Santiago Calatrava, que pra mim não faz muito sentido naquela cidade tão gostosinha e charmosa… mas gosto é gosto.
Oviedo também é a cidade onde o cineasta hollywoodiano Whoody Allen escolheu para viver: «Oviedo é uma cidade deliciosa, exótica, bela, limpa, agradável, tranquila é como se não pertencesse a este mundo, como se não existisse… Oviedo é como estar num conto de fadas». Outro personagem famoso por ali é o corredor de fórmula 1 Fernando Alonso, que tem um triplex nada humilde.
Gijón é outro lugar maravilhoso e cheio de histórias e com belezas bem diferentes. Fica no litoral, mar Cantábrico, entre o Cabo Torres e a Ponta de Cervigon. O primeiro assentamento humano data do século V antes de Cristo, é uma região com muita história, e bairros antigos conservadíssimos. Mas a cidade não ficou parada no tempo, hoje Gijón é uma cidade e moderna com muitos edifícios novos e bairros renovados como o Puerto del Musel, com prédios que imitam navios!
Esta é uma região montanhosa e com paisagens que vão da costa aos vales, algo impossível de contar só com fotos e textos. Tem que ir lá pra ver que maravilha este lugar.
A praia e passeio de San Lorenzo é a região mais famosa de Gijón, um lugar muito agradável para caminhadas, pedaladas e banhos de mar no verão.
A universidade laboral é um passeio interessante que você poderá fazer com a ajuda de um guia local. Em frente à universidade está o Jardim Botânico, outra atração que vale aproveitar!
Gijón possui também uma gastronomia imperdível! Por ser na costa, pratos com peixes e todo tipo de frutos do mar são apreciadíssimos e claro, sempre acompanhados da famosa Sidra. Os queijos de cabra, vaca e ovelha complementam a comilança!
A cidade é cheia de museus e praças, com cafés, bares e restaurantes em casas medievais, que são um verdadeiro encanto. Em agosto acontece a festival da Sidra natural declarada festa de interesse Turístico do principado de Astúrias.
Para fazer este paseio sem stress, sugiro alugar um carro e aproveitar as estradas maravilhosas. Dá pra apreciar a paisagem com mais tranquilidade e sem neuras de horários, já que todos lugares são muito perto e com muita sinalização.
Aconselho fazer a base na cidade de Oviedo, a capital e de lá fazer bate e volta para conhecer bem a região. Entre Oviedo e Gijón, por exemplo, são 25 minutos de carro. Entre os hotéis da cidade, um dos lugares com melhor relação custo X benefício é o hotel NH Oviedo Principado, um 4 estrelas espanhol com ótimas referências e excelente infraestrutura com um preço bastante em conta para os padrões 4 estrelas.