-
Posted By admin
-
-
Comments 0
O que fazer em Kreuzberg, um dos bairros mais famosos de Berlim? Essa pergunta provavelmente deve ter vindo à sua cabeça quando você começou a pesquisar a sua viagem para Berlim, né?
Kreuzberg é um bairro jovem, de artistas e mundialmente reconhecido por sua vida noturna agitada e seus grafites. Diferentemente de Mitte, que é um bairro mais consolidado por suas galerias de arte, Kreuzberg ainda mantém um ar alternativo e isso se vê refletido pelas suas opções de lazer.
Se você está planejando uma ida a Berlim, não deixe de alugar uma bike e reservar um dia para visitar as belezas que esse bairro tem a oferecer. Incluindo seus grafitis incríveis, que podem ser vistos num tour especial. Aqui vão umas dicas de quem provou e amou!
Kafee Fahrrad Loak A. Horn
Nada melhor do que começar o dia com um bom brunch, né? Eu sou do tipo que gosta de viajar com calma e aproveitar os momentos. E esse lugar que conheci em Berlim, me fez viver lentamente a preguiça de um domingo pela manhã. Portanto, não poderia indicar lugar melhor para um café da manhã delícia, na calçada, sob as árvores e com a vista para o canal. Sugiro começar o seu dia por Kreuzberg aqui, com uma deliciosa cesta de pães, suco de laranja, capuccino e o que mais você desejar.
Endereço: Carl-Herz-Ufer 9
Funcionamento: Diariamente das 9h às 00h
St. Thomas Kirche em Kreuzberg
Após o café, pegue a bike e vá até a igreja de São Tomás. Uma igreja muito peculiar, pois ela se manteve intacta após a queda do muro que, inclusive, ficava ao lado dela. Eu sei que você não está indo para Berlim para ver igrejas, mas o que chama a atenção nessa igreja é a história que ela carrega. Dentro dela há uma exposição permanente de fotos de antes e depois do muro, fazendo você mergulhar na história da cidade com imagens e textos super interessantes.
Ao lado há uma ocupação, o famoso squad, que você pode também entrar para ver como vivem os punks e anarquistas da cidade. Óbvio que não só são punks e anarquistas que vivem ali hoje, o contexto social e econômico é bem diferente. Mas os squads são, na minha opinião, o símbolo de Berlim. Aproveite para conhecer ao redor e se admirar com os prédios, jardins e parques ao próximos.
Endereço: Mariannenpl. 28
Boxhagener Platz
Para o almoço, sugiro uma parada nessa que é uma praça que vale a pena conhecer. Também nos arredores de Kreuzberg, ela é rodeada por excelentes restaurantes e bares. Além de contar com um grupo de punks que vive ali. Quando fui, comprei uma cerveja na vendinha em frente, sentei sob uma árvore e fiquei entre várias pessoas que faziam o mesmo, aproveitando a brisa fresca e um solzinho de verão. Um bom lugar para ir e curtir uma preguiça depois do almoço.
Imagem redimensionada. Autoria: @Sascha Kohlmann / Flickr
Gorlitzer Park
Se a preguiça é muita para ir andando até a Boxhagener Platz, outra sugestão é almoçar no Café Mugrabi, em frente ao Gorlitzer Park. Esse parque é bem próximo à igreja St. Thomas e também merece a visita. Logo adiante, na mesma rua do restaurante, você encontrará uma portinha com um sorvete delicioso. Aproveite para provar se o dia estiver muito quente!
Landwehr Canal – Admiralbrücke
Esse canal é o point de encontro dos berlinenses em dias de verão. Eles vão ali relaxar na beira do canal, que conta também com inúmeros bares e restaurantes ao redor. Mas a diversão é comprar cerveja gelada em alguma vendinha, sentar na grama com os amigos e ficar ali para ver o sol se por. Uma ótima pedida para o fim do dia!
Maroush
Depois de ver o pôr do Sol, que tal comer o falafel mais famoso de Berlim? Você não pode ir para Berlim e não provar um bom falafel ou o kebab. Comida turca bem famosa por ali e na Europa, em geral. Esse é um ótimo lugar para terminar o dia. Uma zona agitada, cheia de jovens e artistas. Aproveite o seu jantar barato e típico e você terá fechado a visita a Kreuzberg com chave de ouro!
Endereço: Adalbertstr. 93