-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Pensando em visitar as Highlands na Escócia? Então dá uma olhada nas nossas dicas! Antes de mais nada, é importante saber que a Escócia é a terra do verdadeiro whisky, do scottish kilt (a saia que os homens usam, mas não conte para ninguém que eu disse isso, se chama KILT) e do Highland cattle, aquele boizinho lindinho de franjas! Um passeio bacana para quem está na Escócia é visitar as Highlands, que ficam na região noroeste da Escócia. As Highlands – terra dos highlanders – são compostas pela parte noroeste da Escócia e também pelas ilhas menores ao redor. É um apanhado de montanhas recortadas pelo mar que formam uma paisagem de tirar o fôlego – tipo, um lugar que você TEM que conhecer! Ponto.
As Highlands ficam no noroeste da Escócia, é a região mais ao norte do Reino Unido. Por ter esta costa toda recortada, as paisagens são fantásticas, as montanhas parecem que foram rasgadas até o mar. Vem desta região algumas das grandes histórias de aventuras, monstros, fadas e fantasias que escutamos por aí, como a história do Monstro do Lago Ness! 😀
Segundo a lenda, o Monstro do Lago Ness habita as águas profundas do Loch Ness e é um descendente sobrevivente dos dinossauros, mais exatamente dos pleriossauros – adoro a wikipedia! Nos anos 30, algumas pessoas afirmaram terem visto o monstro por lá, fizeram fotos, expedições, explorações científicas. Mas na realidade, Nessie – apelido carinhoso do nosso monstrinho – nunca se apresentou pessoalmente para ninguém! Quem sabe na sua viagem você tem a sorte de ver o monstrinho por lá? 😀
Para chegar nas Highlands e no Lago Ness eu usei o tour do MacBackPackers e, para um tour de mochileiros, foi ótimo. Normalmente eu prefiro fazer os passeios por conta própria, mas como eu estava sozinha nesta viagem, resolvi não arriscar e valeu muito a pena fazer este tour.
O preço para os 3 dias de viagem foi de 163 euros (individual), incluído hostel por 2 noites, transporte de ida e volta e as histórias do guia, o lendário @Graeme – personagem divertidíssimo do tour -, com uma playlist genial para cada paisagem. O roteiro que eu escolhi na época se chamava “Monsters and Myths”, mas agora se chama “3 Day Loch Ness and Isle of Skye”. Eles fazem os tours durante as temporadas e no site você pode agendar o roteiro que funciona bem direitinho.
O tour saiu de Edimburgo cedinho e no primeiro dia atravessamos o centro da Escócia, com direito a paradas estratégicas no caminho, entre elas o Eilean Donan Castle e Fort William, dois lugares espetaculares que valem muito a visita.Também fomos conhecer uma destilaria de whiskey e fizemos uma pequena degustação da bebida! Yey!
Depois de passar pelo Lago Ness, fechamos o dia em Inverness, no “Inverness Student Hotel”, um hostel que possui uma boa estrutura nos quartos e um bom sistema de aquecimento – morria de medo de congelar de frio. Quem prefere um esquema diferente de hostel, aconselho um hotel no centro, com ótima relação de custo X benefício, o hotel Ardross Gleincairn. Este hotel é uma boa pedida para quem quer aproveitar Inverness mas não tá no clima de viagem de estudante. Como tudo é muito perto por lá, você pode ficar neste hotel por duas noites, daí no dia seguinte dá pra passar o dia rodando em Skye e voltar pra Inverness numa boa!
O nosso tour continuou no dia seguinte pela ilha de Skye, passando a tarde em Portree, uma vila portuária com menos de 2500 habitantes (linda!). A noite terminou em South Obbe, no hostel “Loch Buie Guest House” , possivelmente o lugar com o pôr do sol mais bonito que já vi na minha vida, olha isso!
O último dia foi de volta até Edimburgo com algumas paradas técnicas no meio do caminho, como por exemplo o Wallace Monument. É bem interessante fazer o passeio deles, que apesar de ser excursão, sai bem barato para quem quer economizar e conhecer bem as Highlands.
Após 3 dias nas Highlands, o tour retorna a Edimburgo, por volta das 5 da tarde. É uma viagem curta, mas muito intensa e vale cada segundo. Eu aproveitei que estava sozinha e usei o tempo para fotografar, escrever e pensar na vida. Adoro estes momentos de reflexão, e no meu caso, foi exatamente este o lugar que me inspirou a correr atrás de alguns sonhos e escapar daquela correria em que eu vivia. Ufa!
Aconselho visitar as Highlands entre Maio e Setembro, que não faz tanto frio. Como a ilha é bem no norte e venta muito por lá, alguns trajetos fecham no inverno por questões de segurança.
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: Easyturn