-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Que o Brasil é lindo, todo mundo sabe! Que as praias do Brasil são incríveis, também. Então chegou a hora de falar de uma das regiões mais bonitas deste nosso país, aqui no blog. O tema de hoje é Natal, capital do Rio Grande do Norte, dona de praias inacreditáveis, olha que demais!
Para começo de conversa, Natal é uma capital relativamente pequena, com pouco mais de 800.000 habitantes. Isso faz com que a cidade não tenha lá tantos problemas quanto as megalópoles de outras grandes capitais vizinhas, como Recife ou Fortaleza. Apesar disso, é bom ficar sempre atento, principalmente nas zonas mais movimentadas da cidade, onde sempre tem batedor de carteira e menos segurança.
Tirando essa parte chata, as paisagens são de matar. Natal não perde em nada para paraísos no Caribe ou Ilhas do pacífico sul – e está bem mais perto da gente no Brasil, né!
Para chegar em Natal pode ser de carro, ônibus ou avião. Dependendo da sua viagem, chegando lá pode valer a pena alugar um carro, isso porque há várias praias nos arredores da cidade que são gostosas de visitar e com um carro fica mais fácil conhecer. Entre elas a mais famosa é Pipa, que atrai turistas e viajantes do mundo inteiro e você pode saber mais clicando neste post completo sobre Pipa aqui. Para alugar um carro em Natal, recomendo a visita no site da Rent Cars, que simula as melhores tarifas das locadoras e dá preços muito bons, sempre alugo com eles.
Conhecida como a cidade do sol, Natal é uma cidade quente! A localização próxima à linha do equador a torna ensolarada quase o ano todo, alternando temperaturas entre 25 e 30 graus durante todos os meses. Chato, hein? Sempre dá pra pegar praia em Natal!
O melhor mês para visitar a cidade é novembro, época em que chove menos e ainda está na baixa temporada. Entre dezembro e fevereiro é a alta temporada, daí tudo fica lotado, os passeios são mais caros e sempre tem muito turista, o que significa filas intermináveis e menor atenção por parte dos estabelecimentos. Abril e maio são os meses em que mais chove, ainda que a média de temperatura fique ao redor dos 26 graus.
Além de Pipa, outras praias que recomendo visitar são Pirangi, Maracajaú, Genipabu, e claro, Ponta Negra, talvez a praia urbana mais famosa do Brasil, depois de Copacabana. É em Ponta Negra que está o morro do careca, duna com cerca de 107 metros de altura que fica no sul da praia. Búzios e Tabatinga, são as praias mais frequentadas pela minha amiga Bebel, que mora lá há muitos anos e recomenda a visita!
Se você ainda não conhece esta parte do Brasil, eu recomendo tirar cerca de 5 dias para desfrutar o melhor de Natal. No primeiro dia eu faria um tour histórico, Natal preserva vários monumentos, igrejas, santuários que valem a pena visitar. Um deles é a Fortaleza dos Reis Magos, com mais de 400 anos de construção. É o marco inicial de Natal e tem muito da nossa história por lá.
No segundo dia eu faria um passeio de praias do litoral sul, passando pelo maior cajueiro do mundo em Pirangi – uma árvore com 125 anos de idade e que produz 80 mil cajus por ano. OMG!!!
Eu deixaria as dunas do litoral norte para o terceiro dia, fazendo um passeio de buggy “com emoção”, entre paredões de areia e piscinas naturais.
No quarto dia um mergulho em Maracajaú ou um passeio em Pipa são boas pedidas.
No quinto dia você descansa em Natal, caminhando por Ponta Negra e relaxando por ali até a hora do forró.
Uma boa forma de turistar por Natal e praias dos arredores é utilizar os serviços dos famosos Buggueiros: guias de buggy. São eles quem dominam as dunas do litoral potiguar e possuem vários roteiros para agradar cada turista. Mas é preciso estar atento: como a oferta de buggueiros é grande, vale chamar um buggueiro de confiança e recomendado – evitando stress ou preços abusivos.
O nosso buggueiro foi o Bel, que é credenciado e trabalha há vários anos como na cidade. Para entrar em contato com ele ligue no (84) 9981-1399. Eu recomendo!
Fizemos um passeio completo passando pelas dunas e praias principais do litoral norte, com direito a paradas estratégicas no esquibunda, aerobunda e kamikase – diversão garantida se você curte um pouco de adrenalina. O Bel nos levou ainda para almoçar um balde de lagosta e camarão (eu sei, muita ostentação), e claro, depois da comilança, nem aero nem esquibunda. A gente queria era uma redebunda.
Além das praias e do esquibunda, você vai adorar saber que em Natal há um restaurante em que se come o melhor camarão da cidade, numa porção generosíssima! O nome não podia ser mais apropriado: Restaurante Camarões, que fica na Av. Engenheiro Roberto Freire , 2610.
Cada prato serve para 2 pessoas, mas que 3 pessoas comeriam tranquilamente, caso a gula não fosse tão grande. Custa em média 90 reais o prato (preços de 2014, talvez já esteja diferente), fora a bebida e todo o resto. Se você gosta de camarão, vale cada centavo! Nossa que fome que me deu… Além deste, há o restaurante Fogo e Chama (churrascaria) o Agaricus (comida internacional) e o Bongustaio, todos os três recomendados por quem mora lá. 🙂
Fora isso, outros restaurantes recomendados localmente são:
Nós não tivemos muito tempo para botecar em Natal, mas aqui vai a lista que a @bebel, moradora de Natal e minha amiga de infância, montou especialmente para o blog! Obrigada, Bebel!!!
Natal é sem dúvida uma cidade para férias. Aliás, quem mora lá tem o privilégio de dizer que vive onde o Brasil passa as férias, e é muito certo. Os natalenses são muito orgulhosos de sua cidade e sua cultura, que está estampada na conversa e no sorriso do pessoal de lá.
O artesanato pode ser admirado nas feirinhas dos centros de turismo, shopping do artesanato e na antiga Cadeia Pública de Natal, que hoje apresenta lojas onde ficavam as celas. A arte do forró também é um patrimônio potiguar, e é lá que a sanfona, a zabumba e o triângulo encontram uma representante de peso do forró brasileiro. Aliás, olha o que eu encontrei na internet! Forró com Turista, todas as quintas no Centro de Turismo de Natal.
E não pára por aí! Para quem está pensando em dar uma voltinha (ou quem sabe largar tudo e ir viver lá gente, pra quê esperar a aposentadoria meu povo) Natal é uma ótima escolha. E já sabe, precisando de mais dicas, só falar.
[fdp_sc]
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: marchello74