-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Posso contar que eu amei visitar o Museu do Chaplin na Suíça!? Eu adoro museus, mas na Suíça a natureza é tão espetacular que eu raramente opto por estar em algum lugar fechado quando tenho a oportunidade de apreciar a vida ao ar livre.
Porém, quando o museu entra na minha lista de museus preferidos do mundo, a coisa muda de figura. E foi num dia espetacular de muito sol que eu descobri o maravilhoso Museu do Chaplin, localizado em Vevey, cidadezinha linda na Suíça francesa, à beira do Lac Léman.
E eu só descobri este museu por causa da programação linda do #ExperienceVevey que aconteceu em março deste ano, com todas as informações detalhadas neste post aqui.
Bom, vamos falar do Museu do Chaplin e de como encaixar ele na sua viagem pela Suíça? Vamooooos!
Onde fica o Museu do Chaplin?
Fica em Vevey, como disse lá em cima, cidadezinha na beira do Lác Léman. Acho que você consegue encaixar uma visita em Vevey se estiver em Montreux ou Lausanne, que estão bem próximas. O Museu do Chaplin fica numa colina, na casa onde Charles Chaplin viveu. Você pode chegar lá de carro (lá tem estacionamento privado), ou de transporte público. Neste caso, pegue um trem até Vevey e depois o ônibus de número 212 até a parada “Chaplin”.
O endereço é Route de Fenil, 2 – 1804 Corsier-sur-Vevey – Switzerland.
Como é o Museu do Chaplin?
Este é um museu dedicado à vida e à obra de Charlie Chaplin. O lugar merece pelo menos 2 horas e meia de visita, mas talvez você passe toda uma tarde ali sem nem perceber – foi o nosso caso. Aberto em abril de 2016, o Museu do Chaplin é muito mais do que um lugar onde você pode aprender sobre a vida deste gênio. Lá, você vive o próprio Chaplin, junto das estrelas que conviveram com ele e que transformaram a sua vida num espetáculo. É um lugar onde se mistura entretenimento e cultura, filmes e personagens, experiências sensoriais e lúdicas com lições para toda vida.
A visita começa com um breve filme que faz uma justa introdução do que você irá vivenciar pelas próximas horas neste museu. Em seguida, é o momento de interagir com as primeiras personagens que influenciaram a obra de Charlie Chaplin, alguns dos quais lembramos até hoje.
Por vários momentos, eu me senti transportada no tempo sem internet, sem vídeos 4k e sem efeitos especiais. Uma era em que trabalhar com cinema era uma arte ainda rudimentar, totalmente dependente do talento e da força de expressão dos atores, que nem voz tinham. O show business explorava teatros, musicais e performances ao vivo, dando pouca importância às produções independentes de cinema – algo caro, pouco criativo e de gosto duvidoso para a época.
Foi Chaplin quem revolucionou a forma de fazer cinema, quem atraiu curiosos às câmeras e investidores às projeções. Foi Chaplin quem provocou risos e choros contando histórias magníficas sem emitir um som. E foi o próprio Chaplin quem me contou tudo isso no Museu do Chaplin em Vevey.
São 1850m2 de exibições completas, experiências interativas e muito bom gosto. A primeira parte da visita celebra a obra e a vida profissional de Charlie Chaplin, enquanto a segunda parte é a dedicada à vida particular do artista em sua casa, contando detalhes sobre a rotina, hábitos e esquisitices de Charlie Chaplin. Você poderá visitar os cômodos, observar objetos pessoais e conhecer as principais polêmicas que rodearam Charlie Chaplin até o final da sua vida.
No fim da experiência você ainda poderá conhecer o The Tramp, um café-restaurante que fecha a experiência ao melhor estilo hollywood, com preços bem justos para o padrão Suíça.
Informações úteis sobre o Museu do Chaplin
O preço é de 24CHF por pessoa, crianças de 6 até 15 anos pagam 18CHF. Parece caro, mas depois que você for, vai entender porque vale cada centavo investido. Está aberto diariamente das 10h às 18h, exceto nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro. Recomendo a visita após o almoço, começando no máximo às 14h, assim você conhece o Museu, aprecia um café e pode ver o pôr-do-sol lá do alto antes que o museu feche (se for na estação fria!).
Há tours guiados (RECOMENDO!!!) em português, nós fizemos o passeio com a Yoléne, uma querida que deixou a visita ainda mais especial. Neste caso, os tours possuem uma taxa extra de CHF160 por grupo de no máximo 20 pessoas e devem ser agendados com antecedência pelo site oficial Chaplin’s World.
Links Úteis para viajar pela Suíça
Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.
Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia “Calor Nos Alpes” é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.
O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?
Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.
Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!
Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:
Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:
Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.
Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂
E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.