-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Rotterdam é a segunda maior cidade holandesa, com pouco mais de 600 mil habitantes. Ela também é conhecida por sua arquitetura moderna, já que foi praticamente reconstruída das cinzas após a Segunda Guerra Mundial. Com grandes e modernos edifícios à beira do rio Nieuwe Maas, Rotterdam é também importante por ser sede do maior porto da Europa e um dos maiores do mundo.
Rotterdam fica na província de Zuid-Holland ou Holanda do Sul. Ela faz parte do Randstad, o que os holandeses consideram como a união das 4 maiores cidades holandesas (e seus arredores), formando uma importante zona econômica, a mais densamente povoada da Holanda.
Por ser um grande centro econômico do país, com inúmeras empresas e expatriados, por possuir uma arquitetura moderna, com vários arranha-céus, algumas ilhas, e por ser toda contornada por água, Rotterdam é também apelidada por Nova Iorque Holandesa.
A vantagem, na minha opinião, é que o caos em Rotterdam é infinitamente menor que o da Nova Iorque original. Mas isso não a deixa atrás! As opções de arte (inclusive a céu aberto) são inúmeras, e eu adoro esse ar de cidade grande com jeito de cidade pequena que Rotterdam possui.
Como chegar em Rotterdam?
Você provavelmente chegará de trem em Rotterdam. A estação de trem da cidade é super moderna e linda! Ela está conectada com as maiores cidades do país – incluindo o aeroporto – com trens de alta velocidade.
Do Aeroporto de Schipol (Amsterdam) a Rotterdam são apenas 23 minutos, se você pagar o trem direto. Já da estação de Amsterdam a Rotterdam é algo em torno de 35 minutos, podendo ser pouco mais de 1 hora, caso o trem pare nas cidadezinhas do caminho.
Há uma estação de metrô dentro da Estação Central de trem e ao lado há várias paradas de ônibus e de tram. E para rodar de forma ilimitada na cidade, o bilhete Rotterdam Welcome Card é a melhor opção. Ele é um passe de 1 a 3 dias que de tá, além do acesso ilimitado às linhas de metrô, tram e ônibus de Rotterdam, descontos em atrações, museus e restaurantes.
Antes de sair correndo e pegar o seu transporte, não deixe de admirar a beleza da fachada desse edifício. Eu sempre paro para admirar quando passo em frente e nunca me canso de olhar para todos os detalhes.
O que fazer em Rotterdam?
Como Rotterdam é uma cidade de médio porte, você pode fazer todo o centro à pé ou com bicicleta. Dá pra alugar uma bike na Estação Central.
Eu prefiro a opção com a bicicleta, pois cansa menos e é mais divertido. A cidade, como qualquer outra na Holanda, tem seu espaço especial para as bikes e você verá mais gente em bicicletas do que em carros, certamente! Mas se você preferir transporte público, não esqueça dos bilhetes integrados de metrô/tram/bus que eu falei antes.
Calypso
A saída/entrada principal da Estação Central fica na Av. Westersingel e Av. Mauritsweg (duas avenidas paralelas separadas por um canal), por onde vale uma caminhada. Ali temos um complexo de prédios ultra modernos e lindos chamado Calypso (que nada tem a ver com a banda do Brasil! hahah).
Vale a pena conhecê-los principalmente para quem curte arquitetura.
Canal de Rotterdam
Chegando ao Canal, você irá encontrar a Rota das Esculturas, com inúmeras esculturas modernas ao ar livre. Quando o dia está bonito, você poderá ver várias pessoas sentadas na beira do canal, conversando, tomando uma cerveja ou simplesmente aproveitando o sol.
Recomendo você fazer o mesmo!
Centro Histórico
No centro da cidade você verá o prédio da prefeitura, na Av. Coolsingel, lugar que eu particularmente gosto muito. Você verá que ele mantém a sua arquitetura antiga, por ser um dos poucos sobreviventes da guerra.
Ali perto também há outras atrações como o Miritiem Museum, que conta um pouco sobre o porto de Rotterdam, toda a história da Holanda e ainda te dá a possibilidade de visitar um navio de 1868. Outra é a Erasmusbrug, a principal ponte da cidade, que vamos falar mais adiante.
Ali ainda no centro, recomendo que você sente para almoçar ou tomar um café ou cerveja no Markthal, o lindo mercado de Rotterdam. Ali você encontrará diversos bares, cafés e restaurantes, com comidas do mundo todo, inclusive holandesas!
Falando em culinária holandesa, que não é tão elaborada assim, não deixe de comer o sanduíche de croquete. Eu nunca como o pão, mas amo o croquete com mostarda!
Bom, voltando ao Markthal, o edifício é super moderno, em forma de túnel, com casas residenciais ao redor e o mercado embaixo. O interessante é que os apartamentos do edifício também tem vista para o mercado e você vai ficar impressionado com a acústica do lugar… Zero barulhento como os mercados que estamos acostumados. Vale a pena a visita!
Casas Cúbicas e Grotekerkplein
Em frente ao Markthal você verá as famosas casas cúbicas, que são casas em formatos de cubo. Sim! Até hoje eu me pergunto como as pessoas conseguem viver ali. É muito interessante! E falando em interessante, a poucos passos dali, na Grotekerkplein, você encontrará uma linda pracinha e uma igreja – Laurenskerk – em que parte dela se transformou num bar! Sim!!!! Você poderá tomar uma cerveja no que antes era uma igreja.
Uma experiência única, não?
Ponte Erasmus
Indo para a parte Sul de Rotterdam, você não pode deixar de passar pela ponte Erasmus ou Erasmusbrug, que liga as duas partes da cidade e tem esse nome em homenagem ao importante humanista holandês da renascença, Desiderius Erasmus (1466-1536). Os amantes de arquitetura vão gostar de saber que a ponte foi desenhada por Ben van Berkel e foi concluída não há muito tempo, em 1996. Ela possui 802 metros de comprimento e 139 metros de altura e nas suas extremidades seu formato lembra o de um cisne (um animal que você verá muito pelos canais da cidade!).
Cruzar a Erasmusbrug de bicicleta é algo bem divertido de se fazer, principalmente em dias com bastante vento.
Falando em vento, ele sopra ali de forma intensa! Mas não tenha medo. É extremamente seguro e tem ciclofaixa dos dois lados, além de pista para carros e pedestres. Dali de cima do rio Nieuwe Maas você poderá ter a sorte de ver transatlânticos atracados ao lado da ponte ou barcos de todos os tamanhos passando. Inclusive essa ponte se abre para que barcos maiores passem sob ela. É uma diversão ver uma ponte tão grande se abrir assim!
Sul de Rotterdam
Do outro lado da ponte, no lado sul, você verá prédios mais comerciais e uma das áreas que eu mais gosto. Não deixe de parar no Hotel New York, também um dos poucos edifícios que resistiram à Guerra. Tomar um café lá tem um sabor super especial, tanto na parte de dentro, quanto na parte de fora, quando o dia estiver ensolarado e bonito. Mas não coma muito, pois logo ali perto, também na beira do rio, tem o Fênix Food Factory, um espaço que era um antigo galpão e que se transformou numa espécie de coletivo de bares e restaurantes deliciosos.
No Fenix Food Factory você poderá provar uma tábua de queijos sortidos holandeses por 4 euros (5 variedades de queijo por pessoa). Além de frios, sanduíches holandeses, comidas turcas, Stroop Waffle (a sobremesa típica daqui) e cervejas, muitas cervejas artesanais deliciosas e sidras. Eu adoro ir lá quando o dia está bonito e comer olhando para o rio.
E se você é do tipo que gosta de balada ou um lugar mais badalado, Witte de Withistraat (carinhosamente apelidada de Witte de Witty) é o local para ir à noite, jantar ou comer uns petiscos, ver gente e beber algo. Uma rua cheia de bares e restaurantes, onde os Rotterdamers adoram ir nos fins de semana.
E para quem gosta de passeio de barco, abaixo da Erasmusbrug você pode encontrar barcos que fazem tour pelo rio Nieuwe Maas e que inclusive te levam para conhecer o porto da cidade!
Rotterdam fora da rota
Aqui vão quatro lugares que eu amo em Rotterdam, que não estão necessariamente na rota super turística, mas que valem uma visita!
Possee
É um restaurante e galeria, ao lado do Fenix Food Factory, com opções super agradáveis de comidinhas e cervejas. O espaço é de cair o queixo. Eu descobri por acaso e sempre que posso vou lá! Adoro estar naquele galpão antigo, com antiguidades espalhadas, móveis estilosos, teto alto, janelas industriais… É uma visita que vale a pena, nem que seja para provar um cappuccino e o cheese cake deles, que é maravilhoso!
Vessel 11
É um barco/bar. Quer ver como os barcos Holandeses são adaptados para outras funções além de velejar? Esse barco super charmoso fica atracado perto do Maritiem Museum. Ele serve algumas comidinhas e cervejas, inclusive uma deliciosa cerveja da casa. Ali também acontecem shows à noite e é um lugar que eu adoro ir! Não deixem de comer bitter ballen, uma espécie de croquetes, que é típico daqui e que eu amo de paixão! O bittter ballen de lá é delicioso, principalmente acompanhada da cerveja da casa. Não deixe de provar!
Kraligen Bos
É um parque gigante e lindo, com dois moinhos de vento! Um deles tem um bar abaixo e um lago cheio de patinhos e cisnes. Se você tiver tempo sobrando e o dia estiver bonito, vale a pena a visita, principalmente se estiver de bicicleta! Sente abaixo do moinho, tome algo e aprecie a vista e o ar dessa deliciosa cidade!
Nieuwe Binnenweg
É também conhecida como a rua dos artistas! Mas o que atrai mesmo ali é a vivacidade da rua, com seus vários coffee shops, além de restaurantes e bares dos lugares mais diferentes do mundo. Vale uma passada, principalmente se você quiser experimentar um Donner Kebab típico.
Onde ficar em Rotterdam?
Rotterdam não é uma cidade muito grande e o sistema de transporte público é bem fácil e acessível. Porém o melhor lugar para se hospedar é na região central.
O Airbnb oferece ótimas opções e eu, quando cheguei em Rotterdam, fique em um na rua Nieuwe Binnenweg, bem cêntrico e perto de tudo. Como essa é uma rua agitada, há várias opções de bares, restaurantes e até supermercado, caso prefira cozinhar em casa.
Imagem: Airbnb
Ganhe créditos de desconto fazendo a reserva do Airbnb por este link aqui.
Próximo da Erasmusbrug também é um lugar interessante, onde há uma vida cultural mais agitada. E perto da Witte de Whitestraat, é um lugar fácil de se locomover e próximo aos principais museus da cidade.
O Booking.com também oferece ótimas opções, incluindo o Student Hotel, que é barato e super badalado.
Foto: Booking.com
Últimas dicas de Rotterdam
Rotterdam não é uma cidade extremamente cara. Ela é bem mais barata que Amsterdam, por exemplo. Você pode conhecê-la em um dia, obviamente, mas o ideal seria pelo menos dois dias inteiros. Como a hospedagem em Amsterdam é mais cara, a base em Rotterdam é excelente para conhecer outras cidadezinhas da Holanda. Lugares como Delft, Gouda e Den Haag, ficam bem pertinho de Rotterdam e dá pra fazer tudo por trem. Essas cidadezinhas são menores e basta um dia para ver cada uma delas.
E outra recomendação que eu sempre dou, faça seguro viagem! A gente nunca sabe do amanhã e eu SEMPRE faço seguro viagem independente de onde eu vou. E quando você entra na Europa, você também é obrigado a apresentar o seguro Schengen. Então venha prevenido e não seja barrado na imigração! Se você não sabe com quem fechar, eu costumo cotar com essa empresa aqui que sempre me dá os melhores preços. 😉