-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Buscando dicas sobre o que fazer no Porto? Chegou no lugar certo! Na verdade, vamos falar sobre o Porto e Vila Nova de Gaia, duas jóias portuguesas que merecem a sua visita! As dicas deste post foram um mix de dicas de uma amiga que conhece muito bem a região, junto com um pouco da minha experiência, então vamos lá: Porto, o que fazer?
Para quem não sabe, Porto e Gaia são separadas pelo belíssimo rio Douro e estão ficando cada vez mais procuradas pelos turistas do mundo inteiro. Além dos famosíssimos Vinho do Porto e do Bacalhau, há muitas maravilhas arquitetônicas, muita comida boa e uma natureza magnífica para explorar. Ah, a cidade do Porto é sempre no masculino, tipo o Recife, o Goiás, o Alegrete! Então já vai entrando no clima Do Porto, e não estranha, vou falar no masculino para que a coisa fique mais local!
Fica no norte de Portugal, no litoral do Atlântico, às margens do Rio Douro. Possui conexão com várias cidades do mundo, devido ao aeroporto Internacional do Porto. Ou seja, se você quiser fazer um vôo direto para o Porto, pode, mas como Portugal é um país bem pequenucho, dá pra fazer uma viagem começando por Lisboa e passando por Porto e Vila Nova de Gaia, e de repente você ainda consegue explorar a Espanha, já pensou?
Para aproveitar preços aéreos mais em conta, chegue em Lisboa e de lá pegue um trem ou um carro para Porto. Se decidir chegar de avião diretamente, também pode, mas daí perde o passeio terrestre que é lindo!
Em Lisboa, pegue o trem de alta velocidade – Alfapendular – na Estação de Comboios (jeito português de chamar os trens) Santa Apolônia e vá direto ao Porto (Estação De Comboios Campanhã).
Uma vez no Porto, visite Gaia que é bem do lado. Outra opção é alugar um carro em Lisboa e ir dirigindo até lá! Super passeio!
Dentro da rota turística os passeios mais populares são bem numerosos. Veja tudo o que dá pra fazer numa primeira viagem ao Porto e à Vila Nova de Gaia.
A Sé Catedral é imponente e de rara beleza em seu interior. É para ser vista e admirada sem pressa, bem como seu claustro, no lado Sul. Na ampla praça da catedral, conhecida como Terreiro da Sé, se tem uma visão privilegiada da cidade, do rio Douro e parte da Ribeira. Pertinho da Sé Catedral, estando no Terreiro da Sé, à esquerda, desça uma escadaria e vá conhecer a Igreja de São Lourenço (Séc. XVI), também conhecida como Igreja dos Grilos, em estilo maneirista.
Lá dentro você ficará deslumbrado com a riqueza de detalhes e o belíssimo retábulo de Nossa Senhora da Purificação, em talha dourada. É chamada de Igreja dos Grilos por ter sido, após a expulsão dos Jesuítas (primeiros proprietários), vendida aos Eremitas Descalços de Santo Agostinho, conhecidos como “Frades Grilos”, que ali permaneceram até 1.832.
Esta igreja apresenta um grande contraste entre a extrema simplicidade de sua fachada e o luxuoso interior de entalhes em ouro. Impressiona pela suntuosidade e beleza! Fica junto às Muralhas Fernandinas (Séc. XIV), estando bem próxima do Funicular dos Guindais, que liga o bairro da Batalha à Ribeira, na parte baixa da cidade.
A Igreja do Carmo possui um imenso painel de azulejos na sua lateral externa e a Igreja das Carmelitas, antes anexa ao Convento (convertido em parte de um quartel) também é muito bonita.
Impressiona pela riqueza de detalhes recobertos com mais de 200 kg de ouro e a maravilhosa obra “Árvore de Jessé”.
Igreja e Torre dos ClérigosIgreja de Santo Ildefonso (na Praça da Batalha)
Igreja de São Nicolau (quase em frente à de São Francisco).
Ribeira é uma região que fica perto do Rio Douro, no centro histórico de Porto. De lá se pode ver as caves de vinho e a ponte D. Luís, duas atrações bem populares em Porto. O charme são as casas coloridas que disputam espaço, no meio das ruas estreitas, com lojas, restaurantes e gente caminhando.
Se quiser uma dica de restaurante ali mesmo na Ribeira, vá ao “Chez Lapin” e peça o “Bacalhau com Natas”, ou “Polvo Assado”, ou quem sabe um “Novilho com Vinho do Porto”. Comida boa demais e farta, pode pedir uma mesa na “esplanada” vendo o rio Douro, ou então na parte interna do restaurante, é um lugar para ir comer devagarinho, degustando!
Outra dica: o restaurante Fish Fixe, que também tem comida boa, farta, deliciosa e um ambiente super legal ali na Ribeira também.
Aproveite que estará ali perto e faça o Cruzeiro das Seis Pontes. É um cruzeiro no rio Douro, nestes barcos chamados Rabelo. Eles partem do cais da Ribeira, passando pelas seis pontes que ligam o Porto à Gaia, vão até as proximidades da foz e retornam à Ribeira, lindo!
Este palácio foi construído no lugar do antigo Mosteiro de São Francisco, resultando numa edificação belíssima!
Tá aí uma coisa que você precisa fazer é andar de bonde elétrico, que em Porto são retrôs e absolutamente lindos!
A fundação cultural é uma das mais importantes de Portugal e o museu é o mais visitado em todo o país. O prédio mistura arquitetura contemporânea com Art Decò e toques de modernismo. E vale a pena comprar o ingresso antecipado do museu para conseguir melhores preços e evitar fila.
É a principal sada de concertos de Porto, em que se apresentam as três orquestras principais da cidade. O prédio foi projetado por Rem Koolhaas sendo finalizado em 2005.
Este Café está na lista dos 10 melhores cafés do mundo! Além da comida deliciosa, o atendimento é excelente e a decoração é linda!
Desde Porto, você pode cruzar a ponte Luis I à pé! Vá para Vila Nova de Gaia pela parte superior (por onde vai o metrô) e aproveite para fazer fotos fantásticas! Chegando em Gaia, do lado esquerdo, vê-se, em destaque, o Mosteiro da Serra do Pilar, outra visita inesquecível. Neste mosteiro tem um capela circular, lindíssima, com visitação paga e que dá direito a conhecer o claustro circular belíssimo e subir escadarias (acompanhados de um soldado – pois lá, agora, é um quartel da Artilharia) até o alto da cúpula da capela, de onde se tem uma visão estonteante.
As famosas caves de vinho do Porto ficam em Vila Nova de Gaia e merecem uma visita, pois são muitas e de excelente qualidade, como a “Sandeman”, “Ramos Pinto”, “Croft”, “Ferreira”, “Taylor”, etc. Na margem do rio Douro, em Gaia, também se come excelentes pratos de bacalhau, camarões, peixes diversos, polvo e muito mais, tudo muito farto e apetitoso. E quando for retornar de Gaia (andando, para fazer a digestão…) use a parte inferior da Ponte Luis I (onde passam os carros). Pode-se usar os taxis, ônibus de turismo, etc., mas à pé é uma delícia!
(“Castelo do Queijo” devido ao seu formato), fica bem na beira do Oceano Atlântico, na Pérgola da Foz, Praia do Ourigo, e, na parte do centro da cidade, o “Mercado do Bolhão”.
A cidade do Porto tem praças lindas, avenidas largas e uma infinidade de lugares para se ver, joalherias (com as famosas filigranas portuguesas) e um comércio de ótima qualidade.
Se estiver no calçadão da rua Santa Catarina, vá conhecer o “Mengos – Pastelaria e Restaurante”, onde os mais deliciosos risóis (risoles) de camarão, pastéis (bolinhos) de bacalhau e infinitas outras delícias certamente serão maravilhosas surpresas. Isto sem falar num “Fino” geladinho (chope), um suco de frutas e doces de enlouquecer qualquer um! (Rua Santa Catarina nº 161).
Outra sugestão é o Café Santiago, na rua Passos Manuel nº 198, próximo à Praça da Batalha. Lá a tentação se chama “Francesinha”… Não dá para descrever… Só vendo e comendo! E o cachorro quente no prato? Perfeito! Que molho é aquele, mamma mia!!!
Para comer um sorvete tão delicioso quanto os italianos, vá para a “Sorveteria Amorefrato”, na rua Passos Manuel nº 69. Uma infinidade de sabores, além de tantas outras delícias. Ali pertinho do calçadão da Santa Catarina e da região de comércio.
No Porto, o melhor é procurar se hospedar num hotel próximo às regiões da Baixa, do Centro, da Ribeira, nas proximidades do centro histórico, pois facilita bastante para bons passeios e descobertas à pé. Um hotel que eu recomendo é o Hotel Quality Inn que tem uma ótima relação custo X benefício, com bons preços e bons serviços, além de estar numa localização excelente, perto de tudo!
Aproveita e faz uma boa viagem, coma muito e divirta-se!