-
Posted By admin
-
-
Comments 0
O Panteão foi construído para ser uma igreja em homenagem a Santa Genoveva, a padroeira de Paris. Suas obras começaram em 1.764 e foram finalizadas em 1.790, a pedido do monarca Luis XV. Mas a igreja acabou se transformando no Panteão nas revoluções burguesas, no final do século XVIII, e se tornou um lugar laico para receber o corpo de grandes nomes da história da França e do mundo.
Veja também: Arco do Triunfo em Paris
O que ver no Panteão?
Dentro do Panteão de Paris ainda podemos ver uma série de pinturas sobre a vida de Santa Genoveva, assim como painéis que contam sobre o início do cristianismo e da monarquia francesa. O ponto alto, além da cripta, é o famoso pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra. Eu confesso que fiquei muito emocionada ao ver o pêndulo, que é bem grande e toma grande parte do salão principal.
Na cripta vemos diversas sepulturas de nomes muito importantes, como Voltaire, Rousseau, Alexandre Dumas e Marie Curie.
Como chegar no Panteão?
O Panteão fica muito bem localizado, próximo a diversas linhas de metrô. Chegar ali vai depender muito de onde você estiver.
A melhor forma para você se organizar é aproveitá-lo para ver quando estiver passeando pelo Quartier Latin. Você pode começar pela Catedral de Notre Dame, passar pelas Sorbonne, chegar no Panteão e finalizar com o Jardim de Luxemburgo. Ou você pode fazer o contrario e começar pelo Jardim de Luxemburgo e indo em direção à Catedral. Na minha opinião, o melhor momento para fazer esse passeio é no final da tarde, para ver o por do Sol ali na Notre Dame.
Desde a entrada do Panteão você terá uma linda vista da Torre Eiffel e do parque. Já prepare a câmera!