-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Kerala é quase uma Veneza na Índia. Isso porque seu território está banhado por mais de 900km de canais que são utilizados por seus moradores como vias de transporte de pessoas e mercadorias. São os famosos backwaters em Kerala. Esses canais percorrem terras muitas vezes impossíveis de se chegar por meio terrestre e são circundados por uma beleza natural impressionante.
Se você vai para a Índia, já te demos aqui alguns motivos para colocar Kerala na sua lista de viagem. E o passeios pelos canais de Kerala é um dos motivos que vão tornar essa viagem inesquecível.
Em Kerala há a opção de conhecer esses canais de um jeito diferente e muito lindo: se hospedando em uma casa-barco. As casas-barco são embarcações adaptadas como casas. Eles possuem quartos, banheiro, sala e cozinha, para receber hóspedes para um cruzeiro pelos canais.
Na viagem que fizemos com o Kerala Blog Express, a convite do Kerala Tourism, nos hospedamos em uma casa-barco de luxo da Spice Routes. A nossa casa-barco tinha 3 suítes, uma sala de estar e jantar na frente e uma cozinha ao fundo. Também contava com uma tripulação de 3 pessoas, responsáveis por nos preparar todas as refeições e nos levar pelos canais.
A experiência foi simplesmente fantástica, porque enquanto vamos passando pelos canais, pudemos observar como é a vida local pelos vilarejos que cruzamos. Pessoas lavando roupa, pescadores, embarcações com cargas de arroz e mercadorias, simples barcos de madeira a passear…
Ao longo dos canais existem vários portos onde você pode embarcar na sua casa-barco. Nós pegamos o nosso em Allapuzha por volta do meio dia e retornamos ali, no mesmo porto, pela manhã do dia seguinte.
Allapuzha, também conhecida como Allepey, é uma famosa cidade à beira do mar, que também dá acesso às lagoas e aos canais na região. É o porto mais importante para a saída dos cruzeiros de casas-barco e fica a aproximadamente 1 hora de Kochi.
Ao chegar no barco, fomos recebidos com água de coco natural e colar de flores, além de uma vista de tirar o fôlego. O almoço nos foi servido pela tripulação e almoçamos ali na nossa sala de estar equipada com ar condicionado, quanto o barco navegava. Uma sensação simplesmente maravilhosa!
Por volta das 6 da tarde o barco parou num vilarejo, onde foi atracado. À noite é quando os pescadores jogam suas redes, então as casas barcos não navegam . O que acaba sendo melhor, pois o barulho do motor é grande e não existe nada melhor do que dormir ao som da natureza local. Fomos presenteados com um lindo por do sol!
A tripulação do barco é bem simpática e você pode combinar com eles os horários de almoço, jantar e café da manhã. Eles cozinham tudo ali, de forma natural. E a comida é deliciosa! Essa é bem uma característica à parte de Kerala. Pois eles possuem uma culinária bem específica, com forte influência na ayurveda. Os pratos são bem ricos em temperos e coco, algo que não falta por lá.
Jantamos por volta das 8 da noite e aproveitamos a noite para nos encontrar com os colegas que estavam na outra casa barco, pois estávamos todos atracados próximos. Eu podia ter saído para um passeio pelos campos de arroz e pelo vilarejo, mas confesso que ainda estava me adaptando ao calor e preferi ficar de papo com o pessoal na nossa sala com ar condicionado. Afinal, era nosso segundo dia de viagem e estávamos todos nos conhecendo.
O sono foi tranqüilo e extremamente confortável. Realmente é como se você estivesse numa casa! Não me incomodei com o balançar do barco, que é bem estável, inclusive. Apenas pela manhã acordei com o ronco dos motores do barco. Sabia que era hora de começar a me arrumar para a próxima aventura. O café da manhã foi servido às 8 e às 9 já estávamos novamente no porto.
Definitivamente, uma passeio que vale muito a pena fazer pela experiência e pela beleza ao longo do caminho. Sem falar do conforto! Pois não deixa nada a desejar a nenhum bom hotel.
Para se hospedar em uma casa barco é bem simples. Existem várias opções que você pode escolher por estilo e valor. A nossa era uma casa barco um pouco maior e mais luxuosa. Confortável para até 6 pessoas. Mas existem opções mais simples e também menores. O preço, geralmente, é por casa-barco. Então vale pesquisar antes de fechar o seu passeio e a sua hospedagem. Definitivamente uma experiência que merece ser vivida caso você esteja planejando visitar a Índia!