-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Após alguns anos sem ir à Espanha, tive a prazer de voltar lá para participar do V EEBB – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Já em sua quinta edição, essa foi a quarta vez que participamos, depois do Porto, Berlim e Paris. Dessa vez, fui representando o Eu Ando Pelo Mundo como uma das palestrantes. Tive a honra de dividir o palco, o microfone e as experiências com a Gisele Almeida, do blog Viajar pela Europa. Além de ter curtido muito a cidade que tanto amo!
Imagem: Miguel Garcia Saaved | Adobe Stock
Chegando em Madrid: A Recepção do V EEBB no Hostal Persal
Chegar em Madri é sempre uma alegria para mim. Para os que não sabem, eu morei por dois anos da Espanha, em Granada. E Madri era o meu destino constante nos fins de semana de ‘fiesta’ por lá.
Cheguei numa sexta no fim da manhã e fui muito bem recebida no Hostal Persal. Mesmo estando ali antes da hora do check in, eles guardaram a minha mala e apressaram o serviço de quarto para que eu pudesse entrar antes. Enquanto esperava, aproveitei para tomar um café da manhã tipicamente espanhol no bar ao lado: pão com tomate triturado e azeite, acompanhado de café com leite. Ah, Espanha!
Visitando o museu Reina Sofia
Depois fui visitar o Museu Reina Sofia, um programa que adoro. Amo ir a museus sozinha. E o Reina Sofía é um desses museus que não pode faltar na lista de quem vai a Madri. Ele conta com uma vasta coleção de Picasso, Dalí e Miró, além de ser a casa do famoso Guernica. Uma obra protesto de Picasso, sobre a guerra civil espanhola.
Imagem: @pedrosala | Banco de Imagens iStock
A visita pelo Reina Sofia pode demorar entre 2 e 3 horas. Talvez até mais, dependendo da sua sede por arte moderna. O museu é grande e sua coleção é dividida por anos e fases históricas. O Guernica conta com uma ala só para si, com quadros e gravuras de estudos para a sua finalização. Essa ala não pode ser fotografada, o que por um lado é bom, para evitar aquelas pessoas que só vão ao museu para tirar fotos. E o quadro conta com uma sala só para si. Uma experiência inesquecível.
Aproveite para ler nossos outros posts sobre Madrid aqui nestes links:
Vale a pena visitar o Museu do Prado?
Primeiro Tour: Museu do Romantismo
Após me deliciar no Reina Sofia, era momento de encontrar o pessoal do EEBB no primeiro tour que participei: o Museu do Romantismo. Devo confessar que foi um tour muito gostoso de se fazer. Primeiro, porque o museu é um casarão antigo, da época do romantismo, super charmoso. Ele conta a história daquela época de forma completa: em sua arquitetura, móveis, quadros e decoração. Você se sente realmente revivendo tudo aquilo, como num cenário de um filme.
As salas de baile foram as que mais me impressionaram, com seus instrumentos antigos e tapeçarias lindas e originais. Um museu de beleza singela, não tão famoso, mas que merece a visita caso você esteja com tempo pela cidade. Ainda mais se essa visita for guiada pela Juliana Bezerra, que fez toda a diferença no dia ao nos contar sobre a história e anedotas da família real espanhola e nobreza da época.
Coquetel de abertura do V EEBB
Uma coisa muito comum de se fazer na Espanha é sair de “tapas y copas”, que significa beber e petiscar. Para quem não sabe, as ‘tapas’ são uma espécie de aperitivo que os bares espanhóis servem quando você pede uma bebida. A tradição varia muito de cidade para cidade. Em Madri isso não é tão comum como no sul, mas, invariavelmente, você vai receber algumas azeitonas ou chips acompanhando a sua bebida. Eu estava animada para o nosso coquetel de abertura, esperando as tapas e já sonhando também com as iguarias espanholas que tanto amo e que tivemos!
Nosso coquetel foi oferecido pelo Hotmart e aconteceu no Mercado de San Idelfonso, um lugar super badalado no centro de Madri. Ali é uma espécie de Chelsea Market, com várias banquinhas de comida, num ambiente super bacana. Me esbaldei de comer tortilla e croquetas, enquanto tomava meu tinto de verano (vinho com Fanta Limão. Parece estranho, mas é delicioso e uma bebida super típica da Espanha). Devo confessar que a noite não durou tanto da minha parte. O sábado começaria bem cedo para o nosso dia inteiro de palestras.
Sábado: dia de palestras no V EEBB
Eu sempre gosto de trocar e aprender. E o bom do EEBB é justamente essa possibilidade que eles nos dão, de encontrar blogueiros brasileiros espalhados pela Europa, todos com algo para ensinar sobre suas experiências. Dessa vez não foi diferente. A equipe de Madri organizou tudo de forma muito especial. Estava tudo tão bem coordenado e pensado, que foi um fim de semana muito delicioso. Os temas das palestras e as comidinhas durante o sábado também não foram diferentes. Eles fizeram de tudo para que a gente experimentasse o melhor de Madri. Tivemos churros para o coffee break, jamon cerrano e gazpacho para o almoço oferecidos pela Civitatis sem falar na degustação do incrível azeite Oro de Cánava, que foi praticamente uma aula sobre fabricação de diferentes tipos de azeite.
Casa Patas e Flamenco
E como não poderia faltar, depois de um dia todo de trocas e deliciosas comilanças, flamenco! E, não gente, não foi apenas um show de Flamenco não. Nós fomos para a Casa Patas, renomado local de Flamenco em Madri, para um aula! Tivemos aula de dança e também percussão. Foi uma experiência incrível! Apesar do pouco tempo, conseguimos aprender uns passos básicos, o que nos deixou bem empolgados. E, depois de viver um pouco de flamenco, fomos ver o show acontecer! Olha, poucas coisas na vida são tão bonitas quanto um espetáculo de flamenco. E esse foi de cair lágrimas de tão lindo.
Parque del Retiro
O Parque del Retiro é, talvez, o parque mais famoso de Madri. E foi lá que passamos a nossa manhã de domingo no nosso V EEBB. Num tour oferecido pelo BLPM, pude rever os jardins que tanto amo na capital espanhola. O tour contou um pouco da história de como o parque surgiu, seus jardins e a importância dele na época imperial. Um passeio super agradável para uma manhã de domingo.
Banhos árabes no Hamman Al Andaluz
A última atração do V EEBB foi conhecer os banhos árabes Hamman Al Andaluz. Uma experiência única e deliciosa para uma segunda-feira de manhã! Posso tentar comprar isso a um SPA, mas não é bem isso. Esses banhos são uma herança dos árabes que viviam na Espanha antes das Cruzadas e retomada Católica do país. É bem comum encontrar essas casas no sul do país, como em Granada. E o Hamman Al Andaluz em Madri é originário dessa época e mantém a sua arquitetura como então. Basicamente você encontrará piscinas no subsolo de uma casa, aquecidas em diferentes temperaturas. O silêncio reina ali, num ambiente de total relaxamento e introspecção. O ambiente ideal para relaxar todos os seus sentidos.
O Hammam Al Andaluz também oferece um serviço de aromaterapia e massagens, que recebemos como presente parte dessa experiência. Uma delícia!
E assim encerramos mais um EEBB
E assim terminamos mais uma edição do EEBB. Pudemos transmitir tudo via redes sociais graças ao patrocínio do WiFi Away. Um serviço excelente principalmente para quem quer evitar as surpresas do roaming. E tivemos lindos registros graças aos fotógrafos do All You Need Is Photo.
Voltei para casa feliz por ter reencontrado e conhecido tanta gente legal no V EEBB, por ter visto novamente a minha querida Madri e por ter vivido experiências espanholas tão autênticas e gostosas, proporcionadas pelo BLPM. Mal posso esperar pela próxima edição do EEBB.
Um super agradecimento aos patrocinadores do V EEBB
Hotmart
Civitats
Guest to Guest
Hostal Persal
Madrid Destino
Casa Patas
Hammam Al Ándalus
Wifi Away
Madrid City tour
Ale Hop
Aceite Oro de Canava
Chocolatería San Ginés
Mercado de San Ildefonso
Far Home
2060 Hostel & Market
Cerveza La Virgen
Fotógrafos – All you need is photoKellen Pohlmann – Redes Sociais
BLPM visitas, Fernando Gimenez – Design
Blogs que participaram do V EEBB
Viajoteca, Viajapedia, Ana Krueger, Londres pra Você, Contando Destinos, Viagem Jovem, 7 Cantos do Mundo, Contando Destinos, Mochilou, Eu ando pelo Mundo, Holandesando, Viagens de Mãe, Passaporte com Pimenta, Ligado em Viagem, Viajar pela Europa, De café por Barcelona, Destino Provence, Destino Munique, Deguste seu Destino, O Porto encanta, Quarto de Viagem, Estrangeira, Viva Barcelona, Michelle tão distante, Em Roma, Bruna pra Viagem, Brazuka, The Nerdylands, Claudias-welt, Grazie a te, Praga Boemia, Melissa na Holanda, Ana de Amsterdam, Viagem 0800, Viaje com Vivi, Bons ventos me levam, Zanzemos, BLPM, Aqui se fala Português, Entre tapas y canas, Rumo Madrid, Mel a mil pelo Mundo, Esto es Madrid Madrid, Manaia Araujo, The Get Away, That Good Trip
Veja como foram as outras edições do EEBB:
II EEBB Porto
III EEBB Berlim
IV EEBB Paris