-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muita gente. Seja para fazer um curso de idiomas e aprimorar o inglês, ou até mesmo um MBA. Para quem quer estudar nos Estados Unidos, é preciso tirar o visto de estudante. E tirar o visto de estudante para os Estados Unidos não é tão complicado assim, pois a sua escola será a sua aliada nesse processo. Aqui listamos o passo a passo sobre como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos:
O primeiro passo para tirar o visto de estudante para os Estados Unidos é entrar em contato com a instituição em que você pretende estudar. Você não pode simplesmente decidir estudar nos EUA e tirar um visto para isso. Você deve ir já aceito por uma instituição cadastrada e autorizada para o procedimento de vistos. Quando estiver por lá, você poderá estender o seu pedido, fazer outro curso ou mudar de escola. Mas é importante ter em mente que para iniciar um processo, você precisa do aceite de uma escola antes.
Após entrar em contato com a escola e se inscrever no curso desejado, ela irá dizer se você está apto ou não para realizá-lo. O processo de escolas de idiomas e universidades é um pouco diferente e cada uma tem o seu procedimento específico. O que é comum entre todas é que você deverá informar a eles provas de meios financeiros para se sustentar nos EUA no período do seu curso. A escola irá então analisar os seus documentos e mandar uma carta de aceite, que será a base do seu processo do visto de estudante para os Estados Unidos. Você só poderá dar entrada no seu visto com essa documentação enviada pela escola para você.
Todo esse processo de encontrar a escola e aplicar para o curso pode ser feito diretamente por você, ou com o suporte de uma agência de intercâmbio. Hoje em dia são várias as agências que auxiliam nesse processo de escolha de escolas e tramitação de documentação. A vantagem de fazer o processo com uma agência é que eles já te colocam à disposição uma gama de escolas e cursos disponíveis e te ajudam também na busca de estadia. Você paga um pouco a mais pela comodidade, mas evita possíveis dores de cabeça.
Existem alguns tipos de visto de estudante que podem variar de acordo com o tipo de curso que você fará no país. Geralmente o visto de estudante não te dá direito a trabalhar e você é obrigado a cumprir uma carga horária de 20 horas semanais de estudos, no mínimo. Porém, alguns cursos (geralmente acadêmicos), te dão a opção de fazer um estágio.
Para solicitar o visto de estudante, você deve fazer todo o procedimento online antes de ir ao consulado. Apenas após preencher todos os dados que eles pedem, você deve agendar – também online – a entrevista no consulado, quando você saberá imediatamente se seu visto foi concedido ou negado.
Entrando no site do departamento de imigração, você deverá preencher todas as informações solicitadas antes de agendar a sua entrevista e biometria. A biometria consiste na coleta de impressões digitais e a foto que eles tiram de você para o visto. É um processo rápido e simples, que tem hora marcada.
O questionário é um pouco longo de se preencher, são várias perguntas sobre salário, situação empregatícia e financeira, que países visitados anteriormente, quantas vezes já foi aos EUA e etc.
Muita gente contrata um despachante para fazer isso, mas no meu caso eu fiz tudo sozinha e não tive nenhum problema. Só é necessário ter paciência, pois são muitos os detalhes. Por isso recomendo fazê-lo com calma e sem pressa. Eles vão te perguntar se você quer receber o visto em casa ou retirar no local. Se você tem pressa, retirar no local é a melhor opção.
Após preenchido tudo, você deverá pagar a taxa solicitada e agendar a entrevista. Essa é a parte que as pessoas têm mais medo: serem recusadas. Para o visto de estudante a recusa não é tão comum, uma vez que as escolas já fizeram uma pré-seleção antes e já estão em contato com o departamento de imigração.
Os Estados Unidos não querem receber pessoas que possam correr o risco de ficar como ilegais por lá. Por isso eles são bem restritos nas aprovações de vistos para brasileiros. Por isso, se possível, leve contigo todos os documentos que comprovem renda e vínculo com o Brasil. Alguns deles:
- Todos os documentos da escola em que você pretende estudar;
- Carta do seu empregador, falando que você tem emprego fixo;
- Carteira de trabalho;
- Declaração de imposto de renda;
- Documento do veículo ou imóvel, caso tenha algum em seu nome;
- Certidão de casamento ou união estável, caso tenha uma;
- Extratos bancários dos últimos 3 meses;
- Extratos do cartão de crédito dos últimos 3 meses
- Passaportes antigos com vistos antigos dos EUA, se for o caso.
A entrevista costuma ser rápida e pode ser em inglês ou português, como você se sentir mais à vontade. Você chegará no consulado e entrará numa fila de acordo com os horários agendados. Você não pode entrar no consulado com nenhum pertence, incluindo celular. Então, já se prepare para ir só com os documentos necessários.
Você irá passar por uma revista antes de entrar na are das entrevistas. É uma coisa meio exagerada, confesso. Tudo para evitar terroristas. Uma vez na sala de entrevistas, você formará uma fila com os outros agendados no mesmo horário que você. Em seguida, um a um será chamado pelos funcionários. A ordem é aleatória e não pense que você entrará numa salinha fechada para um bate papo. O negócio é feito em pé mesmo mas pelo menos é rápido.
O cônsul te fará perguntas básicas sobre você, a sua vida e suas razões para ir aos EUA. Seja sincero, responda no idioma em que se sentir mais confortável – inglês ou português – e a decisão será dada ali mesmo, na hora. Ele já dirá quando você deverá buscar o visto, caso aprovado, ou se não foi aprovado.
Prepare-se para responder perguntas do tipo:
- qual é o seu trabalho/estudo
- se você é casado ou não
- que curso quer fazer nos EUA
- quanto tempo você pretende ficar por lá
- por que escolheu determinada cidade
- se você conhece alguém por lá e quem
- se você já viajou para outros países
- por que você quer ir para os EUA
Talvez ele nem te peça todos os documentos, mas é importante levar tudo o que puder para não ter nenhum questionamento. Caso seja perguntado, você os terá em mãos para provar que não está mentindo. Quanto mais vínculos você tiver com o Brasil, mas fácil será para o seu visto ser aprovado.
Como os brasileiros têm ido cada vez mais estudar nos EUA, acho muito difícil um visto de estudante ser recusado. Mas acontece, então é importante se precaver.
Após a entrevista e o visto aprovado, você deverá fazer a parte da biometria. Também muito rápida. Essa fase consiste em coletar as suas digitais e fazer uma foto. Bem simples. Após isso, é só aguardar para receber o seu passaporte com o visto em casa ou ir buscá-lo no dia e horário agendados.
O visto de estudante nos Estados Unidos tem validade variável. Geralmente ele é válido pelo período do seu curso, mas você pode receber um visto com validade maior também. De todo modo, você pode solicitar a extensão da sua estadia quando estiver nos EUA. Essa extensão não muda o seu visto. Isso significa apenas que você pode ficar por mais tempo no país. Geralmente por até 5 anos. Mas, se você decidir sair do pais nesse período e o visto do seu passaporte estiver vencido, você deve solicitar um visto novamente para entrar no país.