-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Vamos falar sobre o Swiss Travel Pass!? Muita gente se pergunta se vale a pena usar o Swiss Travel Pass pelo preço um pouco pesado… Ficam na dúvida se o passe compensa ou se é melhor comprar os bilhetes de trens convencionais do país.
Para responder a esta pergunta, teremos que usar o famoso (e odioso) depende. Depende de quanto tempo você vai passar na Suíça e neste tempo, quanto tempo quer viajar entre uma cidade e outra.
Se você for viajar muito (por muito, leia-se pelo menos 6 percursos de trem, ou 3 viagens bate-volta de trem), então começa a valer a pena. Se vier para a Suíça só para conhecer uma ou duas cidades, talvez já não valha tanto a pena assim… Vem comigo pra gente fazer as contas e entender melhor como funciona!
É um passe de trem que só turistas (não-residentes) podem comprar. Este passe dá direito a andar em todas as linhas de trem normais do país (exceto as rotas especiais, panorâmicas de montanha) , e todos os bilhetes de transporte público dentro das cidades, incluindo barcos, ônibus, trams, além de entrada em mais de 400 museus.
É vendido na modalidade Swiss Travel Pass (3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos), Swiss Travel Pass Flex (3, 4, 8 ou 15 dias não consecutivos dentro de 1 mês) e Swiss Half Fare Card (um bilhete para ter 50% de desconto nos bilhetes que você for comprar).
A coisa parece difícil, mas não é! Na minha opinião as duas modalidades mais interessantes são a Swiss Travel Pass ou a Swiss Travel Pass Flex.
A diferença entre os Swiss Travel Pass e o Swiss Travel Pass Flex é que o primeiro você precisa usar em dias consecutivos, após a validação. E o segundo você escolhe quais dias quer usar o passe.
Leia também: Roteiro com 4 bate-voltas saindo de Zurique
O que fazer em Montreux?
Como é a subida no Top of Europe?
Essa é a parte do depende. O passe só vai valer a pena se o preço das viagens internas que você fizer + transporte público municipal custar mais caro que o Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Pass Flexi Pass. É aqui que você vai precisar abrir o excel e fazer conta comigo.
Se você já está com preguiça de fazer conta, compra logo o Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Pass Flexi Pass que vai dar menos trabalho.
Se você não tem preguiça, vem comigo que a gente faz a conta juntos:
Abra o excel e faça algo parecido com esta minha tabela da imagem. À esquerda tem os preços da Swiss Travel Pass e à direita você vai começar a preencher conforme o seu planejamento. Por exemplo, de Zurique a Berna, de Berna Interlaken e por aí vai!
Exemplo de Tabela no Excel para comparar os preços
Os preços são individuais sempre. Não há opção de bilhete de família, mas crianças entre 6 e 16 anos que viajam acompanhadas dos pais que possuem o Swiss Travel Pass, não pagam o transporte. Crianças menores de 6 anos não pagam em nenhum sistema de transporte suíço!
Se você está viajando com filhos menores de 16 anos, provavelmente compensa comprar o passe para os adultos.
A SBB é a companhia de transportes da Suíça. Entre no site deles busque os trajetos para você ir preenchendo o que falta na tabela para comparar os preços. O site é o http://www.sbb.ch
Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?
Quando você digitar os trajetos, vai aparecer na sua tela várias opções de bilhetes com diferentes preços. Escolha o trajeto mais conveniente.
Atenção que há uma pegadinha aqui! O preço é “a partir de” e quase sempre vem incluído descontos adicionais para quem possui o Half Fare Card.
Na tela, preencha seus dados pessoais e escolha a opção “No discount”. Role a tela para baixo e clique no botão + que vão aparecer várias opções de preços.
Em seguida, verifique que estará marcada a opção “individual ticket”.
Escolha a opção “Supersaver Ticket” para ter o melhor desconto neste trajeto.
Os preços mudam muito entre os bilhetes “individual ticket” e os bilhetes tipo “Supersaver Ticket”. Isso porque o bilhete “individual ticket” te dá direito a usar aquele trajeto naquele dia, independentemente do horário. Ou seja, se você quiser flexibilidade pegar qualquer trem em determinado dia, o bilhete “individual ticket” é o ideal. É claro que ele custa mais caro pela flexibilidade.
Se você prefere ter hora marcada para ir ou voltar, o “Supersaver Ticket” é o ideal, por ser mais barato. Porém, se algo acontecer e você perder o trem, você não poderá usar o mesmo bilhete para pegar o seguinte trem.
Conforme você vai atualizando os trajetos, comece a preencher os preços finais na sua planilha.
Ao final, terá que incluir nesta conta o preço do transporte público dentro cada cidade também, caso o utilize.
Em cidades grandes como Zurique, Genebra e Basel, vale a pena comprar o transporte público direto na cidade, principalmente se houver deslocamento entre o aeroporto/ estação de trem até o seu hotel. Em cidades menores ou lugares que você esteja pensando em fazer o bate e volta, talvez o transporte nem seja necessário, se pode fazer tudo a pé.
- Compre o bilhete do transporte municipal direto nas máquinas de cada cidade.
- Se for usar bastante transporte público nestas cidades, vale a pena comprar o bilhete diário (24hs).
Ok, vou facilitar. Normalmente para amigos eu passo a seguinte regra:
- Se você ficar mais de 3 na Suíça e fizer pelo menos 2 viagens intermunicipais longas por cada dia (ou seja, 1 bate-volta para cidades com mais de 1h de distância) ou
- Você não conseguir encontrar os bilhetes “Supersaver Ticket”.
- Se você for ficar menos de 3 dias na Suíça;
- Se você ficar mais de 3 dias, mas não quiser fazer muitas viagens internas ou;
- Se você estiver pensando em alugar um carro 😛
Você pode comprar o Swiss Pass Online, através do site site da Rail Europe, por exemplo ou diretamente nas estações de trem na Suíça.
Se você comprar online, pode pedir que entreguem na sua casa uma taxa de entrega adicional. Você também pode retirar o bilhete por 15 francos nas cidades principais ou pode ainda imprimir em casa por 0 francos (grátis é sempre melhor!).