-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Era domingo a noite quando a Adri me enviou uma mensagem chamando para fazer uma trilha bate-volta de Seattle com ela. Para quem não a conhece, a Adriane é uma das maiores referências de trilhas aqui na região de Seattle. Ela lidera o snap @adriradu, mas como a rede meio que acabou por causa do instagram, ela também está por lá como @aradu. Enfim, ela e a Flavitcha (@flaviakoetz) iriam fazer uma trilha dali a 2 dias e me chamaram para ir com elas. Convite irrecusável!
Bate-volta de Seattle: preparação
Antes de começar a conversa é importante saber que esta trilha fica a de 3h de Seattle, de carro. Para isso, deveríamos estar na estrada já às 5h da madrugada – coisa bem normal para estas duas. Eu encarei o desafio e confesso que ainda estou me recuperando deste madrugadão! 😛 É que para este bate-volta de Seattle são 6h de estrada e mais 6h de trilha, então é bom levantar cedo mesmo!
Porém, levantar cedo valeu muito a pena! Isso porque começar a trilha cedo é bem mais saudável do que no meio da manhã. Em primeiro lugar, a temperatura é bem amena a esta hora no verão. E segundo, não há muitos hikers dividindo o espaço na trilha, o que faz o percurso ser mais rápido e tranquilo.
Começamos a caminhar por volta das 8h da manhã e o trajeto é uma delícia! A trilha possui um ganho de elevação de aproximadamente 1500 feet (~450 metros) e quase 3 milhas (~4,6km) só de ida. O final nos brinda com uma vista espetacular para a geleira Coleman e para o esplêndido Mt. Baker. Nós fizemos o trajeto num ritmo bem suave, parando e fotografando o caminho. Tempo total: aproximadamente 6 horas de trilha (ida e volta) com paradas para descanso e almoço no fim da trilha!
Onde fica a trilha Heliotrope Ridge no mapa?
Fica no norte do estado de Washington, a cerca de 200km de distância de Seattle. De carro, este bate-volta de Seattle são mais ou menos 2h30 de estrada até lá. Nós levamos 3 horas porque paramos num Starbucks no meio do caminho para tomar café da manhã. A trilha em fica localizada no Mt. Baker-Snoqualmie National Forest, quase na fronteira com o Canadá. Aqui está o site oficial da região florestal.
A melhor forma de chegar lá é de carro. Se você está visitando Seattle, alugue um carro que é a melhor opção.
Antes de chegar lá, assegure-se de que você possui o passe de acesso para colocar no seu carro. Existem vários passes de entrada para esta trilha, aqui neste site está o link com todos os passes aceitos e você pode comprar online o passe de 1 dia se estiver por tempo limitado pela região.
Na volta, faça uma parada para comer na North Fork Brewery, famosa por suas pizzas gigantes. Nós pedimos uma pizza tamanho GG e devoramos, tão grande era a nossa fome!
O que levar na mochila para esta trilha?
Para esta trilha, precisamos levar na mochila alguns itens básicos e outros mais específicos para a travessia:
– Lanches– Água– Protetor Solar– Boné– Acqua Shoes (sapatos para cruzar cachoeiras)– Hiking Poles
– Meias secas (por precaução)
Eu também levei uma jaqueta leve tipo corta-vento, um short para vestir no fim do passeio, havaianas para depois da trilha e uma toalha de rosto mini. Usei tudo!
O percurso passa por alguns trechos de riachos e a travessia deles é feita sobre pedras com limo. O uso dos Hiking Poles e dos sapatos Acqua Shoes foi fundamental pra atravessar a água em segurança. Uma dica é deixar no carro uma caixa térmica tipo isolante com água, lanches e gelo. Assim você garante combustível para o corpo no final da trilha também, não somente durante o trajeto.
Sobre a trilha Heliotrope Ridge
Esta é uma trilha considerada de dificuldade moderada. Para quem tem zero experiência, pode ser puxado. Mas eu me considero principiante e não senti muitas dificuldades neste caminho. Além do tempo para este bate-volta de Seattle, foi novidade ter que cruzar riachos durante a travessia. Mas com astúcia dá pra passar sem maiores problemas. Alguns sites diziam que rios vazios pela manhã podem estar bem cheios pela tarde, principalmente se o dia for quente. Nós não vimos muita diferença no volume de água entre a ida e a volta (outra vantagem de começar a trilha bem cedo).
O nome da trilha é uma confusão! Heliotrope é um tipo de planta que os primeiros hikers da região pensavam ter encontrado nesta trilha. Batizaram a passagem com o nome da planta, que anos mais tarde descobriram ser na verdade Valérias. Apesar da confusão, o nome antigo permaneceu.
Além dos riachos no caminho, há alguns pontos para observação do Mt. Baker no meio da trilha. A geleira, no entanto, só se revela no final da trilha, como uma recompensa pela caminhada. A trilha finaliza numa pequena elevação que é praticamente uma pedra grande, onde você conseguirá se sentar, apreciar a natureza e devorar o lanchinho da mochila.
Se você pensa em fazer este bate-volta de Seattle e precisa de mais dicas, manda um comentário aqui no fim do post! Queria agradecer as queridas Adriane e Flávia pela companhia e pelas risadas dia dia! Foram muitas, quem nos acompanha no Instagram viu tudo nos stories! Assim que fizermos mais trilhas ou mais bate-volta de Seattle, volto a postar por aqui! 😉