-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Procurando dicas sobre como tirar o visto de turista para os Estados Unidos? Encontrou! Os Estados Unidos são um sonho de destino para muitos turistas brasileiros. Afinal, quem nunca sonhou conhecer a Disney, as lindas praias da Califórnia, ver as luzes de Las Vegas ou viver a intensidade de Nova York?
A questão é que viajar para os Estados Unidos exige um visto de turista, que deve ser pensado e programado com antecedência. Veja aqui nossas dicas para te ajudar com este processo!
Para solicitar o visto de turista, você deve fazer todo o procedimento online antes de ir ao consulado. Apenas após preencher todos os dados que eles pedem no site, você deve agendar – também online – a entrevista no consulado, onde você saberá imediatamente se seu visto foi concedido ou negado.
Cada visto de turista tem duração de 10 anos. Mas isso não significa que você possa ficar 10 anos no país. O visto possui múltiplas entradas, o que significa que você pode ir e vir durante 10 anos, mas pode ficar, no máximo, 6 meses por lá como turista.
É bom lembrar que esse visto não te dá direito de trabalhar legalmente por lá. Então, se seus planos incluem passar uma longa temporada nos EUA, melhor checar as outras possibilidades de visto.
Aqui deixamos o nosso passo a passo para tirar o visto de turista para os Estados Unidos. Se ficar com alguma dúvida, é só fazer um comentário abaixo que respondemos!
Entrando no site do departamento de imigração, você deverá preencher todas as informações solicitadas antes de agendar a sua entrevista. O questionário é um pouco longo de se preencher, são várias perguntas. Eles perguntam sobre salário, situação empregatícia e financeira, que países visitados anteriormente, quantas vezes já foi aos EUA e etc.
Muita gente contrata um despachante para fazer isso, mas no meu caso eu fiz tudo sozinha e não tive nenhum problema. Só é necessário ter paciência, pois são muitos os detalhes. Por isso recomendo fazê-lo com calma e sem pressa. Eles vão te perguntar se você quer receber o passaporte em casa ou retirar no local. Se você tem pressa, retirar no local é a melhor opção.
Após preenchido tudo, você deverá pagar a taxa solicitada e agendar a entrevista. Essa é a parte que as pessoas têm mais medo: serem recusadas. Realmente, isso é uma realidade e algo que pode acontecer. Por isso é bom se preparar.
Os Estados Unidos não querem receber pessoas que possam correr o risco de ficar como ilegais por lá. Por isso eles são bem restritos nas aprovações de vistos para brasileiros. Leve contigo todos os documentos que comprovem renda e vinculo com o Brasil. Alguns deles:
– carta do seu empregador, falando que você tem emprego fixo;– carteira de trabalho;– declaração de imposto de renda;– documento do veículo ou imóvel, caso tenha algum em seu nome;– certidão de casamento ou união estável, caso tenha uma;– extratos bancários dos últimos 3 meses;– extratos do cartão de crédito dos últimos 3 meses
– passaportes antigos com vistos antigos dos EUA, se for o caso.
A entrevista costuma ser rápida e pode ser em inglês ou português, como você se sentir mais à vontade.
Você chegará no consulado e entrará numa fila de acordo com os horários agendados. Você não pode entrar no consulado com nenhum pertence, incluindo celular. Então, já se prepare para ir só com os documentos necessários, nada de bolsa! Você irá passar por uma revista antes de entrar na area das entrevistas. É uma coisa meio exagerada, confesso. Tudo para evitar terroristas.
Uma vez na sala de entrevistas, você formará uma fila com os outros agendados no mesmo horário que você, e um a um será chamado pelos funcionários. A ordem é aleatória e não pense que você entrará numa salinha fechada para um bate papo. O negócio é feito em pé mesmo e dura muito, muito rápido. O cônsul te fará perguntas básicas sobre você, a sua vida e suas razões para ir aos EUA. Seja sincero, responda no idioma em que se sentir mais confortável – inglês ou português – e a decisão será dada ali mesmo, na hora. Ele já dirá quando você deverá buscar o visto, caso aprovado, ou se não foi aprovado.
Prepare-se para responder perguntas do tipo:
– qual é o seu trabalho– se você é casado ou não– o que você quer fazer nos EUA– quanto tempo você pretende ficar por lá– se você conhece alguém por lá e quem– se você já viajou para outros países
– por que você quer ir para os EUA
Talvez ele nem te peça os documentos, mas é importante levar tudo para não ter nenhum questionamento. Caso seja perguntado, você os tem em mãos para provar que não está mentindo. Quanto mais vínculos você tiver com o Brasil, mas fácil será para o seu visto ser aprovado.
Após a entrevista e o visto aprovado, você deverá fazer a parte da biometria. Também muito rápida. Essa fase consiste em coletar as suas digitais e fazer uma foto. Bem simples. Após isso, é só aguardar para receber o seu passaporte com o visto em casa ou ir buscá-lo!
Como os brasileiros têm ido cada vez mais aos EUA, acho muito difícil um visto de turista ser recusado. Mas acontece, então é importante se precaver! Com estas dicas, você já terá uma boa noção de como se preparar para ter o visto americano, antes do embarque. Mas se tiver alguma outra dúvida, manda uma pergunta aqui pra gente! Boa viagem!