-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Se você vai visitar o Marrocos, uma experiência que não pode faltar na viagem é a visita a um Hammam! Parecido com o banho turco, este é um ritual antigo e cheio de curiosidades! Então acompanhe aqui nossas dicas para você saber o que esperar de um Hamman Marroquino.
Aproveite e veja também como organizar uma viagem ao Marrocos, clicando aqui.
Afinal, o que é um Hammam?
Hamman é um ritual árabe de purificação humana, que surgiu de uma junção de tradições de banho Romana e Turca. Você pode encontrar variações deste banho na Síria, Egito, Turquia, Grécia, India, Paquistão e até mesmo na Espanha.
Veja neste post um pouco da experiência em um Hammam Árabe em Madri!
O Hammam Marroquino ocorre em pequenas edificações localizadas próximas a mesquitas, espalhadas pela cidade. Hoje em dia, o viajante pode encontrar uma variedade destes espaços em zonas urbanas ou rurais.
Ele são mais autênticos, tradicionais e públicos ou mais luxuosos, turísticos e de uso privativo. Portanto, qualquer opção, vale a pena a experiência!
De uma maneira bem simples de explicar, Hammam é um local de banho em uma sauna úmida. Mas é também um espaço de relaxamento, reflexão e purificação. Além disso, estes locais exercem um importante papel dentro da cultura árabe, pois são um ponto de encontro e um reconhecido espaço de empoderamento feminino.
O Ritual do banho árabe
Um Hammam típico é separado por gênero, onde homens e mulheres possuem espaços diferentes. E Hammams mais turísticos possuem espaços destinados para casais. Normalmente possuem três cômodos interconectados: Um vestiário, uma sauna úmida e um espaço social.
Parte 01: Vestiário
O vestiário é o local para despir-se e guardar os pertences em um armário individual. Você irá receber ou deverá levar consigo: roupas íntimas, toalha, um par de chinelos, uma luva de esfoliação e um sabonete preto.
Obs.: Hammams públicos muitas vezes cobram um valor extra por estes produtos, enquanto os privados incluem o conjunto na cobrança. Os homens ficam de bermuda ou sunga, e as mulheres de bikini ou calcinhas de papel.
Parte 02: Sauna úmida
Logo, o visitante é direcionado à sauna, onde o calor úmido e a água corrente morna ajudam no processo. Este é um espaço bem decorado, de pouca luz, com pedras de mármore aquecidas e locais para sentar e deitar. Ali se permanece um período para suar, abrir os poros e liberar toxinas do corpo. É o autêntico banho árabe.
Nesse espaço os massagistas derramam tigelas de água quente nos banhistas. Depois de alguns minutos, o banhista se deita na pedra quente e recebe uma esfoliação completa. É uma lavagem intensiva e vigorosa com luva áspera por todo o corpo, incercalada por duchas de água quente.
Em seguida, o banhista recebe um banho de produtos naturais, como sabonetes pretos e shampoos à base de óleo de Argan. Por fim, é envolto em uma toalha e direcionado para o terceiro cômodo.
Obs.: Em locais públicos, o banhista faz tudo por conta ou contrata algum massagista no local. Em spas, os funcionários fazem todo o processo.