-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Já ouviu falar do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul?! Este lugar lindo fica na serra gaúcha, bem pertinho de Porto Alegre. O Vale dos Vinhedos é o lugar perfeito para quem quer escapar da cidade e ainda conhecer um pouco mais sobre vinhos brasileiros.
As maiores vinícolas nacionais e alguns “tesouros” do mundo do vinho brasileiro estão no Vale dos Vinhedos! A comida local é maravilhosa! Um dos meus pontos fracos é o café colonial que costuma ter cuca, doce de leite (ou mumu), doces de compotas, rapadurinha de abóbora e tantos outros quitutes que só por eles já valeria o passeio até lá.
Leia também: Dicas para visitar Gramado e Canela
Fora isso, o vale dos vinhedos possui paisagens incríveis! No meio da serra gaúcha, cada parada no vale dos vinhedos é um verdadeiro espetáculo para quem gosta de natureza, ar fresco e clima das montanhas.
Como chegar ao Vale dos Vinhedos?
Saída de Porto Alegre:
Para quem vem de Porto Alegre, tem que pegar a estrada em direção a Bento Gonçalves (RS-240).
Eu fui com a minha família de carro, mas existem ônibus que fazem a rota Porto Alegre – Bento Gonçalves diariamente. São aproximadamente 120 km de distância entre as cidades, dá pra ir e voltar no mesmo dia se quiser.
Chegando em Bento Gonçalves, é hora de ir pro vale dos vinhedos. A região é bem sinalizada e de fácil acesso para quem está indo pela primeira vez, mas em todo o caso vale uma olhadinha no site oficial de Bento Gonçalves que tem mapas interativos e boas informações sobre a região.
Uma vez dentro do vale dos vinhedos, a oferta de atrações é gigante. Recomendo conhecer as vinícolas, que estão abertas o ano todo, fazer visitas guiadas pelas fazendas e conhecer a produção dos vinhos. Também pode fazer uma degustação dos vinhos e saborear as comidas típicas dos restaurantes locais, conhecer um pouco da história da região e finalmente, brincar de colono!
1. Provar um delicioso café colonial
Nós estivemos no Giordani Café, um lugarzinho bem aconchegante para relaxar a apreciar a gastronomia da região.
Como a gente enrolou pra chegar lá, a fome já era grande. No almoço eles têm uma cozinha italiana-abrasileirada com polenta na chapa, queijos, omeletes, carnes, massas, frangos, pão, saladas, etc. O preço em 2018 era de R$68 por pessoa, fora a bebida, pode ser que tenham ajustado o valor. Eles têm ainda um armazém com doces, queijos e salames (além dos vinhos) da região e oferecem também o café colonial, que é comida que não acaba mais! Recomendadíssimo!
Eu e a @Mariana Guimaraes no Café Giordani há alguns anos atrás!
2. Degustar vinhos
Conhecer o vale dos vinhedos sem conhecer os vinhos da região é um pecado! Faça uma degustação de vinhos ou espumantes em qualquer vinícola, todas oferecem algum tipo de prova. Também há degustação de sucos, para quem não bebe álcool ou está dirigindo. Se quiser algo mais pop, vá à Vinícola Miolo. Eles fazem uma visita pelos vinhedos e pela planta da vinícola, onde se pode conhecer todo o processo de produção dos seus vinhos. O passeio finaliza com uma degustação de 3 tipos de vinhos selecionados pelo sommelier.
A Casa Valduga também vale a pena a visita, a estrutura deles é impressionante e há quem diga que seus vinhos estão entre os melhores do Brasil! De fato, eles ganharam um prêmio da Associação Brasileira de Enologia (ABE) em 2013, como melhor espumante.
E se você não entende muita coisa sobre vinhos, aqui vai uma dica para a degustação, comigo funcionou olha:
- Primeiro, olhe a cor do vinho. Tente girar o vinho dentro da taça, sem derrubar nada para fora! (É difícil, tá?)
- Depois você põe o nariz dentro da taça e cheira. É a hora que se fala do aroma trufado, frutado, amadeirado…
- Daí faz uma cara que entendeu tudo e pronto, pode beber!
3. Apreciar as paisagens espetaculares
Passear pelo vale dos vinhedos é encher os olhos de paisagens lindas o ano inteiro. Estivemos lá no final da primavera, em novembro, e valeu muito a pena!
O clima estava ótimo, os vinhedos estavam super verdes já se preparando para a colheita e não havia tantos turistas disputando um lugar ao campo.
Também vi fotos das paisagens do vale dos vinhedos no outono e e são maravilhosas, com folhas amarelas e vermelhas já caindo e o por do sol alaranjado, de tirar o chapéu. Mas para quem quer aproveitar a mistura vinho + friozinho, julho ou agosto são os meses ideais.
4. Casa do Filó
Este é um hotel que também tem um museu do vinho e um espaço que conta a história dos imigrantes que chegaram na região e começaram as primeiras mudas de uvas para produzir vinho. Eram imigrantes italianos e alemães que foram parar ali em busca de melhores condições de vida do que em seus países, em guerra, fome e miséria há uns 100 anos atrás. Fora isso, lá tem uma pequena exposição com roupas de época e você pode fazer uma fotografia antiga, ah eu me diverti!
Onde dormir no Vale dos Vinhedos?
Se você vai para o Vale dos Vinhedos numa lua de mel ou quer uma experiência de luxo na região, recomendo fortemente o Hotel e Spa do Vinho Autograph Collection.
É um ESPETÁCULO! Para ir e se deslumbrar com uma vista fantástica e um ambiente como se você estivesse naqueles hotéis da Toscana.
Hotel e Spa do Vinho Autograph CollectionEndereço: Rodovia RS-444, Km 21, Bento Gonçalves
Reserve no Booking.com
Imagem: Booking.com
Agora se você quer uma experiência mais econômica, um lugar com uma ótima relação de custo X benefício é o hotel Dall’Onder Vittoria Hotel Bento Gonçalves, com ótimas instalações, café da manhã farto e delicioso e super bem localizado.
Dall’Onder Vittoria Hotel Bento Gonçalves
Endereço: Rua Treze de Maio, 800, Bento Gonçalves
Reserve no Booking.com
Imagem: Booking.com
Se você for na estação de inverno, prepare-se para pegar um friozinho considerável! Dependendo da época, as temperaturas podem baixar a ponto de se aproximarem de 0 graus. Ou seja, leve roupas quentes e mantenha-se aquecido! Para isso, chocolate quente, mate, chá e vinho é a pedida! Nada mal, né?
Leia também: Viagens no Inverno, o que levar?
Para fazer os passeios com tranquilidade, o ideal é ir de carro.
A região é linda e os passeios de carro passam pelas paisagens mais bonitas, coisa que a pé ou num city tour a gente sempre acaba perdendo. Portanto, se quiser alugar um carro em Bento Gonçalves, clique aqui.
Você já conhece o Vale dos Vinhedos?
Essa é uma sugestão de um passeio curto pelo Vale dos Vinhedos, ideal para quem está de passagem por pouquíssimo tempo. Se você já andou por ali, que tal dividir um pouco da sua experiência aqui no blog? Quanto mais dicas, melhor!
[fdp_sc]