-
Posted By admin
-
-
Comments 0
No fim de 2016, nós aproveitamos para conhecer a fantástica cidade de Colmar, na Alsácia. Colmar é uma típica vila medieval francesa, com influência alemã e uma culinária fabulosa, perfeito destino para férias em qualquer época do ano.
Nós decidimos ir em Dezembro, quando Colmar se veste de Natal e a magia beira a perfeição. Veja as nossas dicas para conhecer Colmar e aproveite essa viagem dos sonhos na Alsácia!
Colmar fica na região da Alsácia-Lorena, no nordeste da França, próximo às fronteiras da Alemanha e Suíça. É uma rota natural para quem vem de Estrasburgo, Zurique, Basel, ou até Munique.
Para chegar lá, o ideal mesmo é ir de carro, assim você tem mais liberdade para aproveitar vários vilarejos que também estão na região da rota dos vinhos. Recomendo passar alguns dias na região para aproveitar bem os demais vilarejos também.
Nós estávamos em Zurique e pegamos a rodovia ao redor das 11h da manhã, chegando às 13h em Colmar para almoçar. De Zurique são 2 horas de carro, de Basel pouco menos de 1 hora, de Estrasburgo, aproximadamente 45 minutos. Se você está em Munique, são 4h30 para chegar lá, então o ideal é sair bem cedo para pegar a tarde na cidade.
Nós passamos 4 noites na região para aproveitar várias vilas medievais maravilhosas que a Alsácia tem. Saímos de Zurique no dia 28 de dezembro e voltamos no dia 1 de janeiro.
Fazia muito frio, chegamos a pegar -7 graus no começo do dia, porém com as roupas adequadas dá pra aguentar. Se tiver dúvidas sobre as roupas, dá uma olhada neste post aqui, com dicas de roupas de inverno. Num frio desses, você reveza entre caminhar pelas ruas decoradas e conhecer os cafés para provar todos os quitutes da Alsácia, como essa latinha de biscoitos da foto. Nossa rota completa passou por Colmar, Eguisheim, Riquewir, Hunawir, Ribeauvillé, Barr, Obernai e Strasbourg.
Como nós fomos em Dezembro, as grandes atrações são os mercados de Natal, que na região ficam abertos até pouco depois do Natal, normalmente até 30 de dezembro.
Além dos mercados, os vinhos são a estrela da região em qualquer época do ano. É possível fazer degustações de vários vinhos produzidos nas redondezas, como o Riesling, Pinot Noir, Pinot Gris, Pinot Blanc, Muscat, enfim é tanto vinho que eu já nem sabia mais o que estava tomando! Só sei que é tudo bom demais! 😀
Abaixo vai o mapa que eu retirei no centro de turismo de Colmar. Em amarelo é o centrinho com as ruas principais, você pode seguir a rota pontilhada do mapa.
Funcionam todos os anos do fim de novembro a fim de dezembro. No último ano havia 5 mercados de Natal na cidade, todos idenficados com a estrelinha do mapa: Place des Dominicains, Place Jeanne d’Arc, Place de l’Ancienne Douane, Koïfus e Little Venice.
Em Dezembro, há também outras atividades de Natal acontecendo em Colmar, entre elas os carrosséis vintage, pistas de patins no gelo, roda gigante, além de lojinhas especializadas em decoração de Natal, super charmosas. Aliás, tradicionais neste lugar são as bolas de Natal feitas em cristal, produzidas na região. Já pensou colocar uma bola de cristal na sua árvore de Natal? OMG!
É uma pequena zona da cidade com canais que realmente, lembram uma pequena Veneza. É um charme caminhar pelas ruas deste lugar e fazer algumas fotografias dignas de profissionais. Está identificada como a estrelinha número 5 do mapa.
Seja você um entusiasta da fotografia ou não, tenho certeza que a sua viagem a Colmar vai render pelo menos algumas fotos bonitinhas fabulosas! Aproveite para fotografar as ruelas com casas decoradas e arquitetura típica, além das vitrines de doces e pãezinhos apetitosos.
Quase todo mundo que visita Colmar aproveita para conhecer outras cidades da região. Se a sua viagem for na primavera ou verão (que deve ser incrível e eu penso muito em voltar nessa época!) aproveite para ir parando nos vinhedos e fazer tours pelas adegas. Um passeio de bicicleta não seria má idéia também! No outono ou inverno, busque pelas cidades mais famosas da rota e caminhe sem pressas por elas, dando preferência a lugarzinhos aquecidos no meio do caminho.
Nós queríamos um restaurante típico e tradicional, que não fosse muito caro e que servisse uma comida bem gostosa, para conhecer bem a famosa culinária local. Fomos ao Trip Advisor e lá escolhemos La Table de Louise, um restaurante simples, porém bastante tradicional.
De aperitivo havia um patê de pato e pães para beliscar. E nós pedimos o menu do dia, algo que costumamos fazer sempre na Europa, já que o menu do dia vem com a comida mais fresca disponível. No menu, salada de espinafre de entrada e massa com salmão de prato principal. De sobremesa, Creme Brûlée, óbvio!
A comida estava apetitosa, bem feita e com um preço bem justo. Não tomamos vinho porque o Diego estava dirigindo, e eu fui solidária com ele nesta refeição (o que não aconteceu nas refeições seguintes!). No fim das contas, valeu a experiência, mas honestamente, eu esperava mais – talvez pelas revisões que eu li pela internet. Se quiser comer neste restaurante, vá com a expectativa baixa que você irá gostar.
Endereço: 2 Rue Edouard Richard, Colmar, France
Telefone: +33 3 89 24 00 00 (é bom fazer a reserva antecipada)
Nós não nos hospedamos em Colmar, ficamos mais ao norte, perto de Estrasburgo. Mas pra te falar a verdade, acho que se tivéssemos ficado em Colmar teria sido mais proveitoso, primeiro porque a cidade é menor e mais fácil de conhecer. Segundo, porque fica mais perto das vilas mais bonitas! Acho que o ideal seriam 2 noites em Colmar e depois seguir para 2 noites em Estrasburgo, para conhecer as cidades do norte. Em Colmar, um hotel com bom custo X benefício é o James Boutique Hotel, um 4 estrelas bem localizado com preço melhor que a média na cidade. Outra idéia é ficar num apartamento, como o Aux Petits Coerus de Colmar, que dá pra economizar bastante.
É importante saber que no centro histórico de Colmar não é permitido circular carros, somente pedestres. Portanto, fique atento aos estacionamentos, que são públicos mas precisam do ticket cobrado nos parquímetros. Aos domingos, os estacionamentos são grátis.
Estacionamentos em Colmar