-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Um dos passeios mais interessantes para se fazer em Maui é o famoso “Road to Hana”. Trata-se de uma estrada com curvas sinuosas e paisagens fantásticas que são perfeitas para quem gosta de aventura.
A seguir, veja nossas dicas para aproveitar o melhor da Road to Hana, em Maui, Havaí!
A estrada fica no norte da ilha, começando em Paia e seguindo sentido a Hana, no leste de Maui. A estrada é de pouco menos de 100km, mas é tão sinuosa e estreita que o passeio leva algumas horas adicionais. Na verdade, a estrada é o passeio, e não o destino em si.
Nós fizemos este passeio em Janeiro, e era a nossa babymoon. Ou seja, era um período com muitas limitações para uma pessoa com quase 6 meses de gravidez. A gente então resolveu fazer um passeio mais tranquilo, no nosso ritmo.
Não fizemos tantas paradas, mas sim, escolhemos os lugares mais especiais para visitar. Começamos o passeio por volta das 10h da manhã, o que consideramos um pouco tarde. O ideal teria sido começar ao redor das 8h, isso porque evitaríamos a volta no escuro nesta estrada.
A cada parada que fazíamos dedicamos pelo menos uns 45 minutos, para aproveitar bem cada lugar. Há quem faça mais paradas com menos tempo, mas não era o nosso estilo de viagem. Chegamos na parada final já no fim do dia, a praia Hamoa Beach. Ficamos cerca de 1 hora e meia nesta praia, relaxando e comendo os quitutes que preparamos na mochila. O melhor que fizemos foi ter preparado lanches para esta viagem, já que não há muitos restaurantes legais pela estrada, somente barracas de fast food.
Na volta, pegamos parte da estrada com sol, parte no escuro. É bem arriscado fazer a volta no escuro, principalmente porque há trechos onde só passa 1 carro por vez.
Leia também: As melhores praias de Maui, Havaí
Há várias paradas interessantes e nós privilegiamos as praias. Depois de ler muitos blogs a respeito, escolhemos as seguintes paradas na nossa viagem pela Road to Hana.
Saímos de Lahaina abastecidos com comidinhas e água para todo o dia. Decidimos tomar o café da manhã em Paia porque queríamos conhecer esta cidade bem simpática e cheia de opções de vida noturna. Paia é uma cidade mais hippie, onde artistas se misturam com surfistas e uma galera bem mochileira. Um dos melhores restaurantes de Maui fica lá, o Mama’s Fish House.
Saímos de paia depois de um café da manhã maravilhoso no café Paia Bay Coffee and Bar, lugar típico de surfistas e mochileiros em Paia. Meu menu foi uma tigela caprichada de Açaí, com um banana bread típico da ilha. Ou seja, saí de lá bem abastecida para aguentar o dia!
- Paia Road to Hana Maui Havaí
Depois do café da manhã reforçado, a poucos quilômetros de Paia, encontramos a Ho’okipa Beach Park. Esta é uma praia agitada, e portanto, a parada foi mais para admirar a beleza da natureza. Esta é uma praia com mar aberto perfeito para surfistas. Como nós não surfamos, ficamos só contemplando o mar e alguns corajosos buscando ondas gigantescas.
Nesta praia também há um espaço onde as tartarugas marinhas descansam do agito. Certamente é uma experiência única ver as tartarugas tão pertinho de você! Aproveitamos para tirar muitas fotos!
Justo depois desta praia é que começa a aventura em curvas na Road to Hana. Nosso carro aguentou bem o trabalho, alugamos um 4X4 com a companhia Dollar. Foi o que me salvou dos enjôos nas curvas desta estrada!
Dica: Alugue um carro com bom sistema suspensão para esta rota. Busque as opções de carro 4X4 em Maui, que são os melhores carros para os passeios de aventura da ilha.
Até a seguinte parada foi quase 1 hora. Nós fizemos algumas pausas intermediárias pelos mirantes que encontramos no caminho, mas não quisemos gastar tempo em nenhum lugar específico. Isso porque o melhor ainda estava por vir!
Este é um bar que fica justo na metade do caminho, ou seja, um bom lugar para esticar as pernas antes de seguir. Além do nome do bar, que é genial, não há nada de muito espetacular por ali.
Apesar disso, há banheiros químicos e comidinhas rápidas a serem servidas. Você também poderá tomar um refresco ou geladinho, bem popular em Maui. A gente tinha bastante comida no carro, então não precisamos comer nada nesta parada. Mas foi bom ter feito a pausa para um alívio das curvas!
Como há várias paradas de cachoeiras na Road to Hana, a gente decidiu fazer uma pausa rápida e conhecer uma delas antes de seguir para a próxima praia. Nossa escolha foi uma cachoeira que não precisasse fazer trilha. E sem dúvida, a Pua’a Ka’a Falls foi a parada perfeita!
Esta é uma cachoeira bem na beira da estrada, lugar realmente acessível para pessoas com dificuldade ou para ir com crianças.
Há um pequeno estacionamento com poucas vagas na beira da estrada. Se você só quiser fazer foto, em 10 minutos já viu tudo! Mas é possível mergulhar na cachoeira também, então fica de olho no seu tempo!
Seguimos sentido à Black Sand Beach, que é uma das praias mais famosas de Maui. Isso porque esta é uma praia com pedras vulcânicas maravilhosas. O contraste do azul com o preto faz desta uma das praias cartão-postal de Maui! Nós ficamos algumas horas nesta praia, que além de ser maravilhosa, oferece várias opções de hiking para admirar a vista. Apesar de amar um hiking, a minha barriga achou melhor ficar só pela praia mesmo.
Dica: se decidir mergulhar nesta praia, é bom levar sapatos especiais porque assim você evita se machucar nas pedrinhas.
Em seguida nós passamos por Hana, o destino final da fatídica estrada Road to Hana. Bom, final da estrada sim, mas não final das atrações! Justamente a alguns poucos quilômetros de Hana está outra praia famosa, a Hāmoa Beach, nossa próxima parada nesta viagem.
Também conhecida como Gray Beach, esta é uma outra praia cartão-postal de Maui. De areia acinzentada, esta praia é perfeita para banho e mergulho!
Nós passamos um bom tempo relaxando na Hāmoa Beach, com nossas comidinhas e frutas da mochila. É sem dúvida uma praia perfeita para passar boas horas só namorando o visual e curtindo o mar delicioso.
Esta era nossa grande meta do dia, mas, não tivemos tempo de chegar até lá. Na nossa última parada em Hāmoa Beach já era bem tarde e como pretendíamos voltar a Lahaina ainda este dia, o melhor era nos prepararmos para o retorno.
Mas aqui vai uma foto do lugar, só para você ver do que estamos falando! É sem dúvida um lugar sagrado, como o próprio nome diz!
Seven Sacred Pools, Maui, Havaí. Imagem: Chilkoot | Istock
Dica: você pode programar a sua viagem para passar uma noite próximo a Hāmoa Beach, assim não precisa fazer a viagem de volta pela Road to Hana no mesmo dia. Um bom hotel é o Travaasa Hana, 4 estrelas fenomenal ali pertinho. Ou então o Hale Nanea, tipo apartamento. É bom agendar com muita antecedência já que há poucas ofertas. Outra opção é buscar um AirBnB por ali, aqui neste link você consegue desconto.
Nós ficamos num Airbnb em Lahaina, mas achamos cansativo voltar para a cidade depois deste dia. Após dirigir por algumas horas a Road to Hana no escuro, a gente pensou que o melhor teria sido passar uma noite próximo a Hana. Assim no dia seguinte poderíamos ter parado em outros pontos interessantes desta rota e não estaríamos tão cansados.
De qualquer forma, o nosso AirBnB era o Maui Garden Oasis local bem agradável em Lahaina!
Dica: Inscreva-se no Airbnb por este link para ter um crédito de desconto na sua hospedagem.
Reserve um dia inteiro para fazer este passeio. Apesar de ser um percurso pequeno, você vai querer fazer várias paradas que levarão um dia inteiro por ali.
Leve também água e lanches na sua mochila, já que não haverá muitas opções de restaurantes no caminho. Também prepare-se com o tanque cheio para evitar problemas na estrada.
Muita gente imagina que voltar para o outro lado da ilha pela estrada que contorna o vulcão, a 37 é uma boa opção. Segundo os próprios moradores locais, esta não é uma boa opção porque a estrada não é 100% segura e pavimentada.
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: ironrodart