-
Posted By admin
-
-
Comments 0
O Vasa Museet de Estocolmo é um dos museus mais espetaculares que eu já vi na vida! Sem brincadeira! Se você não curte museus, esse é o tipo de museu que irá mudar os seus conceitos! Isso porque o Vasa Museet conta a história de um navio que foi construído no século 17, mas de quebra, conta um pedaço da história da Suécia junto. E também mostra muita arte, esculturas e cultura desta época. E pode tirar fotos! OMG! Conheça todos os detalhes do Vasa Museet de Estocolmo e garanta o seu ingresso!
Bom, para resumir, o Vasa Museet é o museu onde está o Navio Vasa, que foi construído entre 1625 e 1628. O navio em si era uma maravilha, e para a época, era uma das obras mais espetaculares que o mundo já tinha visto. Foi construído a comando do Rei Gustavus II Adolphus, que queria mostrar ao mundo a grandeza e magnitude da Suécia e intimidar os seus inimigos. O navio então foi construído para abrigar 64 canhões de guerra, 300 soldados e 145 marinheiros. Eram 5 decks que mediam 69 metros e se distribuiam em quase 20 metros de altura. E inúmeras esculturas e peças decorativas adornavam o magnífico navio.
O curioso deste navio é que, quando ele foi lançado para navegar no mar báltico, ele afundou! O que?! É, o navio afundou em 20 minutos!!! O que para a realeza deveria ser o maior orgulho náutico do país, foi na verdade um grande fiasco… Só que a história é algo fantástico, né não? Depois de passar mais de 300 anos naufragado perto de Estocolmo, um rapaz bem curioso (que se chamava Andrés Franzén) resolveu procurar o navio e em 1956 ele encontrou o Vasa quase intacto no mar báltico!
Mais interessante ainda é que ele conseguiu lançar uma campanha chamada “Save the Vasa” e em 1959, começou uma empreitada ainda mais fantástica para tirar o navio do mar! Dá pra imaginar como faz para puxar do fundo do mar 1.210 toneladas de madeira?! Pois os suecos imaginaram e conseguiram puxar o barco lá do fundo sem causar nenhum arranhão ao navio, e nem aos homens envolvidos nessa tarefa! IMPRESSIONANTE!
Bom, no museu você vai saber desta e de tantas outras histórias da época em que o navio foi construído e da época em que o navio foi retirado do mar! É fascinante entender os detalhes do navio, os trabalhos dos artistas e dos engenheiros da época, e os arqueologistas e historiadores de anos mais tarde! Fora isso, você vai ter a chance de tirar algumas fotos espetaculares deste navio, que você precisa visitar durante a sua visita por Estocolmo!
Bom, o Vasa Museet fica localizado na ilha dos museus de Estocolmo, Djurgården. É uma das ilhas mais legais de Estocolmo porque além do Vasa, em Djurgården também está o museu do Abba, o Nordiska Museet, e claro, o Skansen, o museu vivo e aberto de Estocolmo.
O Vasa Museet fica aberto diariamente, mas os horários mudam conforme a época do ano:
- 1 Junho – 31 Agosto: Diariamente das 8h30 às 18h
- 1 Setembro – 31 Maio: Diariamente das 10h às 17h (às quartas-feiras fica aberto das 10h às 20h)
O museu fecha nos dias 1 de janeiro e de 23 a 25 de dezembro. A entrada para o Vasa Museet custa 130 Coroas Suecas (SEK) para adultos, estudantes pagam 100SEK. E você pode ver mais informações no site oficial do museu Vasa.
Há visitas guiadas em inglês a cada 30 minutos, última visita às 16h30. Tem também tours em espanhol, às 11h30 e às 13h30, ambos os tours já estão inclusos no valor do bilhete, o que vale muito a pena.
É também possível fazer a visita com um áudio guia em espanhol e você pode baixar os mp3 no seu próprio telefone ou ipad por exemplo, tudo isso for free, grátis, 0800 meu povo! Para baixar os áudios, clique aqui.
Foto: Åke Eson Lindman, Vasa Museet
Gostaria de deixar um agradecimento especial à equipe do Vasa Museet que nos recebeu para esta visita e nos contemplou com um guia super completo sobre o Museu. Algumas das fotos aqui publicadas são de propiedade do Vasa Museet e dos fotógrafos acreditados! O blog visitou o Vasa Museet a convite da assessoria de imprensa do museu.