-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Procurando Dicas de São Paulo? Achou! Esses dias eu recebi a incumbência de fazer um roteiro com dicas de São Paulo para um amigo italiano irá conhecer a cidade. Ele passará uma semana trabalhando, mas terá um final de semana pela cidade antes de conhecer o Rio.
Assim, tive que dar uma super pinçada na minha memória (já faz um tempinho que não moro em Sampa) e selecionar o que eu gostaria de conhecer e comer se eu tivesse 5 noites e 2 dias na grandíssima metrópole paulistana. Além, claro, de considerar o perfil dele, um cara que é estudante de doutorado, adora música e é tranquilão. Bem, acabei sugerindo para ele o seguinte roteiro:
Leia também:
Top 10 bares de São Paulo
6 passeios incríveis para fazer usando o metrô de São Paulo
Tudo o que você precisa saber sobre transporte público em São Paulo
Tudo sobre aplicativos de transporte em São Paulo
1. Vila Madalena de noite
Nas noites livres, após os longos dias de congresso, eu falei para ele a ir à Rua Aspicuelta, da Vila Madalena, para conhecer o nosso “happy hour”.
Ali é cheio de barzinhos, com música ao vivo e comidinhas de botecos que só nós temos! Sem contar as nossas deliciosas caipirinhas e cachaças! Fora que ali também tem o famosíssimo Beco do Batman, para apreciar os grafites da cidade. Uma das boas dicas de São Paulo essa, não?
Beco do Batman, Vila Madalena, São Paulo. Imagem: diegograndi | Istock
2. Baladinhas diferentonas
Ainda para curtir as noites e conhecer coisas novas aconselhei-o dois bares legais e com personalidades marcantes: o Jazz nos fundos e o Bar Samba.
O Jazz nos fundos é um lugar muito simples, mas com ótimas bandas de jazz. Considerando que ele curte muito música, penso que ele não se assustará com o fato do bar ser um barraquinho no fundo de um estacionamento.
Já o Bar Samba, toca muito samba, às vezes com banda ao vivo. Lembro que uma vez fui com uns amigos e entre eles tinha um espanhol que delirou ao conhecer o som da nossa cuíca. Acho que ele também curtirá lá, seja por conhecer o nosso samba e descobrir novos instrumentos, seja por saborear deliciosas porções e caipirinhas!
Na minha opinião, estes dois lugares merecem entrar na minha lista de Dicas de São Paulo!
3. Paulistando na Av. Paulista
Sugeri também uma gostosa caminhada pela Avenida Paulista. Ali é gostoso de andar de dia e de noite. Eu pelo menos gostava bastante…
Pra mim a Avenida Paulista é uma das artérias de São Paulo que mais pulsa. Pulsa de gente, carros, barulhos… na minha percepção ela representa o símbolo do caos e da metrópole que Sampa é. Por isso está nas minhas dicas de São Paulo!
Depois do passeio pela avenida sugeri um pit stop na Padaria Bella Paulista. Ali ele poderá saborear o que quiser. Até mesmo a nossa canja, já que tem feito friozinho no Brasil.
Avenida Paulista. Imagem: wsfurlan | Istock
4. Pontos turísticos em São Paulo
Já para o seu final de semana aconselhei um passeio pelo Centro de São Paulo. Acho legal ele conhecer um pouco do nosso centro histórico também.
Falei para ele conhecer o Viaduto do chá, a Igreja da Sé, os prédios do Terraço Itália e o da Bovespa. Certamente o alertei para não fazer pinta de turista (tipo aqueles que ficam com mapa na mão, máquina fotográfica pendurada no peito, etc).
Falei para ficar atento e ir somente durante o dia. De preferência no sábado que ainda tem bastante gente andando pelas ruas. Afinal, estes conselhos não podem faltar nas dicas de São Paulo para turistas, não?
São Paulo. Imagem: Banco de Imagens Istock
5. Mercadão de São Paulo e outros pontos interessantes
O Mercado Municipal de São Paulo foi uma dica do tipo: “você deve ir!” Não só pela gostosura exagerada do sanduíche de mortadela, mas porque ali se pode ver, saborear, fotografar, as nossas delícias naturais! Frutas, verduras, peixes, etc.
Também falei de dois outros lugares bacanas, que são o Mosteiro São Bento e a Praça Benedito Calixto. Grandes opostos, mas viva a nossa diversidade!
Lembrei do mosteiro da São Bento porque aos domingos de manhã (às 10h) tem missa com Canto Gregoriano e Órgão. Quando fui me arrepiei e acho que vale muito a pena conhecer. Ainda mais para ele que adora música.
O problema é que a missa é muito longa e você precisa chegar um pouco antes para conseguir um lugar para sentar. Mas caso ele não curta ele pode ir embora, ninguém é obrigado a ficar até o fim da missa…
Já a Praça Benedito Calixto eu recomendei porque de sábado tem uma feirinha ótima.
É um espaço em que se misturam vendedores de antiguidades com vendedores de artesanato moderno. Sendo assim um ótimo lugar para achar lembrancinhas legais.
Ali também tem coisas típicas para comer. Como bolinho de bacalhau e pastel. E às vezes, de sábado ou domingo à tarde, tem rodas de samba ou grupos de chorinho no meio da praça. Sem contar que parte da Rua Teodoro Sampaio é tomada por lojas que vendem instrumentos musicais e muitas vezes, também aos finais de semana, rolam bandas tocando ao ar livre no meio da calçada.
Considerando, de novo, que ele curte música, este é outro lugar que eu não tinha como não indicar nas minhas Dicas de São paulo.
Leia também: Cinco restaurantes em São Paulo para visitar no centro da cidade
5. Dicas de turismo local em São Paulo
Outros lugares que o sugeri foram os Bairros Bexiga e da Liberdade, o Parque do Ibirapuera, o Museu do Ipiranga e o Museu do Futebol, que mesmo não sendo um fã de futebol vale a pena. É um museu tecnológico e interativo. E a parte da arquibanca das torcidas de futebol é sensacional!
6. Comidas típicas
Como todos sabemos, os italianos são ligadíssimos em comida, por isso também dei dicas sobre as nossas deliciosas gulosices. Falei do sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, mas tão bom quanto este é o lanche de pernil do Bar do Estadão.
Além de ser um típico boteco, este bar funciona 24 horas por dia, 363 dias por ano, e seu sanduíche de pernil é considerado como o mais famoso de Sampa.
Falei para ele também ir a alguma das grandes churrascarias de São Paulo, acho que assim ele entenderá o real significado da palavra gula.
Falei para ele passar em uma das deliciosas padarias. Na verdade eu falei das duas que eu adorava ir quando morava lá: Bella Paulista e Galeria dos Pães. E para não se esquecer de provar um verdadeiro hambúrguer (os hamburgues italianos são terríveis), para isso eu contei dos lanches do Mr. Mill’s Burguer.
Leia também: Cinco confeitarias de São Paulo para conhecer agora mesmo
Continuando no tópico comida, falei para ele não deixar de experimentar:
- Prato feito (arroz, feijão, bife, batata e salada)
- Pastel
- Coxinha
- Feijoada
- Canja de galinha
- Pizza (para conhecer a diferença entre pizza italiana e pizza brasileira)
- Porções de botecos: Bolinho de bacalhau, Bolinho de mandioca, Batata frita, Isca de peixe, etc.
- Café da manhã em uma padaria. Ensinei-o a falar “Pão com manteiga na chapa e um pingado”.
Leia também: 7 cafés para conhecer em São Paulo
Caso ele ainda tenha tempo, indiquei o MAM – Museu de Arte Moderna e o SESC Pompéia, porque sempre tem exposições e shows legais.
E, apenas para que ele conheça mais alguns lugares típicos de lazer dos paulistanos, falei da Rua Oscar Freire, no Jardins e do Shopping Morumbi ou qualquer outro shopping da cidade.
Sei que São Paulo tem muito mais coisas e que a cidade é realmente enorme, mas levando em consideração que ele terá poucos dias para fazer turismo, selecionei os lugares que eu mais gostava para compilar esta lista com dicas de São Paulo, tendo o cuidado de equilibrar turismo tradicional com hábitos locais.
Porque isso é o melhor quando fazemos turismo. É legal conhecer os pontos turísticos, mas também é muito legal fugir da rota e se infiltrar nos lugares frequentados pelos cidadãos locais, não? E você, o que achou destas dicas de São Paulo?
Endereços
Shopping Morumbi – Av. Roque Petroni Júnior, 1089, MorumbiJazz nos fundos – Rua João Moura, 1076, PinheirosMosteiro São Lourenço – Largo São Bento, s/no, CentroPraça Benedito Calixto – Fica entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Rua Teodoro Sampaio, Jardim PaulistaMuseu do futebol – Praça Charles Miller, S/N, Estádio do PacaembuMuseu do Ipiranga (também conhecido como Museu Paulista) – Parque da Independência, s/n.º, IpirangaBar estadão – Viaduto 9 de julho, CentroMercado Municipal – Rua Da Cantareira, 306, LuzBella Paulista – R. Haddock Lobo, 354, ConsolaçãoGaleria dos Pães – R. Estados Unidos, 1645, Jardim América
Mr. Mill’s Burguer – R. Abílio Soares, 165, Paraíso
[fdp_sc]
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: wsfurlan