-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Compras na Colômbia, o que trazer da sua viagem? A Colômbia é um país que está sempre na lista dos lugares favoritos de quem viaja pela América Latina e um dos pontos positivos é que há uma variedade imensa de produtos que você poderá trazer como souvenirs da viagem. Desde pequenas lembranças a produtos mais sofisticados, que vão servir tanto como presentes para a família ou amigos, como para recordação da sua viagem pela Colômbia. Aqui vai um gostinho do que você irá encontrar nas ruas da Colômbia durante a sua viagem pelo país.
O couro é famoso na Colômbia pela excelente qualidade e por seus preços baixos. Há muitas fábricas de bolsas, sapatos e jaquetas 100% couro com preços bem baratos, comparados com os preços no Brasil. O couro é tão famoso por lá que já há marcas colombianas vendendo em mercados europeus e nos Estados Unidos, já caindo no gosto das celebridades de cada país. Aqui eu fiz um post com dicas de quatro marcas de couro colombiano, é só clicar para ler. Entre as compras na Colômbia, o couro não pode ficar de fora da sua lista!
O café é outro produto famoso na Colômbia, um dos maiores produtores de café do mundo. Você pode comprar vários cafés premium em qualquer supermercado da Colômbia, ou você pode buscar algum tour especializado para conhecer uma fazenda cafeeira durante a sua visita.
Entre as marcas mais conhecidas, a Juan Valdez é a mais famosa, com cafeterias espalhadas por cada esquina da Colômbia! Aproveite para provar algum quitute colombiano como as Almojábanas ou as Empanadas enquanto degusta o seu café colombiano. Nas cafeterias Juan Valdez é possível comprar os cafés premium e alguns souvenirs também. Mesmo que você não leve cafés na sua lista de compras na Colômbia, recomendo que prove o café no país, que é delicioso!
Filigrana é uma técnica de fabricação de jóias a partir de fios bem fininhos de metal, geralmente em prata. Estes fios são moldados formando desenhos minuciosos que modelam desde pequenos brincos até pulseiras, colares e outras jóias mais pesadas. Dá pra encontrar Filigrana em ouro também, mas o tradicional vem montado em prata. E se encontram em várias feiras, shoppings e centros de artesanato! Peça sempre o certificado de qualidade da joia e divirta-se, pra fazer estas compras na Colômbia sem gastar muito, já que a prata é abundante e não custa muito caro por lá.
O Sombrero Vueltiao é um chapéu moldado em palha de cana-do-rio. Feito à mão, o chapéu se pode dobrar bem fininho que jamais perde a sua forma. Seu representante mais tradicional é o sombrero de duas cores, preto e branco, com uma aba bem larga, que protege o rosto do sol intenso na zona de origem, Córdoba, Sucre e Bolívar. Claro, fica lindo para ser usado numa praia caribenha também! Os sombreros coloridos são uma versão mais moderna e são igualmente lindos!
É fácil encontrar o Sombrero Vueltiao em feiras de artesanato nas regiões mais turísticas das cidades.
Trata-se de umas bolsas coloridas tecidas à mão pelos índios de Guajira, uma das regiões mais áridas da Colômbia. São bolsas tecidas uma a uma, usando uma técnica bastante complexa, cada uma levando aproximadamente 20 dias para ser confeccionada. Elas medem entre 20 e 30 cm de largura e 35 cm de altura. São perfeitas para usar em qualquer ocasião! Elas são confeccionadas em lã, algodão fino e pedaços de tecidos coloridos ou cru, formando vários desenhos geométricos. Se fizer estas compras na Colômbia, estará ajudando a comunidade indígena também, o que é uma boa oportunidade de fazer o bem enquanto viaja.
Outra peça de artesanato colombiano de muito trabalho e um resultado lindo. Também utilizada por comunidades indígenas, as molas são na verdade pedaços de arte feitas em tecido. Eles recordam pequenos retalhos, costuram um a um na tela maior formando desenhos realmente fantásticos para serem usados em bolsas, camisetas, decoração da casa e almofadas. Algumas empresas estão usando as molas em produtos de couro, o que realmente dá um colorido super especial nas peças. Dá pra encontrar molas em feiras de artesanato e em alguns centros exclusivos de compras na Colômbia.
Outro produto abundante na Colômbia, nem precisa explicar né? Com as minas de esmeralda espalhadas pela cordilheira oriental, entre as regiões de Cundinamarca e Boyacá, as esmeraldas colombianas tem a fama de serem as mais bonitas do mundo. Muitas destas pedras vão direto para exportação, já que a Colômbia é a responsável por 55% da produção mundial de esmeraldas. Há esmeraldas de todos os tipos e para todos os gostos! Eu particularmente me apaixonei pelas pedras brutas, com menos trabalho de lapidação – elas para mim apresentam um aspecto mais natural neste caso. Montadas em ouro, prata ou bronze, o preço pode variar entre uma joia de altíssimo valor a um produto mais em conta. Depende do gosto, do tamanho da pedra e da sua exigência!
Típico da região de Antioquia (Medellín), estas bolsas de couro masculinas sempre foram muito presentes na cultura local colombiana. A bolsa é um acessório com vários bolsos e alguns “segredos” e antigamente era usada para portar produtos de uso pessoal e para o campo. Hoje em dia já adquiriu um status de decoração em muitas casas e trata-se de um objeto de identidade local. Eu me apaixonei por estas bolsas e sinto que, apesar de serem masculinas e para o uso no campo, cairia super bem com uma sapatilha e um vestidinho rodado!
Trata-se de uma técnica de artesanato muito comum no sul da Colômbia, cujo resultado é um trabalho impressionante. Basicamente consiste na palha seca de trigo, cevada ou arroz. Conforme a exposição ao sol ou desenho desejado, a palha entra num processo de coloração. Em seguida, eles retiram um fio super fininho desta palha para aos poucos montar o mosaico artístico. O resultado pode ser motivos geométricos, desenhos do campo ou simplesmente uma profusão de cores para decoração. Entre as minhas compras na Colômbia, o enchapado em tamo é um dos meus preferidos.
As chivas são ônibus típicos da Colômbia, mas que também existem no Equador e no Panamá. São adaptados de forma artesanal para o transporte público rural e costumam vir nas cores amarelo, vermelho e azul. Na Colômbia, a Chiva nasce na Antioquia, e transporta além das pessoas, frutas, verduras, animais, bolsas, produtos de trabalho e do campo. Por todo o país é possível comprar uma chiva em miniatura e levar de recordação como um souvenir da Colômbia! Melhor ainda se você andar de Chiva parrandera, que é uma versão turística da chiva original! Nela, o ônibus sai de festa pela cidade de Medellín com música alta e doses de “aguardiente” para os convidados! 😉