-
Posted By admin
-
-
Comments 0
Recentemente estive novamente em Paris e fui ver uma exposição do MoMA na Fundação Louis Vuitton (FLV). Foi a primeira vez que fui a essa Fundação, o que me deixou boquiaberta. Pra começar, a FLV fica nos arredores de Paris, num bairro mais refinado. Isso dá um ar especial ao local porque, por ser mais afastado, tem menos turistas por todos os lados. Depois, por ver que ele fica no meio de um parque (Jardin d’Acclimatation), o que faz a sua arquitetura linda ser ainda mais ressaltada. E, claro, o formato do prédio, que é maravilhoso.
Quando você vai chegando pela rua, seguindo as placas desde o metrô, você não imagina que vai dar de cara com aquele prédio todo suntuoso que é a Fundação Louis Vuitton.
Ele foi projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, inspirado nas velas de um barco. Sua arquitetura mistura modelos orgânicos e futuristas, permitindo que suas coleções de arte e exposições temporárias sejam banhadas por luz natural.
O fundador da Fundação Louis Vuitton é Bernard Arnaut, presidente e CEO da LVMH. Seu intuito era oferecer a Paris um extraordinário espaço cultural, tanto em sua forma, como em suas exposições. Não podia dar outra. O lugar é de babar, tanto por fora, quanto por dentro.
O edifício conta com dois andares e onze galerias distribuídas por mais de 4.000m2, que buscam levar exposições intrigantes, relevantes e questionadoras, como essa do MoMA que vi.
Chegar ali não é complicado, mas pode demorar um pouco dependendo de onde você estiver. O metrô mais próximo é a linha 1, estação Les Sablons. Da estação até a Fundação seria algo entorno de 10 minutos de caminhada. Uma caminhada gostosa, a contar pelo que você vai ver ao redor.
São os prédios pequenos e grandes casarões e o Jardin d’Acclimatation, que dão todo o charme ao caminho.
Como visitar a Fundação Louis Vuitton?
Eu recomendo tirar uma manhã ou uma tarde para aproveitar a Fundação e o parque. É ideal para quem tem tempo sobrando em Paris ou deseja fazer algo menos turístico e mais diferente. Esse passeio vale a pena para conhecer um lado da cidade mais parisiense de fato, e não tão turístico.
Recomendações especiais
As filas costumam ser grandes dependendo da exposição. Eu não fui tão esperta e deixei para comprar o ingresso na hora. Então, tive que esperar um bocado. A vantagem é que ali no parque tem um café e acabei indo pra lá, comprando o ingresso online e esperando a minha hora de entrar. Fazia frio e eu não estava nada afim de esperar duas horas na fila. Mas, da próxima, certamente eu me programo antes e compro o ingresso antecipado para não perder meu precioso tempo de turista esperando.
Fundação Louis VuittonEndereço: 8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 Paris, France
Funcionamento: Segundas, quartas e quintas-feiras, das 12h às 19h. Sábados e Domingos das 11h às 20h. Fechado às Terças-feiras.