-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Quando o restaurante promove uma experiência que vai além do saboroso menu e surpreende outros sentidos que não o paladar, pode escrever, é sucesso na certa. Que Barcelona é uma cidade sensorial, todo mundo sabe. Ela enche os olhos de cores e formas que mal podemos acompanhar. Seus sons se transformam em música nas esquinas das ruas mais movimentadas. E numa movimentada Passeig de Gràcia, o El Nacional faz muito bem o seu papel barcelonês: arte gastronômica para todos os sentidos.
Era dezembro, já perto do Natal quando uma amiga me mostrou este lugar. Ela vive há anos em Barcelona e me contou que o El Nacional seria a escolha certa para uma ocasião especial. Ora, uma viagem a Barcelona é uma ocasião especial e eu não tive dúvidas, fui comer ali naquela mesma tarde, já que a recomendação de quem mora aqui vale ouro.
A comida em Barcelona não tem horário. O almoço costuma ser servido a partir das 12h, mas há fome até meia noite no El Nacional. Há quatro espaços de restaurantes com diferentes temas, La Braseria, La Llotja, La Tapería e La Paradeta. Cada um especializado em um tipo de comida: Carnes, Peixes, Tapas e Lanches. Também há barras de cervejas com conservas, vinhos com queijos, cavas com ostras e coquetéis. Como o El Nacional fica aberto diariamente até as 2h da manhã, as barras de alcóolicos agradam aos notívagos de Barcelona.
Eram pouco mais de 15h e optamos pela La Tapería, para provar as Tapas, sempre campeãs nas viagens à Barcelona. E as tapas vêm ao canto: quando o garçom grita o sortido de tapas que acaba de sair da cozinha, levante o braço ou cante de volta. Você será agraciado com alguma seleção saborosa que te fará soltar um ‘Madre Mia’, assim que o bocado for mordiscado.
Também dá pra pedir as suas tapas favoritas no menú. Jamón Pata Negra, Croquetas de Bacalao e Papas Bravas e Pan con Tomate foram algumas das nossas seleções. Cerveja e Vinho regaram a comilança, arrematada com Crema Catalana de sobremesa. Mesmo que você não saiba o que é tudo isso, peça.
O ambiente estava iluminado com as luzes de Natal e a decoração retrô fez a gente se perder no tempo. Talvez seja esta a intenção, esquecer das horas e mergulhar no mundo da culinária que agrada a todos os paladares. E depois da orgia gastronômica, Passeig de Gràcia vai ser o melhor lugar para estar mareado, como dizem os locais. Buen Provecho!
Passeig de Gràcia, 24 Bis.+34 93 518 50 53