-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Depois de uma semana em Leuven (Bélgica), fomos eu e o meu amore, passar um final de semana na Holanda. Como já conhecíamos Amsterdã, optamos por Rotterdam e Delft. Assim que chegamos à estação de trem de Rotterdam (Roterdão ou Roterdã) nos encantamos com a arquitetura e modernidade da estação central. O prédio é enorme todo de vidro e muito, mas muito limpo. Em seu hall central tem dois grandes painéis digitais que ficam passando lindas imagens da cidade, que só aumentam o toque de modernidade. E, ao sair da estação o encantamento é maior ainda. A sensação que eu tive é de que eu não estava mais na Europa. Rotterdam é uma cidade grande, muito moderna, sofisticada, com milhares de arranha-céus arquitetônicos.
Rotterdam é a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos. Ela também é conhecida como a fênix holandesa, pois renasceu de forma vibrante depois de ser completamente devastada na 2ª Guerra Mundial. É notável que a arquitetura pulsa naquela cidade. A inovação em seus prédios é fascinante. Ao caminhar pelas suas ruas é impossível não olhar para o alto ou querer atravessar rápido o cruzamento só para tirar uma bela foto daquele prédio esquisito, recortado, colorido… Até mesmo seus postes de ruas são diferentes e aqui ou ali se vê um todo modernoso. Resumindo, é muito fácil perder o seu rumo devido a essas belezas.
Passamos o dia passeando a pé pela cidade. Apesar de existir muitos museus por lá, não fomos a nenhum. Tínhamos apenas um dia por ali e só andar pelas suas ruas já estava sendo legal demais. Porém não deixamos de ir ao Euromast. Fomos lá ao final do dia e acho que foi a melhor opção, pois vimos um lindo por do sol e depois, a urbe se iluminando toda com as luzes da cidade. O Euromast é a torre mais alta da Holanda, ela tem uma torre extra, a Space Tower, que abriga o Euroscoop (elevador panorâmico e rotativo) de onde se observa uma magnífica vista de Rotterdam. O Euroscoop é uma câmara circular que sobe delicadamente até os 185 metros, lá no alto ele começa a girar e a descer bem devagar. A visão que se tem dali é espetacular! É possível ver toda a cidade e seu enorme porto – o porto de Rotterdam é o maior da Europa. E em dias ensolarados se pode ver até a Bélgica!
Seguindo com a nossa viagem, no dia seguinte fomos a Delft (18 km de Rotterdam). Foi uma ótima variação de paisagem, pois Delft é mais romântica, cortada por canais – nem de longe passa pela arquitetura moderna de Rotterdam. Ela lembra muitíssimo Amsterdã, só que com muito menos turistas.
A cidade não faz muito parte das tradicionais rotas turísticas, mas nem por isso deixa de ser um encanto. Pelo contrário.
O que nos impressionou logo de cara foi o enorme – mas enorme mesmo – bicicletário da estação de trem. A cidade respira bicicletas, acho que bem mais que Amsterdã. (O que possibilita ótimas fotos!)
A cidade possui também alguns museus, mas como tínhamos só algumas horas, pois ainda voltaríamos a Rotterdam, não fomos a nenhum. O famoso em Delft é a tradição da porcelana, a legendária Delftware, a cerâmica azul e branca. Há muitíssimas delas por todas as lojinhas da cidade, e tem umas que são mesmo umas belezinhas. A cidade também tem atrações como: Markt, Nieuwe Kerk, Stadhuis, Prinsenhof, Legernuseum. De todas as atrações, pra mim se destacou a Oude Kerk, uma igreja construída no século XIII, no ano de 1246. Ela é legal porque a sua torre foi cedendo com os anos e hoje está completamente torta. É ali também que está o túmulo do famoso artista da cidade, Jan Vermmer. Porém era domingo e a igreja estava fechada. Na cidade tem um antigo cata-vento aberto para visitas – foi bem legal ver como funciona de perto e ver como as suas pás são grandes e rápidas.
O nosso final de semana foi ótimo! Adoramos nossos passeios. A arquitetura moderna de Rotterdam pede mais dias, até porque tem vários museus interessantes por ali. Já a romântica e maravilhosa Delft com seus charmosos canais, enchem um belo dia de passeio. Ah! Preferencialmente não vá aos domingos, quando as igrejas estão fechadas para visitas.
Fomos e voltamos de trem. Ótima viagem. Ficamos hospedados em um hotel no centro de Rotterdam, próximo à estação de trem e perto do centro gastronômico, com vários tipos de comidas internacionais. Ah! Estava quase me esquecendo: ali em Rotterdam, na noite de sábado, fomos ao Imax Cinema, assistimos um filme em 3D. Foi uma ótima pedida depois de um longo dia de caminhadas e passeios.