-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Buscando dicas sobre o que fazer em Quito? Então dá uma olhada nas nossas dicas aqui neste post!
O Equador é um lindo país, porém, pouco explorado pelos brasileiros. Apesar de não fazer fronteira com o Brasil, está muito perto de nós, e mesmo assim, poucos turistas o conhecem. Em uma viagem pelo Equador é possível conhecer vulcões ativos, nadar em águas cristalinas, relaxar em alguma piscina térmica natural, entender a cultura indígena, provar sabores completamente diferentes e criar memórias inesquecíveis para o resto da vida. E custando bem menos do que outros países, o que é melhor ainda! 😀
Eu estive em Quito duas vezes, e conheci algumas das mais interessantes paisagens e passeios da cidade e arredores. Mas hoje o post vai ser ainda mais legal! Isso porque algumas das dicas foram um presente da minha amiga equatoriana Maria Rosa Duran, que me ajudou com alguns dos melhores roteiros para se fazer em Quito! Ou seja, a sua viagem a Quito será ainda mais interessante com a ajuda de alguém de lá!
Onde fica Quito no mapa?
Fica no norte do Equador, bem no meio da cordilheira dos Andes! As montanhas ao redor da cidade fazem a atmosfera ser diferente, e a altitude faz a cidade ser bastante fria durante todo o ano. Quito está entre as cidades mais altas do mundo, com 2850 metros acima do nível do mar! Esta altitude faz com que a cidade tenha sempre temperaturas entre 10 e 20 graus, e a proximidade com a linha do Equador faz com que não exista quase nenhuma variação ao longo dos meses – é um eterno outono!!! Leve uma roupinha mais quente quando for pra lá, ok?
Como chegar em Quito?
O jeito mais fácil é de avião. Agora há vôos diretos entre São Paulo e Quito, pela companhia aérea GOL. Quando eu fui, usei a Lan, fazendo conexão em Santiago, no Chile. O vôo foi bem chato, demorado por causa da conexão. Se comprar o bilhete direto são só 5 hs de vôo!
Já os ônibus não são exatamente muito confortáveis no Equador e as rodovias podem ser um pouco perigosas, principalmente entre Amazonas e Colômbia ou Amazonas e Perú, caminhos que te forçam a cruzar as fronteiras 2 vezes, se fizer a rota terrestre. Então melhor é ir de avião mesmo!
O que fazer em Quito?
Quem vai visitar Quito precisa saber que o ar da cidade é rarefeito. Isso significa que nosso corpo leva algum tempo até se acostumar com a altitude e este processo pode provocar cansaço, falta de ar e tonturas, ou coisas piores. Portanto, tenha cuidado ao programar a sua rota turística! E faça tudo com bastante calma!
Quito é uma cidade que preserva sua riqueza nas ruas. Basta caminhar pelos bairros e observar a arquitetura, o imenso contraste entre moderno e o antigo, a vida local exposta ao ar livre. A dica para conhecer Quito é caminhar (de novo, vá com calma, não exagere na caminhada)!
As principais atrações turísticas mais convencionais são o Centro Histórico, o Mirante e a Virgen del Panecillo, a Basílica del Voto Nacional, o Parque la Carolina, o Parque Alameda, o Palacio Carondelet e Plaza de la Independencia, a Catedral Metropolitana, a igreja San Francisco e a igreja de La Compañía, uma das mais bonitas, toda coberta de ouro! Além disso, veja também as seguintes opções:
1. Calle La Ronda
Uma rua interessante é a La Ronda, a rua mais antiga de Quito, famosa pela cena boémia e artística local. Passeando por lá, entre turistas e artesãos, você verá uma arquitetura barroca, a influência espanhola colonial, escutará músicos e suas performances artísticas, sentirá o cheiro de comidas típicas e bebidas populares desta região do Equador, e verá esculturas, pinturas e outros trabalhos manuais. Recomendo começar o passeio por lá.
2. Museu de arte
Você pode ir visitar o museu de Oswaldo Guayasamín, um dos pintores más importantes do Equador que retratava a realidade latino-americana em suas obras. Ele morreu em 1999 e deixou um legado grande, um de seus trabalhos está atualmente exposto num painel no aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha. Vale a pena conhecer!
3. La Mariscal e Plaza Foch
Para aproveitar a noite, o bairro La Mariscal é dos mais movimentados, em especial a Plaza Foch, cheia de bares e restaurantes ao ar livre, é um ambiente divertido e descontraído para passar a noite. É lá que estão a maioria dos jovens de Quito.
4. Restaurante com vista panorâmica
Um lugar interessante para comer é o Restaurante Vista Hermosa, em que se tem uma vista maravilhosa da cidade e se come bem, ainda que o preço seja um pouco alto: mas o visual vale a pena.
5. Teleférico Pichincha
“Ir a Quito e não ir ao Teleférico é como visitar Roma sem ver o Vaticano”. Com essa frase você entende o que significa subir o teleférico que leva ao topo do vulcão Pichincha, a 4050 m de altitude. A estrutura é ótima para o movimento de pessoas e, em dias claros, há uma vista panorâmica de toda a cidade. Com sorte também se vê outros vulcões próximo a Quito, como o Chimborazo. Vale muito a pena conhecer!
6. Monumento Mitad del Mundo
Um lugar interessante é o Monumento Mitad del Mundo – por onde passa a Linha do Equador. Lá há uma cidade montada para divulgar a cultura local e o museu Intiñan, onde além de contar um pouco da história do país, fazem experimentos com a linha do Equador (só lá você consegue equilibrar um ovo em um prego, pode ver a água girar em sentido contrário em cada lado da linha, coisas assim).
Quito fora da rota convencional
1. Otavalo
Entre os passeios menos turísticos e mais locais está a visita a Otavalo, de preferência no domingo, quando há feiras ao ar livre. É uma cidade indígena e coberta por artesanato local, onde é possível conhecer um pouco sobre a vida andina, apreciar comidas típicas e adquirir peças de artesanato local, como camisas de algodão, bolsas, bijuterias, chapéus, entre outros objetos coloridos de origem indígena.
Cotacachi, a uns 30km de distância é a zona do couro, onde se encontram maravilhas de couro puro e a preços bastante acessíveis. Ali está o lago San Pablo e você pode se hospedar no badalado PuertoLago country Inn & Resort. Trata-se de um lugar que possui tanto a estrutura para esportes aquáticos como tranquilidade e atividades culturais. O Staff veste roupas típicas indígenas e propõe uma noite típica local. Hospedar-se ali é como voltar no tempo e viver num mundo diferente. Recomendo!
2. Baños
Cerca de 3 horas de Quito está a cidade de Baños. É um lugar de aventuras para fazer cayoning, rafting, andar a cavalo, visitar cachoeiras, mais vulcões, praticar arborismo, entre outros. É realmente um must go, principalmente para quem gosta de adrenalina! Aqui tem um tour interessante de 2 dias até Baños saindo de Quito, vale a pena principalmente para ver paisagens como esta!
3. Vulcão Cotopaxi
Parque Nacional do Cotopaxi é outra maravilha imperdível. É uma zona protegida, a 60km de Quito, a qual está localizado um dos vulcões ativos mais altos do mundo, o Cotopaxi. No vulcão há um refúgio para alpinistas prepararem uma escalada, que se necessita um guia autorizado como acompanhante. Por ali também há local apropriado para camping e chalés aos menos ousados que queiram dormir ao pé do vulcão. Recomendo fazer o passeio num bate-volta saindo de Quito.
4. Papallacta
As termas de Papallacta são imperdíveis também, lá você pode mergulhar nas piscinas naturais de água quente e relaxar ao lado do vulcão Antisana, de 5750 metros de altura. As piscinas são rodeadas por neblinas e estão numa estrutura totalmente pensada no bem-estar. Ótimo lugar para mais um bate-volta saindo de Quito.
Onde dormir em Quito?
Recomendo que você se hospede no centro histórico, para evitar perder tempo e dinheiro com transporte. Apesar de ser muito barato andar de táxi por lá, acho que vale mais a pena pensar em transporte para os passeios bate-volta e povoados vizinhos, e explorar o principal de Quito a pé.
Entre os hotéis mais recomendados pelos brasileiros está o Hotel Boutique Portal de Cantuña, que possui ótima infra estrutura, staff atencioso e localização central, além de ter um preço mais acessível comparado com os outros hotéis da categoria.
Últimas dicas sobre Quito
Como o ar na cidade é rarefeito, é bom ir com calma principalmente em passeios de aventura como hiking e trilhas nos vulcões e montanhas. É costume local tomar um chá ou mastigar a folha de coca, para diminuir a sensação de mal estar, mas não abuse, é tipo tomar vários cafézinhos, vai dar uma azia pesada e você não vai conseguir dormir bem.
Ah, leve roupas quentes, apesar de estar na linha do Equador, Quito é bem fria por causa da altitude. Também leve protetor solar porque o sol queima forte! Por fim, tenha sempre cuidado com seus pertences, já que Quito, como a maioria das cidades grandes, tem sempre uns malandrinhos de olho nos turistas. Fique atento principalmente às pessoas que vão te pedir dinheiro mas na verdade eles querem é uma oportunidade de furtar coisas fáceis. A moeda local é o dólar americano, e o Banco Central do Equador emite umas moedas que somente valem no Equador, fique de olho! De resto, aproveite muito a sua viagem!