-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Já sei, está buscando Confeitarias de São Paulo? Eu sei que São Paulo tem aquela fama de ser uma cidade fria, cinza e cheia das correrias. Mas a gente também se orgulha de ser a cidade da comilança e da cultura! (E de um monte de outras coisas também, porque a gente tem um orgulho danado!). E como todo bom lugar de comilança, não podíamos deixar de ter um monte de confeitarias maravilhosas para você conhecer, né?
E foi nessa pegada que a gente aqui do Eu Ando Pelo Mundo aceitou o desafio super difícil de conhecer as melhores confeitarias de São Paulo só para escrever esse post para você que nos acompanha!
Confeitarias de São Paulo: Senhor Pudim
Pudim é memória afetiva pra mim. Não sei se pra todo mundo é assim, mas eu sempre lembro daquele pudinzinho de leite condensado nas datas especiais em casa. O caramelo que “não dissolveu” e virou minha balinha, aquela espera que parece não acabar nunca até o pudim gelar… Nossa, me dá até água na boca!
O chef Marcos André Martins resolveu pegar essa memória afetiva e criar o Senhor Pudim, uma confeitaria especializada em pudins.
E não tem só o tradicional de leite condensado, não. É uma variedade enorme de sabores que já emplaca o número de 30 opções!
Como são muitas opções, não é sempre que ele consegue disponibilizar todos os sabores para o público, até porque muitos são sazonais, como o pudim de Quentão ou de Panetone. Mas existe um top 10 de sabores que estão sempre ali fazendo sucesso: o tradicional e o fava de baunilha empatam no primeiro lugar, seguido de pistache, chocolate belga, Nutella®, coco, leite ninho, doce de leite, doce de leite com coco, chocolate branco e blueberry e o refrescante limão siciliano.
Eu particularmente ainda indico o pudim de capim santo, que é maravilhosamente refrescante e doce e com uma textura fantástica e ai, que água na boca! Pra quem é fã de capim santo assim como eu, é a pedida certa.
E o mais legal é que o chef Marcos ainda aceita encomendas e desafios, como o pudim de parmesão, que foi encomenda de um cliente suíço que quis surpreender a irmã durante sua visita ao Brasil. Este pudim conquistou os suíços com o gostinho de infância!
O Senhor Pudim tem pudins de vários tamanhos: como muita gente que trabalha na região costuma aproveitar a sobremesa lá, são maiores as opções individuais (até porque assim dá pra cada um dos colegas experimentar o do outro, né?), mas existem os tamanhos maiores que servem até 16 pessoas!
O Senhor Pudim funciona das 10h-18h de segunda a sexta e das 10h-17h aos sábados e fica na Alameda dos Aicás, 471 Moema.
Confeitarias de São Paulo: Caramapple
Sabe aquelas maçãs carameladas lindonas que a gente vê em séries americanas e na Disney? Aquelas que tem caramelo, chocolate e umas coisas muito bonitas em volta de uma maçã crocante deliciosa?
Então, acho que deu pra ter uma ideia, né?
A Caramapple surgiu em 2012 como um food truck nas feirinhas gastronômicas e foi crescendo até que hoje tem um lugar só dela em Moema, onde está desde o começo de 2017. É bem escondidinho, mas a fachada verde maçã verde não vai te deixar perder!
A base de todas as as caramapples são maçãs verde bem selecionadas, grandonas, crocantes e saborosas. Além daquele azedinho sensacional dessa variedade de maçã que combina super bem com a cobertura de caramelo e chocolate belga (porque sim, tem que ser o melhor chocolate pro melhor produto, né?), que são a base de quase todas as maçãs carameladas.
Às vezes, quando a chef Mariane Noda encontra mini-maçãs, ela consegue fazer um kit pra quem quer experimentar mais de uma.
Pra quem não pode/não gosta de chocolate, existem ainda opções sem chocolate, mas com castanhas variadas cobrindo a maçã! Além disso, se prepare que a chef conseguiu aquele chocolate rosa super hype e um novo chocolate gold que promete trazer só sucessos pros produtos!
Eu particularmente indico a maçã caramelada com chocolate e marshmallow, que é uma explosão de texturas envolvendo a sua boca! É simplesmente maravilhoso.
Tem opção pra quem não é muito fã de maçã também, o Turtle. Que parece mesmo uma tartaruguinha com uma base de castanhas (ou marshmallow) e um casco de caramelo macio e por cima uma camada de chocolate branco, meio amargo ou ao leite!
As maçãs servem de 2 a 3 pessoas cada e podem ser consumidas in locus ou serem levadas para presentear alguém, por exemplo… Elas duram cerca de 15 dias na geladeira e as Turtles até 3 meses!
A Caramapple funciona de terça a sexta das 11h-19h, sábados das 11h-20h e domingo das 11h-19h e fica na Alameda dos Tupiniquins, 885 Moema.
Confeitarias de São Paulo: Éclair Moi
A gente meio que conhece esse doce como bomba, mas os franceses chamaM de éclair. Tem diferença? No popular, não. Mas os chefs do Éclair Moi trazem a diferença básica: a éclair não pesa. É leve como uma pluma, tem um sabor leve que não enjoa e uma cobertura que parece uma jóia.
A Éclair Moi existe desde 2014 e conta com sabores diversos que vão desde o tradicional baunilha (com versões da fava e bourbon), até sabores de fruta com o refresco do limão e do maracujá.
O que chama a atenção também é a versão do hype Red Velvet com a cor bem destacante no meio de tantas opções de sabor!
Eu fico pelos mais tradicionais por lá mesmo, até porque o creme que recheia as éclairs são excepcionalmente divinos e a baunilha combina perfeitamente!
Além do carro chefe que dá nome à confeitaria, os macarons da casa são maravilhosos e tem uma variedade também imensa de bombons!
A Éclair Moi funciona de terça a sexta das 11h-21h, sábados das 10h-21h e domingos das 10h-20h na Alameda Lorena, 1204 – Jardim Paulista. Tem outra loja na República que funciona de terça a sábado das 11h-19h30 na Rua General Jardim, 277 – Vila Buarque.
Confeitarias de São Paulo: Gelato Boutique
A gente sabe que a Itália é mega famosa pelo gelato que produz, né? Então, agora pensa em um produto 100% brasileiro ganhando um campeonato de gelato italiano. Parece meio surreal, né? Mas não é.
A gelatière Marcia Garbin ganhou um prêmio no Festival de Firenze em 2013 com o Ammapassione, uma combinação de chocolate e maracujá e venceu o festival em 2013 com uma parceria com o Coffee Lab (lembra dele daquele post sobre cafés em São Paulo?), uma combinação meio inusitada que funciona muito bem no Coffee Lab e melhor ainda no Gelato Boutique: café com limão!
Mas o meu favorito já faz um tempo que não encontro, que é um autêntico sorvete de açaí que parece te transportar para o Pará imediatamente. Mas não se acanhe: na falta do açaí, o Crematorino, Fior di Latte, ou qualquer outro sabor são uma boa pedida!
Além dos gelatos maravilhosos, é claro que dá pra encontrar ainda uns docinhos delicinha na vitrine da boutique! Como os semifreddos, combinações de gelatos com confeitaria fina.
A Gelato Boutique funciona das 10h-21h de segunda a quinta e das 11h-22h de sexta a domingo na Rua Pamplona, 1023 – Jardins. Eles tem também uma loja no Shopping Cidade São Paulo que funciona no horário do shopping.
Confeitarias de São Paulo: Tartelier
A Tartelier é uma portinha no meio do bairro da Saúde. Uma portinha portinha mesmo, daquelas que nem tem lugar para sentar dentro da loja. Aí fica uma fila na porta. Mas não se assuste: a fila anda rápido!
Na parede da fila, ficam as regras da casa, como não furar fila, por exemplo. Outra plaquinha lembra que a casa não se responsabiliza pelos clientes que entram várias vezes na fila para pedir mais doces! Ah, mas não se preocupe, depois de fazer seu pedido, tem uns bancos e mesas altas na beira da calçada para esperar e apreciar.
Ok, chega de falar da fila. Vamos à especialidade da casa? O Tartelier é uma confeitaria especializada em mil folhas. Sim, é um dos melhores de São Paulo, se não for o melhor!
Você chega, faz seu pedido, ou tenta, porque são várias opções de sabores: desde o tradicional de baunilha, de Nutella® e até paçoca! Os sabores vão mudando de acordo com as épocas do ano. Pra quem não curte tanto mil folhas, tem a Choux Cream, que é uma massa choux (aquela mesma de bomba e carolina) com um creme levinho. Além de produtos bem próprios com nomes hypes, como o chupão (um sanduíche de biscoito recheado com ganache e caramelo e coberto por chocolate) e um kit crush pra matar aquela vontade de doce!
Bom, mas vamos voltar ao mil folhas, que é a especialidade da casa. Eles vem meio que pra viagem, em meia caixinha de isopor, com uma colher de plástico descartável. É, você leu certo, é uma colher de plástico! Não pude crer quando vi, achei que ia patinar pra conseguir comer aquele doce. Mas não! A massa é tão fresquinha e crocante que até essa colher descartável funciona!
Olha, experimentei alguns sabores, mas o tradicional foi o melhor, super aconselho!
O Tartelier funciona das 8h-20h de segunda a domingo na rua Rua Visconde de Inhaúma, 455 – Saúde.
Confeitarias de São Paulo: Guna Vegan
Acho que uma das coisas que a gente menos imagina quando pensa em alimentação vegana, é doces, né? Mas lá na rua Augusta tem uma confeitaria também pequena e sem muito lugar pra sentar. A nutricionista Raquel Bellani abriu uma confeitaria com doces veganos feitos com ingredientes integrais, sem transgênicos, sem fermento químico e nem açúcar refinado. Eu sei, você pode pensar que não deve ter nem sabor, né?
Mas não.
São doces deliciosos que fazem a gente comer com os olhos! Tortinhas, mini bolos, brownies e até um pão de melado sensacional, um dos carros chefes da casa!
Vale a pena experimentar o pão de melado, que é verdadeiramente sensacional, acho que um dos melhores que eu já comi na vida, o brownie recheado com creme de amendoim, bem encorpado e outro dos meus favoritos é o bolo Brahmi, que é um cítrico com amêndoas, creme de limão e castanha de caju.
Além de ser possível achar frutas secas e outros petiscos para levar.
O Guna Vegan funciona das 11h30-19h30 de segunda a sexta, de 12h-17h de sábado e de 13h-18h de domingo na R. Augusta, 1972 – Cerqueira César.
E aí, conhece alguma que não está na lista, mas merece? Deixa aí nos comentários pra gente poder conhecer 😉
Para escrever este post, fomos convidadas pela Senhor Pudim e pela Caramapple para conhecer o estabelecimento e os produtos.