-
Posted By admin
-
-
Comments 0
A Ilha de Santo Aleixo foi um dos passeios que fizemos durante a nossa viagem a Porto de Galinhas e simplesmente chegamos à conclusão de que este é um paraíso natural que você simplesmente PRECISA conhecer! Aqui neste post você vai conferir o passo a passo para aproveitar as belezas da Ilha de Santo Aleixo.A nossa idéia era justamente conhecer um lugar um pouco fora da rota tradicional de Porto de Galinhas, um lugar mais sossegado, onde tivéssemos mais tranquilidade para curtir a natureza com calma. E se você curte este tipo de passeio, vai adorar saber que a Ilha de Santo Aleixo é um achado no meio da tão pop Porto de Galinhas! OMG! Eu não acreditei quando vi aquela água cristalina dando sopa ali, vazia, com uma meia dúzia de turistas curtindo o bem bom da ilha na maior paz! Raridade!
Fica nos limites de Barra do Sirinhaém, ao sul de Porto de Galinhas. O trajeto entre Porto de Galinhas e Barra do Sirinhaém dura cerca de 40 minutos de carro. A ilha de Santo Aleixo é uma ilha vulcânica de aproximadamente 36 hectares, que hoje é propriedade privada. Não há população nativa, a ilha é utilizada pelas pequenas empresas de turismo que ocasionalmente levam turistas até lá, portanto, se você estiver em Porto de Galinhas, aproveite e conheça de uma vez este paraíso!
Você pode chamar o Alex que organiza tudinho pra você. Ou então, vá de carro até a Barra do Sirinhaém e procure pela praça. Só tem ela! Lá estarão as empresas levando os turistas de lancha até à ilha de Santo Aleixo! O nosso passeio foi feito com o pessoal da Monteiros Tour (João Pires 81. 98727-0292 ou 99819-8758). Nós embarcamos ao redor de 10h30 para a ilha, o passeio de lancha durou cerca de 15 minutos. Sugiro que você se informe com eles quanto ao preço e horários de saída, mas quando nós fizemos o passeio (dezembro 2015), o valor era de R$60 por pessoa, com permanência aproximada de 3 horas na ilha.
Desfrutar da ilha, né! A ilha é um lugar surreal de tão bonito e tão tranquilo, uma surpresa que nós não esperávamos, de verdade. São praias com águas cristalinas e uma infra-estrutura simples com alguns serviços ao turista, como cadeiras, barracas, petiscos e bebidas refrigeradas. Apesar de ser uma ilha, o preço das comidas e bebidas é super justo!
Chegando lá, você irá se instalar em uma das cadeiras com guarda-sol e terá que escolher entre desfrutar do sol e da praia de chegada, desfrutar de trilhas por entre a vegetação nativa e pedras de origem vulcância, desfrutar da vista paradisíaca ou desfrutar da outra praia, que fica depois da trilha!
Nós optamos por seguir o grupo na trilha e conhecer a outra praia! Quando nós fomos, os meninos que trabalham na ilha providenciaram máscaras e snorkel para a gente, sem cobrar nada a mais por isso! Iei!!! Ganhamos de brinde a chance de apreciar os peixinhos naquela água cristalina! No fim da caminhada, nossa comida já estava quase pronta e foi só o tempo de mergulhar rapidinho para desfrutar de um lagostino fresco, preparado ali na hora! Viu quanto desfrute?
- É ou não é um paraíso escondido?
O interessante deste passeio foi ver que ainda existe um lugar tão bonito por ali que não foi tomado pela mega estrutura de resorts e de turistas disputando um espaço na areia. A ilha oferece uma tranquilidade fora do comum, ideal para quem quer somente apreciar a natureza e relaxar sem ser incomodado por nada que não seja o sol e a brisa do mar!
Pelo que estive pesquisando, aos finais de semana há mais gente buscando a ilha, ou seja, ela não vai ser aquela coisa paradisíaca sem ninguém, né? Se quiser mais tranquilidade, prefira dias de semana e temporadas baixas. A ilha é realmente muito simples, portanto, não espere uma mega estrutura de resort por ali! Aliás, acho melhor você ir o quanto antes para lá, antes de que algum resort resolva atracar por ali e fazer de Santo Aleixo uma experiência completamente diferente.
Leve muito protetor solar, o sol pega forte por ali, e é sempre bom levar repelente também, principalmente se for caminhar pelas trilhas. As trilhas são fáceis, mas tem muita pedra e algumas subidas mais delicadas. Se você tiver dificuldades de locomoção, evite. Ah, você sabia que há navios naufragados próximo a ilha? Muitos mergulhadores adoram explorar estes achados, se você mergulha, converse com o guia para entender como chegar até eles e aproveite!
[fdp_sc]