-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Vai passear pela Primeira vez em Paris? Este post é pra você! Acabo de fazer uma viagem a Paris, desta vez a trabalho (para o encontro dos blogueiros). Já fui a Paris só com as amigas, depois com o marido e depois trabalho. A cidade é sempre surpreendente e tem atração para todos os gostos. O post foi atualizado com as informações mais importantes para quem vai pela primeira vez em Paris, dá uma olhada!
Seja com amigos, entre casais ou a trabalho, Paris é uma cidade que arranca suspiros. As ruas respiram arte, a comida tem um perfume inebriante e os vinhos… Ah, os vinhos, são uma história à parte. Espero que estas dicas sejam uma mão na roda para que a sua viagem pela primeira vez em Paris seja perfeita!
Onde fica Paris no mapa?
Perguntinha besta, né? Todo mundo sabe onde fica Paris, ora! Mas enfim, só pra constar no blog e o post ficar completinho para quem viaja pela primeira vez em Paris, vou contar. Paris fica mais ao norte da França, perto da Bélgica. Um passeio legal é fazer Paris, Bruxelas e Amsterdam, já pensou? Super rota, tudo bem pertinho e bem fácil. Ou, Paris e Londres! Uau!!! Dá pra fazer ambas as rotas de trem, é incrível!
Como chegar em Paris?
Vindo do Brasil, você vai chegar de avião pelo aeroporto Charles De Gaulle, o aeroporto internacional. Lá no aeroporto terá várias placas apontando para o terminal de trens, que se conecta com o centro de Paris. Depois do trem, você provavelmente ainda precisará fazer a baldeação para o Metrô e chegar na estação mais próxima do seu hotel. O bilhete desde o aeroporto até o centro custa cerca de 13,30 euros (preços de 2017), e vale tanto no trem como no metrô, uma vez já no sistema de Paris.
Portanto, aqui vai outra dica para quem viaja pela Primeira vez em Paris. Não jogue seu bilhete fora em hipótese alguma! Primeiro, porque será necessário para fazer a troca do trem para o metrô. Segundo, porque às vezes há fiscais controlando o bilhete e você precisará mostrar o seu bilhete na hora. Caso contrário, eles te expulsam do metrô e te cobram uma multa bem pesada!
Se você estiver em algum outro lugar da Europa, pode chegar de trem, usando a estação principal, a Gare du Nord. Aliás, é lá que saem os trens para Londres.
Também rola alugar um carro e chegar em Paris dirigindo!
Leia também: Quanto custa viajar para Paris? Nossa simulação de gastos para viajar para Paris
Primeira vez em Paris
Tem muita coisa para fazer em Paris, muita! Tem todos os monumentos famosos, tem os museus impressionantes, as praças magníficas e tem o Sena. Numa primeira viagem à Paris aconselho o pacote turistão! Aqui deixo o be-a-bá dos passeios para quem vai viajar pela Primeira vez em Paris. Isso com as dicas para que você não caia nos mesmos erros que eu! 😛
1. Torre Eiffel
Éhhhh todo mundo que vai pela Primeira vez em Paris quer subir na Torre Eiffel, né! Se você quiser subir, recomendo que você vá bem cedinho, na hora em que a torre abre. Ou então vá no dia seguinte bem cedinho, na hora que a torre abre! Qualquer hora a partir das 10 da manhã até a hora que fecham, estará lotado. E quando digo lotado, é abarrotado de gente. Compre o bilhete antes, online! Se for comprar na bilheteria, aí vai ter que aguentar a fila da bilheteria, que abre 30 minutos antes da abertura da torre.
Por outro lado, é possível fazer a visita com acesso prioritário, e furar a fila! Neste caso você precisa comprar o bilhete online com antecedência e seguir as instruções do operador de turismo.
Subir na torre é legal, mas há também outros lugares que têm uma linda vista de Paris e o melhor, de onde se pode ver a torre, né! Se você não faz questão de subir na torre, deixe para fazer o passeio à tarde, caminhando pelos jardins “Parc du Champ de Mars”. Se o dia estiver bonito, faça um piquenique neste parque, como um parisiense! Vá no mercado, compre uma garrafa de vinho, uns queijos, pão e voilà! Desfrute da tarde parisiense como se você fosse um super conhecedor da cidade, mesmo sendo a sua Primeira vez em Paris! 😉
2. Rio Sena
O Sena é o grande protagonista de Paris! Aliás, sabia que Paris só existe por causa do rio?! Ok, vou contar a história! Uma tribo celta que se chamava Parisi estava navegando pelo rio e lá encontraram uma ilha. Lá nessa ilha eles se instalaram e fundaram a cidade chamada Lutécia. Daí vieram os romanos, conquistaram a ilha e começou a expansão de Paris, que é assim chamada por causa da tribo! A ilha é hoje onde fica a catedral de Notre Dame e eu já vou falar dela!
Bom, você pode caminhar às margens do Sena e cruzar algumas das pontes mais românticas do rio. Entre elas, vá à Pont des Arts onde os apaixonados penduravam os cadeados por lá. Nem adianta levar seu cadeado, a coisa tá meio super lotada e proibida por lá… Se você quiser pode fazer um passeio de barco pelo rio e de quebra visitar o arco do Triunfo. Se quiser também pode fazer só o passeio pelo Rio Sena. Dica: vá quando o sol estiver começando a baixar! Daí você verá o pôr do sol no rio e as luzes da cidade começando a acender! Own! É lindo e tudo fica mais bonito!
3. Museu do Louvre
Bom, o Louvre é outra das atrações mais cobiçadas de Paris, e um passeio obrigatório para a Primeira vez em Paris. Todo primeiro domingo de cada mês a entrada é grátis. E se você for estudante residente na Europa e menor que 26 anos, também entra de graça. De resto, tem que pagar. Também recomendo a compra online do bilhete, porque a fila da bilheteria é bem chatinha.
O Louvre é um museu que não dá pra conhecer inteiro nem que você queira (exceto se você tiver 64 dias disponíveis só pro Louvre). Então recomendo que você dê uma olhada no acervo online antes e escolha algumas obras para ver. E se você só quer entrar no Louvre pra ver a Monalisa, não vá… Vai ter muito ombro e cabeça na sua frente competindo com você, melhor fazer outra coisa!
4. Catedral de Notre Dame
É a igreja do corcunda!! Bom, eu sei que você conhece a história pelo filminho da Disney, mas ela foi originalmente escrita por Victor Hugo em 1831! A Notre Dame é a catedral mais famosa de Paris, onde foi (auto) coroado ninguém menos de Napoleão Bonaparte! Tem até um quadro famoso do pintor Jacques-Louis David retratando a Catedral, o Papa, Napoelão e uma galera (a corte) assistindo tudo! Perfeito para a primeira vez em Paris! A fila para entrar na catedral é também grande após as 10h da manhã, mas a parte boa é que a entrada é grátis! Agora para subir na torre de Notre Dame (chique né) tem que comprar o ingresso, e é melhor comprar online também.
5. Saint Chapelle
Bem pertinho da Notre Dame está a Saint Chapelle, que é uma capela com vitrais góticos do século 13! Só isso já seria motivo de uma visita, mas tem mais! Diz que foi construída porque o rei Luis IX da França adquiriu a coroa de espinhos, parte da cruz, a ponta de ferro da lança e a enponja do martírio de Cristo. Ele construiu a capela para abrigar o tesouro. Mas daí com a Revolução Francesa a capela foi saqueada e o tesouro se perdeu! (sei…)
Bom, a capela é impressionante, os vitrais contam a história da humanidade (ou pelo menos a história da humanidade que se conhecia até 1248). O rei Luis IX é o único rei-santo da França. A entrada custa 11,60 – preços de 2017- é a única capela que se cobra entrada, mas quando você entrar lá, dá pra entender o porquê! É um passeio diferente do básico que todo mundo faz pela Primeira vez em Paris, e por isso mesmo, vale a pena conhecer para ter uma ideia menos padrão sobre Paris!
6. Monumentos Históricos
Para passar por alguns monumentos históricos mais bonitos, visitar os Campos Elísios, conhecer algumas histórias do Napoleão, da Revolução Francesa, da Segunda Guerra Mundial e curiosidades da vida na França, recomendo um FREE WALKING TOUR. O que eu fiz foi em Espanhol, com a Christina, super guia! Sai todos os dias de Paris, às 11 da manhã, em frente à fonte na praça Saint Michel. Não tem como não vê-los, eles ficam lá com um guarda-chuva vermelho e às 11hs começam o tour e mostram como funciona o esquema. Basicamente o tour é você quem decide o que pagar, mas entre 10 e 15 euros por pessoa é um preço bem justo. São 3 horas de tour, e dá pra conhecer muita coisa de Paris, recomendo de verdade, a qualidade é excelente.
7. O Arco do Triunfo
Também é outra das mega atrações de Paris e recomendo a visita de noite! O Arco fica iluminado e dá pra subir nele, que fica aberto quase todos os dias do ano das 10h até as 23hs! Custa 12EUR para subir, mas se você quiser fazer o combo Passeio de Barco pelo rio Sena + Arco do Triunfo, sai mais barato.
Eu escrevi um post só sobre o Arco do Triunfo, contando as dicas para chegar lá, macetes e um pouco da história do Arco. Para ler, é só clicar no post sobre o Arco do Triunfo neste link aqui.
8. Sacre Coeur
A Sacre Coeur é a igreja que fica em Montmartre, o bairro cult da cidade, onde foi gravado o filme “O fabuloso destino de Amelie Poulin”. Bom, o bairro é gostoso, bem parisiense, cheio de cafés e coisinhas legais, LOTA também. A igreja é bacanuda e bem de frente tem uma vista maravilhosa da cidade. O bairro é uma colina, ou seja, prepare suas pernas. Eu deixaria para ir lá na hora do almoço, onde recomendo o almoço no restaurante Le Relais Gaicon. Eles servem umas saladas gordíssimas com batata frita e também servem o famoso Pato, ou Canard, para sermos mais chics. Atenção que só aceitam pagamento em dinheiro.
9. Museus
Tá cheio de museu legal em Paris além do Louvre. Tem o Musée D’Orsay, que tem no acervo várias obras impressionistas de artistas como Claude Monet, Van Gogh, Manet, Renoir, Gaugin entre outros. Outro museu legal – para quem gosta de história – é o Hotêl National des Invalides, que conta várias partes da história militar da França, entre eles, alguns eventos como a Revolução Francesa e as duas grandes guerras mundiais. Ah, neste museu está a tumba do Napoleão. É bem interessante ver que o lugar foi projetado de modo que todo mundo que passe por ali faça uma reverência ao imperador. Sério! Eu descobri este museu na minha Primeira vez em Paris e recomendo para todo mundo que gosta de história!
10. Panteão de Paris
O Panteão é um icônico edifício em Paris, em estilo neoclássico. Foi construído para ser uma igreja em homenagem a Santa Genoveva, a padroeira de Paris. Dentro do prédio podemos ver várias pinturas sobre a vida de Santa Genoveva, assim como painéis que contam sobre o início do cristianismo e da monarquia francesa. É um edifício muito bonito, impressionante por dentro e por fora. Aqui neste post tem mais informações sobre o Panteão de Paris, com os detalhes da história e preços promocionais para visitar.
11. Palácio de Versailles
Tire um dia inteiro para conhecer Versailles na sua Primeira vez em Paris. É o grande palácio do rei Sol, Louis XIV desenhado magnificamente de acordo com os caprichos do rei. É um lugar tão espetacular que despertou a ira dos franceses alguns anos depois, quando Louis XVI e Maria Antonietta foram guilhotinados pelos camponeses cheios de fome. Enfim, entrando no palácio e observando os jardins dá pra entender porque o povo estava tão irritado com a monarquia francesa. E daí veio toda a história da revolução. Recomendo que você – pra variar – chegue cedo e entre no palácio com uma visita guiada. É bem diferente entender o significado daquelas paredes se alguém te conta a história.
Paris fora da rota convencional
Fora da rota convencional, Paris é puro amor! E para a primeira vez em Paris, vale escolher algum destes passeios também. Se você tiver mais tempo ou preferir viagens menos turistão e mais vida local, vai gostar destas dicas!
1. Torre de Montparnasse
Todo mundo visita a Torre Eiffel, mas pouca gente sobe a Montparnasse. Trata-se da torre mais alta de Paris, de onde se tem uma das vistas mais lindas da cidade luz do alto. Eu honestamente acho que as fotos de Montparnasse são mais lindas do que as fotos da Eiffel! E aqui neste link tem um post com todas as dicas para subir a Montparnasse.
2. Show de Can Can no Paradis Latin
Outra atividade interessante e fora da rota comercial é o show de can can no cabaret Paradis Latin. Todo mundo conhece o Moulin Rouge, mas o Paradis Latin preserva a aura menos comercial e mais original da história dos Cabarets em Paris. Aqui tem post explicando todos os detalhes, vale a pena incluir na lista!
3. Almoço tradicional no Bouillon Racine
Há inúmeros restaurantes em Paris, vários deles são carésimos, outros são baratos mas ruinzinhos. Mas um lugar que é uma jóia escondida dos moradores locais – e excelente pedida para almoço ou jantar em Paris é o restaurante Bouillon Racine. Num ambiente bem art noveau, com um menu perfeito em pleno quartier latin em Paris, este lugar é a parada perfeita para comer bem e carregar as energias depois de várias horas de caminhadas por Paris. Aqui tem um post falando melhor dele!
4. Fundação Louis Vuitton
A Fundação Louis Vuitton (FLV) fica nos arredores de Paris, num bairro mais refinado. Isso dá um ar especial ao local porque, por ser mais afastado, tem menos turistas por todos os lados. O edifício é magnífico, perfeito para quem curte arquitetura moderna. E o prédio fica dentro do parque Jardin d’Acclimatation, o que faz a experiência ser ainda mais incrível! Aqui tem um post com mais detalhes sobre a Fundação Louis Vuitton.
Onde dormir em Paris?
Para quem vai pela Primeira vez em Paris, dentro da zona 1 do transporte público! Na minha primeira vez eu dormi na zona 3 e, apesar do hotel ser mais barato, não vale a pena ficar tão longe do centro, primeiro porque o transporte é mais caro até lá, e segundo, porque o tempo que se perde de deslocamento é enorme em uma cidade como Paris!
Na segunda vez em Paris eu fui mais espertinha e segui o conselho de uma amiga local. Ela me indicou o Hotel Antin Trinité, que além de barato, era super bem localizado. Eu gostei muito deste hotel, achei o serviço bom, o quartos eram reformados e para mim o hotel tinha tudo o que eu precisava: uma cama confortável, um chuveiro bem quentinho e uma ótima localização.
Últimas dicas sobre Paris
Se você vai pela Primeira vez em Paris, é importante saber que a cidade é redonda, e que a Zona 1 do transporte público é onde estão quase todas as atrações de Paris, fica tudo dentro deste círculo principal. Procure se hospedar sempre nessa zona. Não queira conhecer TUDO na sua Primeira vez em Paris, porque será cansativo e você não vai conseguir ver tudo. Encare a cidade com calma que você vai adorar, muito mais do que se quiser fazer todos os pontos turísticos na correria. Ah, compre o bilhete diário do transporte público, é mais eficiente para ficar usando na cidade durante o dia!