-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Falar de Pizza na Itália é um desafio gigantesco. Isso porque o país é conhecido como o inventor desta delícia que alegra nossas noites preguiçosas de sexta, sábado ou domingo. Ok, há quem viva de pizza todas as noites, mas sabemos que o costume do brasileiro deixa a pizza para o final de semana. E não precisa ser estatístico pra saber, basta uma voltinha pelas pizzarias da sua cidade para constatar isso. Eu arriscaria a dizer que os brasileiros são tão fanáticos por pizza quanto os italianos, porém com uma diferença: brasileiro ama pizza brasileira.
Põe um brasileiro pra falar de pizza na Itália pra você ver o que acontece: [aff, a pizza é murcha, é muito fina, tem muito tomate, não tem tomate, é sem gosto, é forte… ]
Já ouvi tantos [não gostei, prefiro a pizza no Brasil] que resolvi fazer este post sobre a PIZZA na ITÁLIA! 😀
Nunca comi pizza…
Para apreciar a pizza na Itália você deve esquecer que conhece pizza. Sabendo que esta é uma situação quase impossível, finja que você nunca comeu pizza antes e que não tem idéia do que se trata uma pizza margherita. Vai, entra no clima. Esqueceu o que é pizza? Ótimo, vou te explicar!
Números da Pizza
A pizza veio da China. Mas eu ouvi uma frase que resume tudo: “Pode até ter nascido na China. Mas foram os Italianos que a deixaram gostosa”. Fato. A pizza ficou famosa na Itália e girou o mundo desde então. Há controvérsias sobre a origem da pizza como conhecemos hoje. Há quem diga que a pizza só virou pizza ao redor de 1600, outros dizem que foi nos anos 1800. Como este não é um post histórico, digo só uma coisa: há tempos os italianos sabem como preparar sua pizza. A profissão pizzaiolo é mega disputada na Itália, há pizzarias em cada esquina do país e cada italiano come em média 7,6 kg de pizza por ano, ou seja, 38 pizzas inteiras! Eles devem saber como fazer uma pizza, né…
Como é a pizza na Itália?
Quase todas as pizzas são preparadas com uma mistura de farinha de trigo, água, sal e fermento biológico natural. E a farinha pode ser a do tipo 0 ou do tipo 00. [Eu nem sabia que isso existia, mas descobri que a farinha 00 é mais refinada, mais leve, enquanto a 0 é uma farinha um pouco mais densa.]
Ok, qual a diferença?
O tipo de farinha influencia na leveza e no sabor da massa. Eu, depois de um ano de “pesquisa de mercado” (aham), posso dizer que prefiro a farinha 00! Ela deixa a massa mais adocicada e cheirosa na minha opinião. Mas cada pizzaiolo tem a sua técnica para fazer a melhor pizza e isso divide as opiniões em toda a Itália. Afinal, esta não é bem uma ciência exata, né?
Bom, quando pronta, eles abrem e deixam a massa super fininha, para que ela seja assada em forno à lenha. A pizza ficará com uma borda um pouco mais crocante, enquanto o centro vai misturar com o recheio e ficar mais molinho. NHAM! Para montar o recheio, o tomate é a base de tudo. Gente, eles amam tomate, sem exageros. O “pomodoro” é talvez o item mais importante da pizza, e existe um monte de técnica e critério para escolher o tomate certo. O molho de tomate é caseiro também, condimentado com alho e orégano, tudo natural. Eles dizem que quanto mais fresco, melhor o sabor da pizza. De acordo! E claro, depois vem o queijo!!! Hmmmmm!
Agora começa a parte mais interessante, olha isso!
No Brasil estamos acostumados a comer pizza com queijo mussarela, certo? Na Itália também, só que a mussarela deles é outro queijo! Mussarela é o que a gente chama de “mussarela de búfala”. E eles fazem essa mussarela com leite de búfala, vaca, cabra… E ela vai na pizza, assim como outros queijos tipo “fondente”. Já a nossa mussarela não existe na Itália… Aquele queijo amarelado é uma produção brasileira, o que na minha opinião deveria ter outro nome, pra não causar confusão e valorizar o produto nacional, mas quem sou eu pra mudar o nome do queijo…
Bom em qualquer caso, a mussarela italiana é uma delícia! [Sério! Experimente também pedir uma Salada Caprese na Itália, é esse queijo mussarela (que parece búfala mas é de vaca), tomate cru, azeite de oliva, sal e orégano. É DI-VI-NO]
Dicas de pizza na Itália
Depois vem os demais condimentos que eu adoro experimentar. A minha dica é a pizza 4 stagioni: alcachofra, funghi, azeitona e presunto. Cada um dos recheios vai em um quadrante diferente da pizza, eu adoro, é a minha preferida.
Ah, você é do time que só serve pizza calabresa? Não, ela não existe na Itália. Se quiser algo parecido, peça a pizza de “salami”, que será aquela pizza conhecida no Brasil como “peperoni”. E saiba que se você pedir uma pizza peperoni na Itália, receberá uma pizza de pimentão.
Pizzarias italianas
Bom, outra coisa que você precisa saber na hora de entrar numa pizzaria italiana: cara não é igual a sabor. Os italianos preferem pequenos lugares, que preservam a tradição. Desconfie de pizzarias gigantes, elas provavelmente são adaptadas ao “turista” e possivelmente serão mais caras. Uma pizza básica italiana custa entre 7 e 10 euros em média. Desconfie se o preço estiver muito mais alto que isso.
Mais uma coisa: na Itália se pede uma pizza por pessoa. É isso aí, cada um pede a sua pizza. Por ser fininha e leve é possível [acredite, é muito possível] uma pessoa comer uma pizza inteira e sair pronta pro gelato. [Vou falar do gelato em um outro post! Uhuu]
Agora sim, pizza na Itália é bom demais!
Portanto, vá por mim, entre numa pizzaria pequena, onde ninguém fale inglês ou outro idioma que não seja italiano ao seu redor, peça a sua pizza preferida e tome um vinho da casa pra acompanhar. Pronto, pode voltar pra casa falando que você amou a pizza italiana. 🙂 Mas prometa que você não vai comparar a pizza da Itália com a pizza brasileira, porque é uma injustiça! Prometo que um dia os italianos vão conhecer o catupiry e tudo será diferente!
Links úteis para a sua viagem
Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!
Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.
Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.
Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!
Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.