-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Você jamais poderia imaginar esta cidade, no extremo sul da Alemanha, famosa por seu centro histórico impecável e pelas relíquias da época gótica pudesse abrigar uma obra de arte tão controversa. O artista plástico alemão Peter Lenk foi o responsável por projetar o Arco do Triunfo da cidade de Konstanz (em português, Constança) também conhecido como LaubeBrunnen. A obra, construída em 1990, é uma crítica à sociedade moderna e causa uma multiplicidade de opiniões e interpretações. Além de ser muito menor que os famosos “Arcos do Triunfo” europeus, esta obra é composta pelos “Personagens do Triunfo” uma coleção de figuras pitorescas que adornam a fonte de água que fica bem embaixo do arco.
É sem dúvida um conjunto urbano bastante estranho e que chama a atenção de qualquer pessoa que passe por perto dela. A obra contém personagens nus gigantes descansando na água, bebês, anões, figuras metade humano metade animal, tem até o papa no papa-móvel! “Eu gosto da obra porque me faz rir, é arte com muita ironia e uma boa dose de humor” diz a alemã admirada. Mesmo que você não goste do resultado, é impossível sair dali isento de sentimentos. Esta é a grande provocação por trás das esculturas de Peter Lenk.
Ela reúne amor e repulsa, sendo mal-vista principalmente pelas freiras do monastério que fica justo ao lado obra! O curioso é que o monastério possui um Cristo posicionado de frente para a fonte e diz a lenda que as freiras chegaram a vendar os olhos da imagem, para evitar que Jesus visse tamanha sem-vergonhisse! Ah se as estátuas falassem…
Para chegar em Konstanz, a melhor forma é de trem (30CHF) ou ônibus (14CHF) saindo de Zurique. Pegue o trem em Zurich Hauptbahnhof ou o ônibus em HB Sihlquai. Se comprar o bilhete pela web sai mais barato ainda, no site MeinFernBus.
E você, o que acharia se uma escultura dessas estivesse na sua cidade?