-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Gente talentosa tem em qualquer lugar do mundo, mas estes caras colocaram a Suíça como um dos países mais inovadores na arte reciclada. Mais que evitar o desperdício e o descarte de alguns materiais como correias velhas de bicicleta, pregos, parafusos usados, entre outros (coisa que a Suíça já é referência) o que eles fazem é encontrar uma nova função para tais peças, criando esculturas maravilhosas com elas. Eu já tinha visto alguns objetos feitos de metal reciclado, mas as peças destes caras estão em outro patamar artístico.
E o melhor, estes suíços conseguiram fazer do mundo seu próprio atelier. Eles recolhem materiais em várias cidades da Europa, América e Ásia e levam a matéria prima para o sudeste asiático, onde hoje está localizado o centro de produção dos artistas. O trabalho é dividido por toda a equipe (cerca de 20 pessoas), cada um é responsável pela produção e exposição das peças. Após 6 meses de montagem de cada esculutura, os artistas saem viajando o mundo para vender seus objetos! Não é incrível?! As lojas são sempre itinerantes e passam por várias cidades, normalmente na Europa e Estados Unidos.
Dependendo do tamanho da escultura eles podem levar até 8 semanas fazendo uma única peça, o que deixa o trabalho realmente impecável. Como tudo é feito manualmente, o acabamento, os detalhes e as expressões chocam pela qualidade e pela criatividade. Os pequenos detalhes importam tanto quanto o resultado final, e não há discussão: se a escultura não agradar à todos, eles a refazem até que ela atinja a perfeição por eles buscada. O mais incrível é fazer de uma simples correia de bicicleta pode virar uma cauda de dragão, os dedos de uma boneca ou o rabo do burrinho do shrek! 😀
Você pode encontrar todas as informações sobre eles no site Recycleart . Em Zurique as lojas itinerantes serão nos dias 27 e 28 de setembro e depois 4 e 5 de outubro. As viagens pelo mundo normalmente acontecem no verão do hemisfério norte, e quando o frio começa a chegar, eles voltam para os estúdios para produzir mais peças! Pode-se dizer, portanto, que cada escultura é praticamente exclusiva, já que somente algumas unidades de cada peça são produzidas por vez.
É ou não é uma ótima idéia para quem sonha em viver viajando e fazendo algo diferente?! O dia a dia deles envolve um trabalho de projeção dos esboços e soldagem das peças, até a chegada do verão, quando então eles viajam pelo mundo vendendo o resultado de seu esforço nos 6 meses anteriores. Com o lucro das vendas das peças eles pagam seus custos de produção, os artistas e as viagens! Para quem diz ser muito difícil viver de arte, tá aí uma prova de que com esforço, dedicação e uma idéia, tudo é possível! 🙂