-
Posted By admin
-
-
Comments 0
A Itália já foi palco de vários textos aqui no blog de viagens Eu Ando Pelo Mundo e hoje mais uma vez aparece por aqui. Só que dessa vez eu resolvi listar os 10 fatos sobre a Itália que também poderiam ser sobre o Brasil. Afinal a gente tem muita herança da cultura italiana no nosso país, e pensando bem, até que somos muito parecidos… Concorda?
1. Doces
A paixão por doces é a primeira grande semelhança entre Brasil e Itália, na minha opinião. Italianos são fanáticos por bons doces que é uma maravilha! A começar pelos gelatos, que não há comparação. Mas daí entra o tiramissú, a granita siciliana, o panetone (é divino!), as tortas, tudo o que vai nutella (invenção italiana!), os produtos ferrero e um tanto mais. Eu diria que brigadeiro e beijinho são igualmente adoráveis, além da paçoca, pé-de-moleque, cocada, mousse de maracujá e por aí vai.
2. A Fila
Fazer fila é uma tarefa complicada na Itália. Até porque o conceito de fila na Itália não é algo muito claro. E furar fila não é mal visto socialmente. Eles vão se encaixando lado a lado até onde o espaço permitir, ou até que sejam atendidos, sem se preocupar em se organizar do primeiro ao último. Já no Brasil, bom, a fila depende de onde você estiver. Se a fila for grande, pode ter certeza que as pessoas vão se monitorar, mas se for uma filinha informal, talvez a gente nem encrenque.
3. O Trânsito
O mesmo conceito da fila se aplica para o trânsito na Itália. Atravessar a rua na faixa, com o sinal aberto para pedestres, ao lado do policial, com um carrinho de bebê pode ser uma missão impossível. E se conseguir, corre porque o sinal fecha rapidinho! Já no Brasil, uma esticadinha de braço ajuda na hora de cruzar a faixa, mas nem invente de desfilar pela faixa! É pra ir rápido se não o carro acelera! (Exceção: Brasília! Precisamos replicar o que acontece no DF por todo o país!)
4. Metrossexuais
Os homens na Itália se cuidam muito. Para eles, se algum produto for ajudar ao resultado no espelho, precisa entrar para o arsenal. Eles usam produtos para cabelo, sprays, gel, espumas de barbear com alguma tecnologia inovadora, cosméticos para pele, fazem manicure, sobrancelhas, usam camisas de grife, compram bolsas, sapatos, usam calças skinny, echarpes e muito mais. Eu ainda vou pedir conselho para algum italiano sobre qual produto usar ou como me vestir. Já um brasileiro padrão pode achar tudo isso um pouco exagerado, mas meu conselho: sigam o exemplo deles, galera!
5. O bronzeado
Na Itália, o verão é ansiosamente esperado, e com ele, a cor do verão. Os italianos são obcecados pelo bronzeado, mas algumas pessoas exageram. Eu já vi pessoas tão artificialmente bronzeadas que parecem terem sido enferrujadas no sol mediterrâneo. Já no Brasil, com tanta cultura de praia e verão, temos mesmo um bronzeado de dar inveja a qualquer italiano. E isso sabendo da importância do protetor solar e da hidratação!
6. Café & Cappuccino
Os italianos adoram café. Para eles, um bom café tem que ser muito forte. Eles concentram todo o café possível em um dedo de xícara para tomar tudo num gole só. E o oposto acontece com o cappuccino. Eles irão diluir todo o café numa caneca com leite e servir. Já no Brasil, cafézinho, café, cappuccino, moka, frapuccino e todas as derivações italianas são para degustar, de preferência com um biscoitinho de nata ao lado. A diferença é que nós brasileiros cultivamos o café! Enquanto na Itália os grãos são importados, no Brasil o café é nacional! Portanto, ponto pra nós!
7. Gestos Brasil e Itália
Os italianos são comunicativos. E 30 segundos de conversa terão mais gestos que palavras pronunciáveis. As mãos são complementárias às palavras e nem sempre eles precisam falar para dizer o que pensam. Basta uma paradinha no meio da rua para ver o teatro a céu aberto. E no Brasil, bom, gesto é que não falta! Aliás, em alguns casos, o gesto vem até antes da palavra no nosso país! Quem é que nunca parou para ouvir dessa forma?
8. Simpatia
A simpatia é presente na cultura do italiano, mas ela vem com um pouco de pavio curto ao mesmo tempo. Se por um lado eles irão te tratar muito bem caso você peça alguma informação ou necessite ajuda, por algum motivo simples eles são capazes de dizer todos os palavrões que conhecem caso algo lhes desagrade. Ainda assim, é possível ver um sorriso depois do estresse e ver que está tudo bem, era só um desabafo. No Brasil, sorriso no rosto é marca registrada dos brasileiros. Mas mexe com a gente pra você ver! Ecco!
9. Comida
Os italianos comem bem. E qualquer reunião com italianos vai envolver boa comida, mesmo a mais simples delas. É a festa dos carboidratos! Oh país para comer coisas gostosas! Pasta, pizza, focaccia, panini, prosciuto, formaggio, salami e putz… um tanto mais! E no Brasil, coxinha, pão de queijo, feijoada, torresmo, pamonha, churrasco… Difícil, mas nesse caso a picanha ganha do macarrão! Ponto pro Brasil!
10. Paixão por futebol
Na Itália futebol é adorado. Eles amam futebol e vibram pela seleção, que chamam de Nazionale ou Azurri, pela camisa azul. Eles são tetra campeões. Mas a gente ainda é o único Penta! 🙂